Pular para o conteúdo
Início » Renda Passiva: O que é e Como funciona

Renda Passiva: O que é e Como funciona

Renda passiva

Afinal, o que é Renda Passiva e como funciona? Sabemos que dinheiro não precisa ser um problema, e muitos estão descobrindo essa verdade. Então, confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Atualmente, existem diversas formas de conseguir uma renda extra e até mesmo de aumentar o próprio patrimônio através de investimentos. No entanto, antes de fazer essas transações comerciais, é muito importante conhecer alguns conceitos básicos e um deles é o de Renda Passiva, o grande tema deste artigo.

Por esse motivo, se você deseja conhecer um pouco melhor como esse tipo de renda — a passiva — funciona e como fazer para que ela esteja ao seu favor, leia o artigo. 

Aqui, o intuito da 123 Notícias é fazer com que você entenda os principais pontos relacionados a ela e, assim, consiga colocar em prática os seus conhecimentos para ter bons resultados financeiros.

Mas o que é uma renda passiva?

Como você sabe, existem várias formas de fazer dinheiro e uma delas é através de receita passiva. 

No modo tradicional, temos por exemplo, um comércio para ter o faturamento, precisa realizar vendas, seja vendas diretas ou através de máquinas de cartão. No entanto, a renda passiva tem um comportamento diferente. 

De uma maneira geral, podemos dizer que a renda passiva significa que você pode aumentar seus rendimentos ao fazer um ou mais investimentos que não precisam de trabalho ativo para ser rentáveis. Isso significa que você pode investir e manter o seu dinheiro trabalhando para você.

Nesse contexto, existem várias formas de fazer uma renda passiva. 

Por exemplo, quando você guarda o seu dinheiro na poupança, os juros que esse investimento gera são considerados uma renda passiva. Isso significa que você não precisa ficar movimentando esse dinheiro para conseguir fazer maiores quantidades de dinheiro. 

Além da poupança, existem diversas formas de conseguir dinheiro sem precisar trabalhar de modo direto.

Seguindo esse caminho, uma renda passiva é uma excelente forma de conseguir a tão sonhada independência financeira que todos nós procuramos. No entanto, é preciso estar atento para fazer os investimentos certos e também é preciso ter paciência. Pois, por ser passivo, é muito comum que esse tipo de investimento demore um pouco mais do que os outros para apresentar rentabilidade.

Quais são os principais tipos que existem de renda passiva?

Assim como existem diversas formas de renda, a renda passiva também tem várias opções e tipos para que o investidor consiga descobrir qual é o que melhor se adequa a sua realidade. 

Como explicamos anteriormente, uma das formas que podem ser utilizadas para conseguir dinheiro através de renda passiva é através da poupança. No entanto, ela não é a única.

De acordo com algumas literaturas, existem duas principais formas de conseguir renda passiva:

  1. A renda passiva que usa de capital: essa renda passiva é uma renda que surge a partir de um capital inicial. Para conseguir ela, você precisa juntar (através de outras formas) um montante de dinheiro e então aplicar ele em algum investimento que te dê retorno passivo sem que você precise fazer muito para conseguir um retorno financeiro;
  2. A renda passiva que não usa capital: outra forma de conseguir dinheiro através de renda passiva é não usando capital físico. Mas através de uma fonte de renda que você não precisa trabalhar para manter. Nesse contexto, alguns exemplos de renda passiva são pensões, aposentadoria, direitos legais (por exemplo, de imagem ou de autoria) e diversas outras;

Qual é a diferença entre renda passiva e renda extra?

Apesar de muitas vezes serem considerados sinônimos, na verdade, renda passiva não é a mesma coisa do que renda extra. 

Isso porque renda extra é um valor que você consegue a mais do que o que é previsto pelo seu salário, no entanto, você precisa trabalhar para conseguir esse dinheiro. 

Já a renda passiva, ela é fruto do próprio dinheiro, ou seja, você não precisa se esforçar ou investir tempo para colher os frutos financeiros provenientes desse tipo de renda.

Qual é a diferença entre renda passiva e renda ativa?

Se você entendeu direitinho o conceito de renda passiva, provavelmente já sabe a resposta para essa pergunta. 

Isso porque, como vimos, renda passiva é aquela que não depende de esforço do seu dono para gerar lucro e, pela lógica, a renda ativa é justamente o contrário. Ou seja, a renda ativa é um valor que é proveniente do trabalho ou de algum esforço (por exemplo, de estar investindo em alguma coisa).

Como investir em renda passiva?

Como explicamos, existem dois principais tipos de renda passiva, sendo que um deles precisa de capital inicial e o outro não. 

Por esse motivo, não existe apenas uma forma única de investir nesse tipo de negócio. Sendo assim, para investir em renda passiva existem duas formas principais:

  1. Investir em renda ativa e, a partir disso, juntar um dinheiro para passar a investir em renda passiva;
  2. Conseguir algum benefício — por exemplo, pensão — ou então usufruir dos direitos de imagem, ou de autoria de alguma obra de grande circulação;

Quais são as principais vantagens de investir em renda passiva?

Como é de se esperar, são muitas as vantagens de investir nesse tipo de renda. 

Nesse contexto, o principal atrativo da renda passiva é o fato de que ela é uma forma que o investidor tem de conseguir dinheiro sem precisar estar constantemente envolvido(a) no processo de tomada de decisão, de esforço e muito mais. 

Assim, podemos sintetizar como sendo vantagem investir em renda passiva o fato de que esse tipo de investimento pode ser o responsável pela liberdade financeira das pessoas que optam por essa modalidade.

Confira também nosso artigo sobre como ganhar cashback na netshoes online.

Quais são as principais desvantagens de investir em renda passiva?

Apesar de, na teoria, ser muito lindo receber dinheiro sem precisar fazer nada, existem algumas desvantagens em usar esse tipo de renda. 

A primeira delas diz respeito à quantidade de dinheiro que você recebe ao usar essa forma de renda. Por ser passiva, o rendimento costuma ser bem menor do que os investimentos da renda ativa, por exemplo. 

A segunda desvantagem é devido ao fato de que esse tipo de renda pode não ser tão acessível, tendo em vista que é necessário um capital inicial para começar a investir ou então algum capital intelectual.