O drywall é uma das opções disponíveis para realizar construções com mais agilidade e praticidade, sendo também uma opção mais em conta para se usar em áreas internas.
Trata-se de um estrutura que é pré-fabricada, sendo feita com aço e placas de gesso. Ele é muito utilizado para construir nichos, paredes e até mesmo armários embutidos. No teto, também oferecem um ótimo acabamento. É uma das principais alternativas para o forro de gesso.
A colocação de drywall consegue ser mais simples, limpa e rápida do que outros materiais presentes no mercado de construção, mas, para que funcione, é preciso realizar da maneira correta. A seguir, confira um passo a passo para a colocação do drywall em um ambiente.
Passo a passo para a colocação do drywall
Afinal, como instalar drywall? Um trabalho bem-feito é aquele em que passo a passo é planejado e bem seguido. Quando esse tipo de planejamento acontece, fica muito mais fácil identificar cada etapa e garantir que nenhuma parte importante fique de fora. Siga o passo a passo abaixo para ter uma colocação de drywall eficiente e simplificada.
Marcação
Para começar a instalação de drywall, você irá realizar a marcação do local em que cada peça irá ser instalada, garantindo que não ocorram erros no momento da aplicação. Isso também irá te ajudar a se situar e separar onde os itens mais pesados, como um nicho com TV, irão ficar.
A marcação irá garantir que o resultado final fique muito melhor.
Estruturação
Em seguida, é necessário pensar na estruturação. A estrutura é o que irá garantir que o drywall esteja bem fixado no local e, consequentemente, ofereça um excelente acabamento no final.
Colocação das chapas
Uma das partes mais importantes do processo e talvez a mais esperada é a colocação das chapas de drywall. As chapas são instaladas na vertical, seguindo a linha das guias corretamente.
Algo que irá facilitar o seu trabalho e oferecer um melhor acabamento é deixar um espaço por volta de 1 cm entre a chapa e o piso, assim como uma distância de 25 a 30 cm entre os parafusos que irão nas placas.
Não realize essa etapa com pressa, a aplicação de drywall já será mais rápida e limpa do que outras opções que existem no mercado. Portanto, aproveite para garantir um bom trabalho e, consequentemente, um bom resultado no acabamento.
Amarração
É chamado de amarração quando uma placa de drywall não consegue ocupar todo o espaço e, por isso, se vê necessário inserir mais um pedaço para complementar na parede.
Como estaremos juntando duas peças de drywall, é preciso que seja feito com cuidado e atenção para que não fique irregular ou com uma má aparência no final.
Mais uma vez, dê atenção a cada etapa do processo e faça com calma para desfrutar do resultado depois.
As placas de drywall devem estar com as juntas alternadas para um melhor encaixe. Não se esqueça de realizar essa verificação para não atrasar o processo.
Passagens elétricas e isolamento
As paredes precisam ter tomadas e outros tipos de passagens elétricas, certo? Por isso, lembre-se de abrir os espaços para que essa passagem possa ser feita. Para um melhor acabamento nesta hora, utilize equipamentos que irão possibilitar um corte limpo e bem alinhado.
Também pode ser necessário realizar a passagem de tubulação hidráulica no espaço, então faça o planejamento antes de começar para não esquecer nenhum ponto importante.
Instale o lado oposto
Agora, será necessário repetir a mesma etapa no lado oposto da parede, sempre tomando os cuidados para que as juntas se mantenham alinhadas com o outro lado.
Se preferir, já deixe os dois lados alinhados e pré definidos em um espaço e, no momento da aplicação, apenas realize a checagem.
Acabamento
Para finalizar, será feita a aplicação do rejunte para que o processo possa ser finalizado. Rejunte todas as emendas entre as chapas e também sobre os parafusos que fixam as placas no lugar.
Finalizando essa etapa, você terá uma aplicação de drywall bem feita e pronta para receber o revestimento que preferir.