Você saberia dizer que relação existe entre saúde e qualidade de vida? Ainda que você saiba do que se trata cada um desses conceitos, ainda assim pode não entender exatamente como as duas coisas se encaixam.
Porém, é interessante saber que relação existe entre saúde e qualidade de vida, até mesmo para que possa levar isso para si mesmo.
Hoje em dia, um dos grandes desejos dos brasileiros é envelhecer de maneira saudável. Mas, para que isso se torne possível, é vital tomar algumas medidas mais específicas.
Nesse processo, você precisa saber que relação existe entre saúde e qualidade de vida, haja vista que isso irá contribuir para uma rotina mais tranquila e se organizar para poder viver melhor.
Todas as pessoas sonham em ter saúde e, por essa razão, é normal estar sempre em busca de alguma coisa que traga um retorno interessante para manter sempre o mesmo padrão de qualidade de vida.
Então, se você quer entender melhor sobre que relação existe entre saúde e qualidade de vida, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos.
O que é qualidade de vida?
Em suma, qualidade de vida nada mais é que um método que é possível utilizar para medir as condições de vida de um ser humano.
No entanto, também é possível compreender como sendo o conjunto de condições que podem contribuir para o bem físico e espiritual de todos os indivíduos em sociedade.
Nesse quesito, envolve diversos setores, bem como o físico, psicológico, emocional, relacionamentos sociais, trabalho, questões espirituais etc.
Essa definição só mostra o quanto a “qualidade de vida” é uma questão que abrange diversos tópicos, já que pode envolver até mesmo o local em que se está inserido.
Ademais, esse conceito também pode ter uma certa ligação com o bem-estar pessoal, o qual é influenciado segundo a situação socioeconômica de cada um.
Ainda pode surtir efeito pelo suporte familiar em momentos mais delicados ou mesmo pelos valores culturais e religiosos de uma pessoa dentro da sociedade.
Que relação existe entre saúde e qualidade de vida
A grande relação é que, hoje em dia, já se sabe que diversas doenças têm relação com o estilo de vida que a pessoa tem.
Isso quer dizer que a forma com que escolhemos viver, irá impactar de maneira direta na nossa saúde. A questão é que nosso estilo de vida está muito relacionado com a nossa qualidade de vida.
Sendo assim, uma pessoa que sempre trabalhou por longas horas exposto ao sol, sem os devidos cuidados, torna-se mais suscetível de desenvolver carcinoma basocelular pigmentado, por exemplo.
De nada adianta também ter uma excelente qualidade de vida, com recursos financeiros para honrar com todos os seus compromissos e manter o seu padrão de vida se não tiver bons hábitos.
Nesse sentido, ainda assim pode ter influências negativas que possam se respaldar na sua saúde.
Quando não se tem qualidade de vida, acaba que a pessoa se torna mais propensa a desenvolver alguns transtornos, além de também poder prejudicar fisicamente.
Então, para entender melhor que relação existe entre saúde e qualidade de vida: a saúde é vital para manter a boa qualidade de vida que, por sua vez, torna-se indispensável para que o indivíduo se mantenha saudável.
Como uma boa qualidade de vida ajuda a prevenir doenças?
Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando a respeito da qualidade de vida, haja vista que notam, através dessa prática, que influencia de forma direta a saúde, satisfação e disposição.
Todas essas questões irão influenciar também na autoestima do indivíduo, algo capaz de contribuir também para a sua saúde mental.
Inclusive, uma das melhores maneiras de prevenir alguma doença é justamente fazendo uma análise da sua saúde hoje.
A partir disso, tente identificar o que está prejudicando a sua saúde, bem estar e qualidade de vida para, em seguida, tomar atitudes cabíveis que possam ajustar alguns de seus hábitos.
Esses ajustes podem ter ligação com a alimentação, atividade física ou mesmo alterar alguns padrões emocionais por meio da meditação, terapia ou demais mecanismos que possam contribuir para o autoconhecimento.
Na verdade, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação regulada e boas noites de sono são alguns dos hábitos mais comuns para oferecer uma rotina mais confortável e alegre, gerando maior expectativa de vida.
Qualidade de vida e padrão de vida
Uma coisa que é preciso entender sobre que relação existe entre saúde e qualidade de vida, é que nada se refere a padrão de vida.
Isso quer dizer que ter um patamar de bem-estar não tem qualquer ligação com as condições financeiras que um indivíduo tem.
É verdade que ter um padrão de vida mais elevado pode sim facilitar muita coisa no que se refere à qualidade de vida.
No entanto, entenda que são dois conceitos diferentes e dissociáveis. Portanto, para ter qualidade de vida não necessariamente precisa ter um padrão de vida elevado.
Padrão de vida nada mais é um tipo de métrica capaz de calcular a quantidade de renda e bens que uma pessoa tem.
A qualidade de vida é como o indivíduo se sente, o qual independente de dinheiro. Afinal, há pessoas com padrão elevado mas que não possuem qualidade.
Como conquistar uma boa saúde e qualidade de vida?
