Graças à tecnologia na educação, escolas e universidades têm posto em prática o ensino híbrido. Já que é através do avanço das ferramentas online que se torna possível o acesso às aulas e conteúdos de forma rápida e eficiente.
Assim, o ensino híbrido só é possível mediante a evolução das Novas Tecnologias da Educação-TICs. Uma vez que o ensino híbrido, trata-se de um ensino combinado. Em outras palavras, é um modelo de educação que acontece ora no espaço físico das salas de aula ora em meios digitais.
Desse modo, escolas e universidades têm as tecnologias digitais como recursos para promover o modelo virtual do ensino híbrido. Por isso são recursos indispensáveis.
A importância da tecnologia na educação
Há muito tempo já se tem discutido no meio acadêmico-científico sobre a importância da tecnologia na educação. Já que desde o final do século XIX, as pedagogias ativas já refletem sobre alguns dos princípios básicos do modelo combinado. Tal modelo combinado tanto estudado, hoje vem ganhando o nome de ensino híbrido.
Desse modo, a importância da tecnologia na educação é defendida pelas pedagogias ativas. Principalmente ao defender que o professor deve ser o mediador do conhecimento, e que para isso, é importante utilizar o apoio das TICs.
Atualmente as tecnologias da educação vêm ganhando ainda mais força. Seja pela expansão de faculdades da modalidade EAD (Educação a Distância), pela urgência do ensino remoto ou até mesmo pela necessidade do ensino híbrido.
Seja qual for, todas elas necessitam do uso das TICs, como: internet, aplicativos, ferramentas online, celulares, notebooks positivos, entre outras. São muitas as fontes digitais em que professores e alunos podem realizar atividades, desenvolver as aulas, fazer planejamento, enfim, realizar o processo educativo.
Recentemente foi através do uso das TICs que foi possível que os alunos de vários níveis e modalidades da educação não ficassem sem estudar. Já que o mundo foi impactado pelo distanciamento social, devido a pandemia do novo coronavírus.
Por isso, o único recurso capaz de permitir a educação, nesse período, foi a utilização das TICs. Assim, muitas escolas aderiram ao ensino remoto, e mais recentemente, ao ensino híbrido. Já as faculdades também tiveram que se adequar a um ensino a distância.
Assim, é inegável o quanto é relevante a tecnologia na educação. Sendo cada vez mais indispensável o seu uso em várias situações de ensino-aprendizagem. O que torna também o seu estudo de grande relevância social, acadêmica, científica e histórica.
Desafios enfrentados durante o ensino híbrido
Se por um lado o ensino híbrido tem sido uma alternativa indispensável para a educação, por outro lado muitos desafios se fazem presentes nessa metodologia. Principalmente no que se refere a capacitação dos professores e no acesso dos alunos às TICs.
Infelizmente, nem todos os educadores têm conhecimento de tecnologia. Por isso, muitos apresentam dificuldades para utilizar os vários recursos tecnológicos que são essenciais ao ensino híbrido. Por essa razão é necessário buscar treinamentos e cursos que capacitem o professor para utilizar de forma adequada as ferramentas digitais.
Além disso, outro problema que vem acontecendo no ensino híbrido é a grande desigualdade social. A qual provoca a falta de acesso dos alunos a meios eletrônicos. Enquanto uns dispõem de internet e equipamentos eletrônicos, outros tem carência.
Tecnologias usadas no ensino à distância
O ensino a distância-EAD só pode ser oferecido mediante o uso de tecnologias, já que tem a capacidade de alcançar o público. Assim, alunos e professores podem se conectar mesmo estando distantes. Além disso, as tecnologias permitem a criação das aulas, a divulgação de materiais seja em vídeo, áudios ou textos, entre outros. Constituindo-se assim, um meio para a criação e divulgação do conhecimento.
A seguir estão algumas das principais tecnologias usadas no ensino a distância.
1- Áudio e videoconferência
Através das tecnologias de áudio e videoconferência é possível manter uma comunicação bidirecional e em tempo real entre professores e alunos. Isso é possível por meio de dispositivos como notebook e celular conectados à internet. Por isso, nas faculdades EAD e na educação híbrida são, essencialmente, utilizadas as tecnologias de áudio e videoconferência.
2- Mapa conceitual
Os mapas conceituais são estruturas gráficas capazes de organizar as ideias de maneira simples e de fácil compreensão.
Existem diversos softwares que fascilitam a criação desses mapas. Podemos citar a ferramentas Miro. Com ela é possível criar mapas conceituais de maneira que várias pessoas podem participar e interagir.
Dessa forma, o ensino à distância se torna mais produtivo e com maior interatividade.
3- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
Ambientes Virtuais de Aprendizagem, trata-se de ambientes online. No AVA o aluno acessa através do seu smartphone ou computador para ter acesso aos conteúdos, aos materiais de estudo, às aulas, atividades, entre outros. Só é preciso ter acesso à internet para entrar a qualquer hora.
4- Bibliotecas Virtuais
Como nas demais instituições de ensino superior, as faculdades EAD oferecem bibliotecas virtuais. Com o intuito de oferecer 24 horas por dia e todos os dias da semana o acesso a livros online, artigos científicos e revistas. Tais recursos bibliográficos auxiliam os alunos na busca pelo conhecimento.
Considerações finais
As tecnologias são indispensáveis para educação, visto que cada vez mais se tem a necessidade de inserir dentro do contexto educativo recursos tecnológicos diversos. Por isso, escolas e universidades estão se adequando para usar ferramentas online para manter o ensino híbrido que seja eficaz.
Mas ainda há desafios a superar na capacitação dos educadores para o uso das TICs. Também é grande o desafio causado pela desigualdade social, o de oferecer o acesso aos alunos que não têm internet nem aparelhos eletrônicos. Sendo assim, é um caminho que é preciso percorrer em direção ao acesso ao conhecimento tecnológico e acesso aos seus aparelhos e ferramentas.
Contudo, para além dos desafios, é possível pensar em quanto a educação tem inovado. Já que cada vez mais é oferecido um grande ingresso de pessoas a oportunidades de realizar uma educação a distância.
Certamente é graças à evolução das TICs que escolas e universidades têm conseguido desenvolver um ensino híbrido. Mas o mais importante é que é de modo rápido, dinâmico, inovador e interativo.