Está cada vez mais comum fazer faculdade sem vestibular. Depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a ser usado para selecionar novos alunos, várias instituições públicas e privadas passaram a aderir a prova.
A nota do Enem serve como base para a classificação de processos seletivos das principais instituições do país, que, por sua vez, participam de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos).
Além disso, existem universidades e faculdades que dão a opção de ingressar na faculdade apenas com a nota do Enem como o único critério para a inscrição de seus estudantes.
Saiba como é possível ter acesso ao ensino superior sem ter que realizar o vestibular!
O que pode substituir a minha entrada do vestibular?
Afinal, tem que fazer vestibular para entrar na faculdade? Existem diferentes maneiras de entrar em uma faculdade sem a realização do vestibular, não importa se ela é pública ou privada. Veja:
- Públicas: por meio do Sisu;
- Privadas: pelo ProUni ou usando nota do Enem.
Se você deseja disputar uma vaga em uma universidade pública, há muitas chances de você conseguir pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Algumas instituições reservam uma certa porcentagem de suas vagas para os alunos que foram inscritos no sistema. Já e outras, disponibilizam 100% das vagas para esse sistema.
Caso a sua escolha seja uma faculdade privada, então pode optar pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou a nota do Enem. A porcentagem das vagas que são reservadas para essa opção varia de acordo com a instituição escolhida e curso desejado.
Como é possível estudar em uma faculdade pública sem vestibular?
Por meio do Sisu
O Sisu é um processo seletivo que foi criado pelo Governo Federal, portanto, capaz de dar acesso a várias universidades estaduais e federais.
Mais de 130 instituições de ensino superior, espalhadas pelo Brasil, já utilizam o Sisu como uma forma de ingresso de novos alunos.
Para conseguir participar do Sisu, é necessário realizar o Enem do ano anterior e tirar mais do que zero na redação. Além disso, a pontuação geral do exame deve ficar acima da nota de corte para que ocorra a classificação.
A aprovação depende mais do resultado e dos diferentes critérios que cada instituição estabelece para a sua seleção.
O Sisu pode acontecer em duas duas vezes por ano, no início de cada semestre. Como ele não tem limite de renda, qualquer pessoa pode participar.
Universidades federais que não fazem mais vestibular
Saiba quais as universidades públicas federais que substituíram o vestibular pelo Sisu como uma forma de ingressos de novos alunos:
- Universidade Federal do ABC (UFABC)
- Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
- Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Para entender suas reais chances de entrar numa faculdade pelo Sisu, acesse o Portal Acesso Único e consulte a nota de corte do curso do seu interesse nas edições anteriores.
Como posso entrar em uma faculdade privada sem vestibular?
Por meio da nota do Enem
O Enem é um conjunto de provas que mede o nível de conhecimento dos estudantes. Através de 180 questões objetivas, ele avalia quatro áreas: Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens. Além disso, é necessário fazer uma prova de redação.
A nota do Enem, considerada nos processos seletivos, é a média aritmética das cinco provas que compõem o exame. Em muitas instituições de ensino, ela é considerada requisito suficiente para atestar que os candidatos têm condições de entrar na faculdade.
Desta maneira, os novos alunos disputam as vagas das universidades e são classificados de acordo com a pontuação que tiveram no Exame. As regras da seleção são determinadas de acordo com cada instituição.
Dependendo da faculdade, ela pode exigir uma nota mínima nas provas e na redação do Enem. Isso deve ser consultado no edital ou no site da instituição que foi escolhida.
Quando a faculdade particular usa a nota do Enem para substituir o vestibular, geralmente ela aceita os exames realizados nos últimos cinco anos. Logo, é importante saber como ver notas antigas do Enem para conhecer a edição na qual você teve a maior pontuação.
Por meio do ProUni
O ProUni também é uma das formas para entrar em uma faculdade sem vestibular e com a ajuda do Governo Federal. Ele oferece bolsas de estudos para alunos de baixa renda de mais de mil universidades particulares no País.
Neste caso, só podem participar alunos que comprovem renda bruta mensal de até três salários mínimos. As bolsas de estudo podem ser parciais (50%) ou integrais (100%).
Para ter acesso ao PROUNI, é necessário ter realizado o ENEM no ano anterior e obtido pelo menos 450 pontos na média geral do exame. Além disso, também é importante ter atingido uma nota maior que zero na redação. Outros requisitos são:
- Ter estudado o ensino médio em escolas da rede pública;
- Ter estudado o ensino médio em qualquer instituição privada contendo com que o estudante tenha sido um bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em uma escola pública e a outra metade em uma instituição privada, sendo bolsista integral;
- Ser portador de alguma deficiência;
- Ser professor de uma rede pública de ensino.
Afinal, se eu não passar no vestibular posso fazer faculdade? Como vimos durante a leitura, o vestibular não é a única maneira de ingressar no ensino superior. Ou seja, existem várias formas de você entrar na faculdade sem a necessidade de fazer a prova de vestibular.
Universidades que selecionam alunos pela nota do Enem
Conheça as principais faculdades privadas, reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), que aderem o processo seletivo pela nota do Enem:
- Faculdades Anhanguera
- Unopar – Universidade Norte do Paraná
- Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- FMU – Centro Universitário
Em várias instituições, além de usar sua nota do Enem para processos seletivos de ingresso direto, você vai encontrar uma série de benefícios financeiros. As universidades oferecem financiamentos sem burocracia, descontos, convênios e até bolsas de estudos com base no desempenho no exame.
Por fim, desde 2010, o Enem se tornou um dos maiores vestibulares do país. Se você quer ingressar no ensino superior, o primeiro passo é participar deste exame e aproveitar as oportunidades que ele oferece.
Para entender a diferença entre Enem e vestibular, veja o vídeo do canal Prof. Alessandro Marques.
Não deu certo entrar na faculdade este ano? Considere estudar de maneira mais produtiva para o próximo Enem.