Agora que já entendeu melhor sobre que relação existe entre saúde e qualidade de vida, com certeza quer saber sobre como conquistar isso, certo?
Quanto a esse respeito, tenha em mente que há várias adaptações que você pode fazer para garantir melhor qualidade de vida.
Dentre algumas formas, podemos citar as seguintes:
Autoconhecimento
O ideal é você iniciar pelo autoconhecimento. Afinal de contas, a qualidade de vida tem tudo a ver com a maneira que se sente consigo mesmo.
Então, para começar a ter hábitos e cuidados que lhe façam sentir-se bem consigo mesmo, o autoconhecimento é indispensável.
Entenda, de fato, o que realmente quer da vida para que possa viver e experienciar aquilo que idealiza como sendo o melhor.
Desenvolver essa prática vai contribuir bastante para o indivíduo, tanto na sua vida pessoal quanto profissional.
A partir disso, vai permitir com que o indivíduo conquiste os seus objetivos com máxima eficiência, melhorando a sua qualidade de vida.
Alimentação adequada
Com certeza a forma mais eficaz de conseguir qualidade de vida é através de uma alimentação que seja mais adequada.
Afinal de contas, a alimentação saudável envolve praticamente todos os fatores que influenciam na qualidade de vida.
Dizemos isso porque, tendo uma dieta adequada, você sente uma melhora significativa na sua saúde física e mental.
Uma alimentação pobre, rica em gordura e açúcar, acaba sendo pivô para doenças crônicas, como colesterol, diabetes ou obesidade.
Mas, se você não tem tempo para ir até o consultório, a dica é procurar pela nutricionista online Juliana Borges, onde você consegue ter o mesmo suporte do conforto de sua casa.
Através da alimentação saudável, você consegue fortalecer o seu sistema imunológico, prevenindo uma série de doenças.
Meditação
A meditação é uma das formas possíveis de entrar em contato com a sua verdadeira essência, algo que também pode contribuir para alcançar uma melhor qualidade de vida.
Além do mais, quem sabe o que falta na sua rotina é justamente uma pausa para meditar? Afinal, essa prática é capaz de diminuir o estresse e se conectar com o momento presente.
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e agitado e que, por isso, pode parecer quase que impossível apreciar um pequeno momento de paz.
Nesse contexto, a meditação acaba se tornando uma grande aliada para arquitetar e fazer com que a sua mente relaxe um pouco.
Atividades físicas
Assim como a alimentação adequada, a prática de atividades físicas é fundamental para a boa manutenção da saúde e qualidade de vida. O sedentarismo também contribui para o desenvolvimento de doenças, por isso, é preciso eliminá-lo da sua rotina.
Caso você tenha um dia muito agitado, tente realizar os exercícios físicos antes de ir ao trabalho. Fazendo isso, a sua disposição e produtividade aumentarão e, até mesmo, poderá ter mais condicionamento físico para suportar a correria do dia a dia.
Exames de rotina
Outra maneira de garantir uma boa qualidade de vida com certeza é através da necessidade de manter os seus exames de rotina.
No entanto, a frequência pode variar de acordo com a necessidade de cada paciente. Aqueles que tiveram que fazer uma artroplastia total de joelho, por exemplo, devem seguir a orientação médica a respeito de quando deve fazer o retorno.
Mas, ainda que não tenha qualquer doença aparente, tenha em mente que alguns problemas podem ser silenciosos.
Então, ainda que não apresente sintomas, pode sim ser possível que tenha alguma doença e, através dos exames, é possível descobrir.
O melhor de tudo é que, com o diagnóstico precoce, o tratamento costuma ser muito mais eficiente e rápido.
Medicina preventiva
Você até pode achar que os exames de rotina são a mesma coisa que medicina preventiva. De fato, uma coisa pode estar relacionada a outra, mas são coisas diferentes.
Dizemos isso porque a medicina preventiva tem por intuito evitar problemas mais específicos na vida de uma pessoa.
Hoje em dia, já se sabe que diversas doenças têm origem genética. Então, se há incidência na sua família, é provável que você também tenha.
Nesse contexto, a medicina preventiva serve justamente para evitar com que o indivíduo desenvolva determinado problema.
Para tal, pode indicar algum creme hidratante para idosos, fisioterapia preventiva, suplementação de algum nutriente etc.
Contato com a natureza
Outro ponto que também pode contribuir para a melhor qualidade de vida é o contato com a natureza. Isso acontece porque é uma maneira de fortalecer a imunidade do seu corpo.
Por consequência também ajuda a prevenir doenças. Então, a dica é tirar um tempo do seu dia para sentir essa energia.
Até mesmo porque já é cientificamente comprovado que o contato com a natureza traz diversos benefícios, como relaxar a mente e diminuir o estresse.
Durante o artigo vimos qual a relação entre saúde e qualidade de vida, portanto comece a ter hábitos como andar descalço em um gramado, passear em uma praça, cuidar de uma planta etc.
Leia também: Combater a Ansiedade: 5 passos para uma vida de paz!