4 inovações das companhias aéreas: Descubra como as tecnologias estão inovando o setor aéreo.
Quando falamos de velocidade da informação, é óbvio que nos referimos às tecnologias. Hoje, presente em qualquer ambiente, para a área da aviação, o intuito é tornar os voos mais seguros, aeroportos mais eficientes, aeronaves mais confortáveis e, consequentemente, fabricações mais lucrativas para os desenvolvedores e para as companhias aéreas.
A indústria de aviação comercial lança novos projetos que vão mudar as viagens no futuro. Desde cabines com cama de casal, cabines transparentes, até a criação de uma única classe, são ideias inovadoras que disputam a premiação do Crystal Cabin Awards, o único prêmio internacional, no qual os candidatos concorrem a oito categorias que são:
- Conceitos de cabine;
- Sistemas de cabine;
- Saúde e segurança;
- IFEC e serviços digitais;
- Material e componentes;
- Conforto do passageiro;
- Cabine sustentável;
- Universidades.
Portanto, quer saber mais sobre como essas inovações vão colaborar para os voos mais seguros e confortáveis? Leia na íntegra!
Tecnologia na aviação
Os primeiros sinais tecnológicos puderam ser vistos na criação do primeiro avião no século XX. Em 5 de outubro de 1905, o homem conquistou os céus, realizando o primeiro voo da história humana. Com o decorrer do tempo, os avanços da Inteligência Artificial têm ajudado as companhias aéreas a reinventar as aeronaves, se mantendo competitivos nesse mercado.
É impossível afirmar qual será o futuro dos aviões daqui a 10 ou 20, mas já somos capazes de vislumbrar um pouco dele, a partir dos projetos inovadores que são desenvolvidos. Dentre essas revoluções, podemos esperar para os próximos anos a presença das tecnologias em:
Internet das Coisas (IoT)
Traduzido do inglês como Internet das Coisas (Internet of Things), essa tecnologia foi desenvolvida com a capacidade de conectar vários dispositivos móveis, sem a necessidade de um computador.
No ramo da aviação, ela vai otimizar a manutenção das aeronaves, a partir dos dados coletados pelos sensores instalados na aeronave, que vão informar quais peças necessitam serem reparadas ou substituídas. Além disso, funcionará também como rastreadores, auxiliando os profissionais de manutenção a ter conhecimento sobre as peças que estão no final da vida útil.
Manutenção prescritiva
No futuro, a nova tendência de manutenção será a prescritiva, mais eficaz do que as existentes atualmente, em que os modelos de aeronave “pensariam sozinhos”, prevendo quais os possíveis resultados de uma providência, fornecendo melhores caminhos de uma análise.
Dentro da realidade, temos as manutenções preventivas, que durante os intervalos predeterminados ocorrem a fim de evitar acidentes. Já as preditivas envolvem testes para verificar qual o momento ideal para a manutenção e a corretiva é para corrigir problemas que foram identificados anteriormente na aeronave.
Robôs
Não tem como falar sobre tecnologia e não lembrar do uso de robôs. Dentro do setor da aviação, eles vão desempenhar funções como atendimento ao cliente, transporte de bagagens e identificação de riscos à segurança. Na atualidade, a utilização dos robôs vem sendo ensaiados nos aeroportos de Haneda, no Japão, assim como em países asiáticos para a limpeza.
4 Inovações aéreas futuras que concorrem ao prêmio Crystal Cabin Award
Citamos inovações externas, agora, para o interior das aeronaves, existem as ideias inovadoras para dentro da cabine do avião. Vamos conferir quais são elas!
1 – Cabine transparente
A empresa alemã AerQ em conjunto com a Boeing EnCore Interiors lançaram o projeto “The Smart View”, que são telas inteligentes semelhantes a monitores que tem o objetivo de entreter os passageiros com filmes ou até mesmo manter a privacidade das classes colorindo as telas.
2 – Cama de casal
O projeto Allegris foi desenvolvido pelo grupo Lufthansa, a inovação está na atualização dos assentos da primeira classe à econômica, já que as frotas fazem voos muito longos. O programa terá 27.000 assentos instalados nas novas aeronaves, incluindo o 787-9s, Airbus A350s e o Boeing 777-9s. A novidade do lançamento são as suítes com cama de casal na primeira classe.
3 – Classe única
A ideia do Paradym da LIFT Aerodesign é instalar o mesmo assento em toda a aeronave. Assim, haveria somente uma classe, o que contribuiria para o layout interno do avião conforme a rota e facilitaria para as companhias, pois essas poltronas podem ser modificadas e comercializadas como simples econômica ou, como cama no tamanho de 185 cm.
4 – Econômica com beliches
A Air New Zealand, conhecida por fazer os voos mais longos do mundo, pensou em minimizar o sofrimento dos passageiros durante a viagem. A ideia da companhia é instalar camas para descanso, na seção intermediária da aeronave. Por isso, desenvolveu os beliches Skynest, que serão reservados para uso em intervalos de tempo, permitindo que o passageiro possa descansar. O projeto pode começar a ganhar vida a partir do ano que vem, sendo instaladas as primeiras unidades.
Confira também: Entenda por que o live action da Barbie é tão aguardado