Pular para o conteúdo
Início » 7 cuidados com os bebês em passeios de carro

7 cuidados com os bebês em passeios de carro

cuidados com os bebês em passeios

Veja quais cuidados são fundamentais para maximizar a segurança dos pequeninos durante os passeios rápidos e viagens longas

Os pequeninos adoram passear de carro, para eles qualquer voltinha no “vrum-vrum” é uma experiência superagradável, desde que sejam tomados todos os cuidados necessários para que o passeio seja seguro.

O centro de todas as medidas de segurança para o passeio com bebês é a cadeirinha, um acessório obrigatório por lei para crianças de até sete anos e meio de idade. Para os maiorzinhos, com pouco mais de um ano e meio, é recomendado um equipamento mais robusto, a cadeirinha de 15 a 36kg, que é mais reforçada e pode ser utilizada por muitos anos. 

Além disso, existem outros cuidados importantes que os pais devem ter em mente ao levar seus pequeninos para passear de carro. Neste conteúdo, vamos compartilhar sete dicas úteis para garantir a segurança e o conforto dos bebês durante passeios e viagens de carro.

Confira!

1- Escolher o tipo certo de cadeirinha

Para crianças de 15 a 36kg, recomenda-se o uso de cadeirinhas mais reforçadas, que ajudam a posicionar o cinto de segurança corretamente no corpinho delas. Verifique as especificações do fabricante na hora escolher o tipo certo de cadeirinha para o peso e altura da sua criança. Se for possível, coloque a criança na cadeirinha para experimentar e ver se o modelo é realmente seguro e confortável para ela.

2- Utilizar a cadeirinha corretamente

Como mencionado na introdução, a cadeirinha é obrigatória por lei e deve ser utilizada corretamente, de acordo com as especificações do fabricante. Certifique-se de que a cadeirinha está instalada corretamente, de acordo com as instruções do manual, sempre verificando se a criança está sentada e presa de forma adequada.

3- Posicionar a cadeirinha adequadamente

A cadeirinha deve ser posicionada no banco de trás do carro, de preferência no meio e longe dos airbags. Além disso, a cadeirinha deve ser fixada corretamente com o cinto de segurança para garantir que ela fique firme e estável durante todo o passeio.

4- Levar alimentos e água

Em viagens longas, é importante levar alimentos e água para o bebê. Escolha alimentos saudáveis e fáceis de comer, como frutas picadas ou biscoitos. Não é interessante tentar dar refeições completas durante o trajeto, se tiver na hora do almoço ou janta, por exemplo, faça uma parada para a criança se alimentar com conforto e sem estresse para os adultos.

5- Fazer pausas regulares

Em viagens longas, faça pausas regulares para que a criança possa esticar as pernas, espairecer, ir ao banheiro e se alimentar. A cada duas horas é uma boa referência para fazer uma pausa. Se a criança tiver menos de um ano e meio é interessante fazer paradas de hora e hora.

6- Evitar objetos soltos no carro

Objetos soltos no carro podem se tornar perigosos em freadas bruscas e em caso de acidente. Certifique-se de que todos os objetos estejam bem presos, guardados e não possam se soltar durante frenagens abruptas e inesperadas.

7- Manter o bebê protegido do sol

Nas viagens durante o dia, proteja o bebê da exposição direta ao sol. Uma boa ideia é usar cortinas nas janelas e protetor solar para evitar que a luz solar direta incida sobre a criança e cause queimaduras solares em sua pelinha sensível.

Confira também: o que é Efeito Mandela

Cuidados adicionais com os bebês em passeios de carro

Mesmo com todos os cuidados com os bebês em passeios citados acima, também não podemos esquecer da importância de manter o veículo em boas condições e de ser um motorista responsável. 

Realizar todas as revisões e manutenções preventivas do carro é indispensável para evitar problemas mecânicos que possam colocar em risco a segurança da criança, dos demais ocupantes do carro e de transtornos durante o passeio, como ter que esperar o guincho por horas no acostamento da rodovia, por exemplo.

Além disso, também é importante guiar respeitando as leis de trânsito e trafegar sempre mantendo uma distância segura dos outros carros. Assim, podemos evitar acidentes, garantir a segurança de todos os passageiros e a felicidade plena durante os passeios.

Resumidamente, os passeios de carro com bebês exigem cuidados especiais para garantir a segurança e o bem-estar da criança durante todo o trajeto dos passeios. Verificar as condições da cadeirinha, utilizar o modelo adequado, posicioná-la corretamente e fazer pausas regulares são alguns dos cuidados fundamentais. Além disso, é importante evitar objetos soltos no carro e sempre proteger a criança da exposição direta ao sol.

Ou seja, cuidar dos bebês durante os passeios de carro exige atenção e responsabilidade. Seguindo todas as recomendações de segurança citadas aqui, você poderá proporcionar momentos agradáveis e seguros para toda a família, seja durante uma voltinha rápida ou em viagens longas.