A anuidade parece um gasto desnecessário, mas tem sim suas vantagens; entenda essa cobrança!
O consumidor quer economizar. Por isso, a busca pelos melhores cartões de crédito sem anuidade é contínua. Por um lado, eles ajudam a economizar; por outro, são mais limitados que os convencionais. Mas será que pagar anuidade traz algum benefício ao consumidor?
Entender o que está por trás da anuidade é fundamental. Descubra agora por que ela existe se vale ou não a pena ter um cartão com a cobrança:
Afinal, o que é anuidade?
É uma cobrança que corresponde ao uso do cartão de crédito. Segundo os bancos, essa taxa é feita para que os usuários continuem usufruindo dos benefícios do cartão. O Banco Central autoriza a anuidade, conforme a Resolução 3919, que pode ser feita a cada 12 meses, deve ser divulgada de maneira clara na tabela geral de tarifas bancárias e precisa ser informada ao cliente no momento da contratação.
A anuidade é cobrada automaticamente, ou seja, o banco desconta o valor independentemente da vontade do usuário. Além disso, ela é discriminada na fatura, portanto é possível saber por que aquele valor foi descontado.
A cobrança da anuidade pode ser feita anualmente, com o desconto do valor total de uma vez só, ou mensalmente, com o valor parcelado. A maioria das instituições opta pela segunda opção para facilitar a vida do consumidor e, claro, não fazê-lo desistir do cartão de crédito.
É possível negociar a anuidade do cartão?
Sim, mas o usuário precisa ligar para a instituição financeira e explicar por que não pode pagar a anuidade. Se ele não utilizar os benefícios, por exemplo, pode solicitar a redução ou anulação. No entanto, abrirá mão desses produtos que o banco costuma oferecer para compensar o pagamento.
Quais as vantagens da anuidade?
Para cobrar esse valor, o banco precisa oferecer alguns benefícios ao consumidor. Veja quais são:
Cartão completo
Um cartão com anuidade costuma ter mais benefícios, como programa de pontos, saques gratuitos e seguros. Além disso, pode contar com ofertas exclusivas em lojas parceiras e em eventos de esportes, cultura e entretenimento.
Seguros
Em muitos casos, o cartão com anuidade oferece seguros de aluguel de carro e até seguro viagem — este último costuma ser obrigatório para quem faz viagens internacionais à Europa.
Milhas e pontos
A grande maioria dos cartões com anuidade trabalha com programas de pontos gratuitamente. Isso significa que quanto mais o usuário utiliza o cartão de crédito e paga as faturas, mais pontos acumula. Depois, pode trocá-los por produtos em lojas cadastradas ou usá-los como milhas para viajar.
Gratuidade quando utilizado
Alguns cartões com anuidade, principalmente os que cobram uma anuidade mais alta, eliminam a cobrança quando o cliente gasta um determinado valor na tarifa mensal.
E quais as desvantagens?
Apesar dos benefícios, o cartão com anuidade também tem seus contras. Confira:
Pode sair caro
Alguns cartões cobram uma anuidade mais em conta, que não pesa na tarifa mensal. No entanto, dependendo do nível do seu cartão (black, platinum e outras categorias do tipo), o valor anual pode passar dos mil reais.
Benefícios desnecessários
Muitas vezes, o usuário não sabe, não precisa ou não quer usar os benefícios oferecidos. Então, ele paga por algo que sequer tem utilidade em seu dia a dia.
Cartões sem anuidade também oferecem vantagens
Muitos cartões que não cobram anuidade também oferecem programas de pontos e descontos em empresas parceiras. Alguns até contam com cashback, e o cliente não precisa fazer nenhum gasto a mais para ter esse direito. Vale pesquisar antes de fazer a escolha.
Afinal, vale ou não a pena ter um cartão com anuidade?
Depende da rotina de uso de cada usuário. Para quem utiliza muito a função crédito, ter um cartão que cobra anuidade é bom porque a adesão a um programa de pontos é gratuita.
Com isso, os gastos podem retornar em forma de pontos ou milhas. Já para quem deseja fazer uma compra específica (um eletrodoméstico, por exemplo) e quer economizar, a anuidade é um gasto desnecessário.