Conheça 6 ferramentas de gratuitas de SEO para otimizar o ranqueamento do seu site no Google. Com isso, você poderá obter tráfego orgânico e aumentar a receita de seus negócios online.
As estratégias de SEO auxiliam na criação de conteúdos relevantes, ajudando a página a ganhar mais destaque nos resultados de busca do Google. Com as ferramentas certas, você consegue aumentar o fluxo no seu site e ampliar as conexões com parceiros e consumidores, além de se tornar autoridade no assunto.
Com um projeto de SEO, é possível criar uma metodologia específica para o seu negócio por meio de boas práticas de criação de conteúdo e a busca constante por melhorias. Assim, fica mais fácil otimizar o seu site e garantir que o usuário tenha uma excelente experiência de uso na página.
Lista com Ferramentas gratuitas de SEO
Confira abaixo 6 ferramentas gratuitas de SEO que te ajudarão a construir as melhores estratégias para a sua empresa.
Google Search Console
Fazer com que consumidores e usuários encontrem a sua página com facilidade é um dos princípios das técnicas de SEO. Com o uso correto das ferramentas, você consegue conectar mais pessoas a seus conteúdos ou serviços, aumentando significativamente o acesso no seu site.
O Google Search Console ajuda desenvolvedores e proprietários de sites, assim como profissionais da área de marketing, a terem um panorama sobre os resultados de suas páginas no mecanismo de busca.
Com o recurso, você consegue monitorar o desempenho da sua página e ter acesso a informações sobre tráfego, incluindo números de impressões, cliques, CTR, entre outros índices.
A ferramenta fornece, ainda, informações sobre como o Google rastreia, indexa e exibe os sites. Isso por meio de relatórios com as principais métricas da web, ações de inspeção de URL com dados da página e impressões, além de avisos a respeito de possíveis ameaças no site.
Semrush
O software de SEO oferece as ferramentas necessárias para você aumentar a visibilidade do seu site por meio de funcionalidades de pesquisa específicas, testes de usabilidade, rastreamento e relatórios.
Porém, é importante mencionar que apenas alguns recursos da plataforma são gratuitos. Caso o usuário prefira, é possível ter acesso às principais soluções em uma versão teste ou, ainda, utilizá-las com certas limitações na opção gratuita.
Uma das ferramentas mais utilizadas do Semrush sem dúvidas é a Keyword Magic Tool, o maior banco de dados de palavras-chave do mundo. A solução é ideal para pesquisa de palavras e termos para inserir no conteúdo do seu site.
A versão gratuita oferece 10 pesquisas de palavras por dia, além de acesso a sugestões de termos para aprimorar o seu conteúdo. Semrush On Page SEO Checker, SEO Writing Assistant e SEO Content Template são as principais ferramentas disponíveis.
Além disso, o usuário consegue gerar relatórios em PDF para analisar os resultados de suas páginas e criar estratégias de marketing mais assertivas.
Google Analytics
Ferramenta de SEO mais famosa do mundo do marketing, o Google Analytics fornece informações sobre dados de acesso, comportamento dos usuários no site, tráfego orgânico e demais análises. A plataforma possibilita a realização de testes e auxilia na criação de estratégias para otimizar o seu site, melhorando seu posicionamento no mecanismo de busca.
Com uma interface simples e fácil de usar, o Google Analytics oferece informações importantes sobre os acessos de seus usuários, como a fonte (de onde eles vieram), através de qual dispositivo, o perfil dos visitantes, entre tantos outros dados que podem contribuir para o desempenho do seu site.
Confira também: O que é como usar o Google AdSense?
WooRank
A ferramenta gratuita de SEO possui recursos avançados de rastreamento de palavras-chave, análise de concorrentes e monitoramento de sites. Com o WooRank é possível ter acesso a informações relevantes para auxiliar na otimização da página, como gestão do conteúdo, gerenciamento de links, relatórios, tráfego e usabilidade.
Yoast
A plataforma ajuda a aumentar o tráfego orgânico em sites e blogs hospedados no WordPress por meio de práticas de SEO. Palavras-chave, contador de links internos e recursos para criar conteúdos mais assertivos ajudam na otimização da sua página.
O Yoast utiliza um plugin específico para lojas virtuais, caso você queira aprimorar a experiência do usuário no seu e-commerce, além de aumentar os acessos no seu site. A ferramenta ainda conta com recursos para otimização de vídeos, um dos formatos de conteúdo mais consumidos atualmente, assim como recursos para sites de notícias e informações.
Help a Reporter Out
Mais conhecida como HARO, a plataforma conecta jornalistas a fontes para que eles mencionem o seu negócio na imprensa. Dessa forma, é possível estabelecer sua marca como especialista, virando uma autoridade no assunto. Além de ser uma maneira interessante e gratuita de impulsionar o seu SEO, proporcionando aumento do tráfego orgânico no seu site.
Com as ferramentas certas, fica mais fácil criar as estratégias necessárias para melhorar o ranqueamento da sua página, tornando o seu conteúdo mais relevante para os mecanismos de busca e para os usuários.
Vale lembrar que além de utilizar essas ferramentas, é importante que você deixe o seu site amigável tanto para o Google quanto para com os leitores. Então, um bom curso core web vitals pode te ajudar nessa tarefa.
Quais dessas ferramentas gratuitas para SEO você ainda não utiliza? Comente logo abaixo!