Guia de viagem Curitiba: Em 4 dias é possível conhecer os pontos turísticos mais famosos de Curitiba, a capital do Paraná.
Fazer um roteiro de poucos dias em Curitiba não é uma tarefa tão complicada, pois tanto a cidade em si quanto os pontos turísticos são bem estruturados, embora distantes uns dos outros.
Algo que permite conhecer a cidade sem grandes dificuldades é que o trânsito é bem mais tranquilo do que em outras capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo. Já em relação à hospedagem, os melhores bairros para reservar um hotel em Curitiba são: Centro, Batel e Centro Histórico.
Quer saber como montar um roteiro para quatro dias em Curitiba? Continue lendo este artigo e anote todas as nossas dicas!
Roteiro de 4 dias em Curitiba
No roteiro de 4 dias que sugerimos, os pontos turísticos mais famosos estão no primeiro e no segundo dia. Confira abaixo:
1º dia em Curitiba: guia de viagem
Inicie sua viagem passando pelo Jardim Botânico, que é um dos principais cartões-postais da cidade. Trata-se de um grande parque a céu aberto que possui vários canteiros de flores logo na entrada.
No ponto mais alto, há uma estufa com diferentes espécies de flora. É um passeio muito prazeroso e bonito.
Após uma bela manhã no Jardim Botânico, vale muito a pena continuar o roteiro em Curitiba com outro belo passeio e almoço no Mercado Municipal. Por lá, há várias opções para todos os bolsos e gostos, incluindo panquecas, sanduíches e buffets com opções variadas, que incluem até uma bela feijoada aos sábados.
Após o almoço, siga para conhecer mais dois parques muito legais. O primeiro é o Bosque Alemão, que possui um oratório (sala para concertos musicais) e uma bela vista da cidade.
Já o segundo é o Parque Tanguá, que vale muito a pena ser visitado no final do dia, pois ele apresenta um dos mais belos pores do sol da cidade.
2º dia
O segundo dia do roteiro em Curitiba começa no Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, e no Bosque do Papa.
Comece pelo Bosque do Papa, que possui diversas casinhas no estilo polonesa e homenageia o Papa João Paulo II (que nos anos 80 visitou a cidade). Por ser um local belo e agradável, rende fotos incríveis.
Do bosque, você pode caminhar por cinco minutinhos entre a mata e o Museu Oscar Niemeyer, um dos mais importantes atrativos de Curitiba.
Após a visita aos dois locais, você pode passar pela Ópera de Arame e Vale da Música, que foi revitalizada e ganhou um palco flutuante. E, caso sobre um tempinho nesse segundo dia, vale a pena conhecer o Memorial Ucraniano, ainda que seja rapidamente.
Por lá, há construções típicas feitas em madeira, especialmente a escultura de pêssanka, que é a tradicional casca de ovo pintada e faz parte da cultura do povo ucraniano, além das igrejas.
3º dia
O terceiro dia será fora da capital, porém, em cidades próximas a Curitiba. Um passeio de trem para Morretes é simplesmente fantástico, além de passar o dia na histórica cidade do estado do Paraná.
Veja também: dicas para escolher uma máquina de cortar cabelo
4º dia
No último do roteiro em Curitiba você pode admirar o Centro Histórico que, ainda que seja um passeio mais alternativo em comparação aos demais pontos turísticos citados, vale a pena conhecer.
Você pode fazer o city Tour Curitiba ou fazer o passeio sem guia. Se você escolher a segunda opção, comece pelo Museu Paranaense, que oferece entrada gratuita e apresenta muita da história não só de Curitiba, mas de todo o estado.
Por fim, vale ressaltar que o museu é somente o ponto de partida para outros prédios históricos. Inclusive, há placas sinalizando a importância de cada um deles para a história do Paraná.
Portanto, esse foi o nosso guia para quem deseja passar as férias em Curitiba ou simplesmente fazer um bom passeio de quatro dias.