Pular para o conteúdo
Início » Ensinamentos do esporte para a vida

Ensinamentos do esporte para a vida

A prática esportiva é essencial para evitar o sedentarismo e liberar endorfina para seu corpo, mas não é só isso que o esporte traz de benéfico; conheça todas as lições que o esporte pode te ensinar

Praticar esportes pode ser uma ótima saída para aqueles que querem movimentar o corpo ao mesmo tempo em que se divertem. Mas você sabia que é possível aprender lições muito importantes para a vida através do esporte?

Muitos pais incentivam que seus filhos entrem no mundo do esporte justamente por conta disso. As práticas esportivas te preparam melhor para momentos da vida adulta. Mas você, mesmo depois de adulto, pode aprender muito através de práticas esportivas, melhorando não só seu bem-estar físico, como também sua saúde mental, comunicação e convívio consigo mesmo e com outras pessoas.

Quer saber mais como você pode aprender com esportes? Separe suas melhores peças esportivas e continue lendo.

Saber perder

A primeira e mais clara lição que você irá aprender através do esporte é saber perder, e isso você levará para a vida.

Ensinamentos do esporte para a vida
Imagem: pexels.com

Com o esporte, o hábito de perder é naturalizado. Não significa que ele é incentivado, mas sim de que você irá aprender que há dias nos quais você irá ganhar e dias em que você irá perder, isso é natural do esporte e isso é natural da vida.

Perder, no esporte, não significa que você é horrível, que deve desistir ou que todo seu treino foi em vão. Perder mostra que você não estava em um dia bom, há algo em sua prática que pode melhorar, ou até mesmo, que aquele oponente sabe mais daquele esporte do que você.

Ou seja, perder é algo multifatorial e você só irá conseguir entender os motivos se mantiver a resiliência e não abaixar a cabeça diante da derrota.

E essa lição deve ser levada para a vida. É muito desagradável se deparar com pessoas que ao ouvirem um “não” ou terem algum projeto reprovado fiquem fazendo birra, culpando outras pessoas ou até mesmo xingando e gritando. Agindo assim fica muito difícil enxergar os fatores que levaram aquele não ou aquela reprovação.

Trabalhar em equipe

Que os esportes te ajudam a trabalhar melhor em equipe você já sabe, mas você sabe como isso é feito? Uma das formas já foi falada: aumentando sua resiliência. Ao perder, assim você se torna um membro ainda mais valioso para todos os times.

Além disso, o esporte melhora sua comunicação com outras pessoas, pois em esportes em grupo todos estão unidos por um único objetivo, que é ganhar, enquanto nos esportes individuais seu treinador e seus colegas apresentam um apoio indispensável para sua vitória.

É indispensável em esportes como o vôlei, o futebol e o handebol que os atletas se comuniquem, façam jogadas em conjunto e trabalhem juntos para marcar os pontos. Na vida fora do esporte você irá se deparar, em muitos momentos na escola ou no trabalho, com situações nas quais você precisará trabalhar junto com outras pessoas para alcançar um objetivo em comum.

Concentração

Na prática esportiva você deve estar inteiramente presente, tanto de corpo quanto de mente. Não adianta seu corpo estar ali se sua mente estiver viajando e pensando sobre milhões de outras coisas.

A concentração é essencial para o esporte e para a vida, é muito importante que nossa mente e nosso corpo estejam presentes em todas as atividades que fazemos para que elas sejam feitas da melhor forma possível.

Confira também sobre o atleta Marombeiro pobre louco.

Tentar seu máximo

O esporte nos ensina que devemos dar o nosso melhor para alcançar os objetivos. E isso é muito importante, também, para situações cotidianas da vida e do trabalho.

Mesmo quando os resultados não saem como gostaríamos, quando damos o nosso melhor já temos uma enorme sensação de dever cumprido, o que é ótimo. Essa mentalidade, aliada à concentração, à capacidade de trabalhar em equipe e ao saber perder, podem fazer de você um estudante, trabalhador e até uma pessoa melhor.