Pular para o conteúdo
Início » Conheça 6 trilhas brasileiras que acabam em lindas paisagens

Conheça 6 trilhas brasileiras que acabam em lindas paisagens

trilhas brasileiras

Conheça algumas trilhas brasileiras que acabam em lindas paisagens. As dicas incluem trilhas de nível fácil, médio e difícil.

Quem gosta de ficar em contato com a natureza vai se identificar com a ideia de fazer trilhas. Afinal, no Brasil existem aqueles de nível fácil, médio e mais difícil. Em alguns casos, é preciso fazer escalada, trechos nos quais além de caminhar, será feito a escalada.

Então, se você gosta da ideia, além de preparar seus tênis para trilhas, é indicado conhecer quais delas terminam em lindas paisagens e valem toda a caminhada. Confira!

Vale do Pati, Chapada Diamantina

A trilha do Vale do Pati, uma das mais bonitas do Brasil, apresenta nível moderado a difícil e exige certa experiência. Além disso, é necessário fazer a trilha com o acompanhamento de um guia. O mês de outubro é ideal para visitar o local, pois normalmente predomina o clima seco.

É indicado ter um bom condicionamento físico, pois são mais de 50 Km de trilha, além de alguns trechos mais íngremes. Em média, leva de 3 a 8 dias, tudo depende da rota escolhida.

Travessia dos Lençóis Maranhenses, Maranhão

Dunas, areia bem clarinha e lagoas naturais, isso é o que você vai encontrar na Travessia dos Lençóis Maranhenses. Dessa forma, é legal para quem quer fugir da parte mais procurada pelos turistas e curtir o contato com a natureza.

A dificuldade é moderada e são 80 Km, em média, percorridos em até 6 dias. Quanto a melhor época para ir, o ideal é apostar em maio e setembro, pois as lagoas naturais estarão cheias.

Trilha de Águas Claras, Chapada Diamantina

Também na Chapada Diamantina, é uma trilha mais leve, ideal para iniciantes, tanto que tem apenas 18 Km. Assim, se é sua primeira experiência com trilhas, vale apostar nela.

Como o terreno é plano, é considerada de nível fácil, mas de qualquer forma é recomendado contratar um guia. Isso acontece porque o início e o fim dos trajetos não são muito bem demarcados.

Pico das Agulhas Negras, Itatiaia

Para quem gosta de trilhas brasileiras e já se aventurou antes. Exige um bom preparo físico e é considerada de nível difícil, por conter escalaminhada, trechos nos quais, além da caminhada, será preciso escalar.

Só pode ser feito na companhia de um guia e os grupos, em média, são de até 10 pessoas. São 4 Km do abrigo Rebouças até o cume da montanha, em média de 2h a 3h. A melhor época para ir é entre maio e setembro.

Trilha do Rio do Boi, divisa de Santa Catarina/Rio Grande do Sul

Localizada no Parque Nacional de Aparados da Serra, na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, a trilha é para os mais experientes e exige bastante atenção. Apesar da bela paisagem, percorremos boa parte da caminhada sobre pedras que margeiam o rio.

Só pode ser feita com um guia autorizado, dura em média de 6h a 7h e são 14 Km percorridos. A melhor época para ir é entre setembro e março, pois as águas estarão menos geladas.

Trilha em Itacaré, Bahia

Protegida por um cinturão de Mata Atlântica e perto de algumas praias, a trilha é fácil e dura em média 40 minutos. A caminhada dura em média 3h e o mais divertido é se refrescar nas praias ao final da aventura.

Confira também: Gastronomia turca: pratos típicos

Conclusão

Explorar as trilhas brasileiras que terminam em lindas paisagens é uma experiência inesquecível, cada trilha oferece não apenas um desafio físico, mas também uma recompensa visual que vale cada passo dado.

Ao percorrer esses caminhos, você se conecta com a natureza, descobre novos horizontes e se maravilha com a diversidade e beleza que o Brasil tem a oferecer. Portanto, organize a mochila, coloque suas botas de caminhada e aventure-se por essas trilhas deslumbrantes. Dessa forma, explorar as trilhas brasileiras se torna uma jornada de autoconhecimento e contemplação, que você levará para sempre na memória.