Pular para o conteúdo
Início » Quem tem artrose pode fazer pilates? Descubra agora!

Quem tem artrose pode fazer pilates? Descubra agora!

Quem tem artrose pode fazer pilates

A artrose é um distúrbio do sistema esquelético, que desencadeia o desgaste da cartilagem articular. É uma doença que afeta jovens e idosos (menos de 10% dos adultos a têm), embora seja considerada um distúrbio comum durante a velhice. Dessa forma, uma dúvida comum é quem tem artrose pode fazer pilates?

As articulações mais afetadas por essa condição são as das mãos, joelhos, quadril e coluna vertebral. Embora, infelizmente, atualmente não haja tratamento específico, há uma ampla gama de recursos para parar, de certa forma, as deformações que podem agravar a condição.

Um dos recursos mais usados e que possui bons resultados é a fisioterapia para joelho com artrose. Nesse caso, o profissional irá guiar todo o tratamento da melhor forma possível para aliviar os sintomas.

De fato, se você quiser evitar seu aparecimento ou reduzir seus efeitos, é aconselhável manter a mobilidade e a estabilidade das articulações, através da prática regular de exercícios de baixo ou nenhum impacto e equilibrados.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre se quem tem artrose pode fazer pilates, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é a artrose?

Em suma, a artrose é uma doença que afeta as articulações, causando rigidez e dor. Geralmente se desenvolve ao longo de vários anos e frequentemente afeta as articulações de suporte de peso do corpo, por exemplo, joelhos, quadris, pés e coluna vertebral.

A artrose faz com que a cartilagem no final dos ossos fique mais áspera e fina. O osso sob a cartilagem engrossa e cresce para fora, criando inchaços que podem fazer com que a articulação pareça nodosa.

A cápsula ao redor da articulação também engrossa e fica inflamada. Ocasionalmente, o fluido também se acumula em suas articulações que pode parecer inchado.

Essas alterações nas articulações podem causar dor e rigidez, e dificultar a movimentação ou a realização de suas tarefas diárias.

A artrose afeta as pessoas de maneiras diferentes. Em algumas pessoas, a artrose piora em pouco tempo e causa muitos danos às suas articulações, o que afeta consideravelmente sua vida diária. 

Em outras, a doença se desenvolve gradualmente ao longo de muitos anos, causando pequenas alterações em suas articulações que não pioram ou melhoram ao longo do tempo.

Quem tem artrose pode fazer pilates?

Quem tem artrose pode fazer pilates

Certamente, depois de ler a introdução, você está pensando: “Como posso fazer atividade física com a dor que tenho?” Bem, o pilates é considerado uma técnica de reabilitação, mesmo para aqueles que sofrem de artrose. Isso se deve aos seus movimentos suaves realizados de maneira muito controlada.

O pilates é altamente recomendado para tratar casos de artrose, uma vez que durante suas rotinas os exercícios são realizados para incentivar o movimento articular, irrigando e dando tom aos ligamentos, drenando a articulação. 

De tal forma que a estrutura que suporta a articulação pode ser melhorada, fortalecendo e tornando todos os grupos musculares que amortecem a carga mais flexível; aliviando a dor, melhorando a mobilidade da articulação afetada e até invertendo o curso da anomalia.

Como o pilates ajuda com a artrose?

De fato, o melhor exercício para artrose é o pilates. Este método que combina técnicas de ginástica e ioga oferece uma série de exercícios com impacto zero nas articulações. 

O pilates requer um uso importante da força para fortalecer os músculos de todo o corpo, o que lhe oferece seu principal benefício: é uma disciplina integral.

Trabalhar na mobilidade articular, fortalecer os músculos, desenvolver elasticidade, não causar impacto no corpo, exercer força, estimular a circulação sanguínea e promover o alinhamento correto do corpo são as características que o esporte ideal para artrose deve ter e apenas uma disciplina as tem completamente: o pilates.

Experimentar menos rigidez matinal, aumentar a mobilidade articular, aumentar a massa óssea, cuidar da saúde dos ligamentos, fortalecer os ossos, acalmar a dor e retardar o progresso da artrose são algumas maneiras pelas quais o pilates pode ajudar a saúde daqueles que sofrem dessa doença.

Gostou de saber mais sobre se quem tem artrose pode fazer pilates?