Você sabia que existem 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda? Ficar atento sobre quais são eles é importante para garantir o seu bem-estar.
Então, se para saber quais são todos os 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda, é só continuar a sua leitura nos tópicos seguintes. Confira!
Quais são os 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda?
O nosso corpo oferece diversos sinais que podem indicar que a nossa saúde não vai assim tão bem, e é necessário ficar atento a todos esses fatores.
A grande importância de ficar atento a esses 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda é que, dessa forma, torna-se possível começar um tratamento adequado.
A fisioterapia para dedo em gatilho, por exemplo, é uma das intervenções que, quando se fica atento aos sinais, pode oferecer resultados muito mais eficazes.
Então, falando sobre os 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda, citamos os seguintes:
1. Batimentos cardíacos acelerados
Se você sente que os seus batimentos cardíacos estão irregulares, então pode ser um grande sinal de problema cardiovascular.
Nesse caso, a melhor coisa a se fazer é procurar por um médico cardiologista, de modo que ele possa fazer os devidos exames e conseguir um diagnóstico.
2. Cansaço constante
Um dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda é o fato de começar a se sentir muito cansado, sem qualquer motivo aparente.
Então, se você tem a sensação de que não conseguiu descansar o suficiente, mesmo depois de uma boa noite e sono, esse pode ser um grande sinal de estresse.
Contudo, também pode indicar outros problemas, como carência de certas vitaminas, anemia, infecções ou depressão.
3. Dor de cabeça
Sentir dor de cabeça é um sintoma bastante comum, mas quando ocorre com bastante frequência, é preciso ficar mais atento.
Inclusive, há um estudo feito com pessoas que sofrem de cefaleia crônica, mostrando que cerca de 45% dos casos de dores de cabeça possuem origem de algum evento estressante.
Contudo, outros fatores também podem contribuir para sentir dor constante e intensa, como noites mal dormidas e desidratação.
Mas, independente do que tem causado essa dor de cabeça, esse é um dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda. Portanto, busque um médico para tratar esse problema.
4. Ficar doente frequentemente
Ficar doente com bastante frequência costuma indicar que a sua imunidade está baixa. Por conta disso, também, é um dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda.
A imunidade baixa pode surgir devido a diversos fatores, sendo que uma das principais são os altos níveis de estresse.
Porém, também pode ser fruto de uma alimentação desequilibrada, algo que pode facilitar a queda ou lesões em pessoas mais velhas.
Para resolver esse problema, uma boa dica é saber qual o melhor cálcio para idosos, de modo a fortalecer o seu sistema ósseo.
5. Mudanças na libido
Até pode ser que, com o avançar da idade, ocorram algumas alterações na libido, mas se isso ocorre de forma abrupta pode sim indicar problemas maiores.
Mudanças abruptas podem ser resultado de alterações hormonais, causas psicológicas ou mesmo a simples fadiga.
6. Mudanças no apetite
Sim, também podem ter algumas situações específicas que podem fazer com que você tenha mudanças no apetite.
Mas, se também não existe qualquer razão aparente para que sofra esse tipo de mudança, esse é sim um dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda.
Quando falamos sobre mudanças no apetite, isso se refere tanto ao aumento do apetite quanto ao fato de a vontade simplesmente desaparecer.
Algumas possíveis causas para esse tipo de alteração é por conta do uso de medicamentos ou condições psicológicas.
7. Problemas digestivos
Se você começou a ter sintomas como diarreia, constipação, dor no estômago, úlcera ou gastrite, esse também é um dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda.
Os problemas digestivos também tem certa ligação com o estresse, mas há diversas outras causas, tais como:
- Dieta;
- Desidratação;
- Infecção;
- Uso de determinados medicamentos.
8. Queda de cabelo
A queda de cabelo é um dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda que as pessoas mais costumam notar.
No geral, picos de estresse costumam liberar uma substância que bloqueia a entrada de nutrientes na região.
Contudo, as quedas capilares também podem indicar alterações hormonais, anemia, excesso de vitamina A ou B, hipotireoidismo, gravidez etc.
9. Surgimento de nódulos de tensão
Quando nos encontramos em uma situação estressante, os nossos músculos acabam enrijecendo.
Isso ocorre porque o estresse faz com que o nosso corpo fique em um estado de alerta e adrenalina pura, tensionando os músculos.
Essa tensão muscular tende a começar pela cabeça e pode seguir para outras áreas, como o pescoço, região lombar e ombro, podendo gerar nódulos de tensão.
Nesse sentido, ainda devemos indicar que existem câncer de pele que aparenta espinha. Isso quer dizer que é vital ficar atento aos sinais do nosso corpo.
Como aliviar esses sintomas?
É claro que cada caso é único e, portanto, é mais adequado que um médico avalie e indique o melhor tratamento possível.
Porém, todos os problemas mencionados acima podem ser resultado do estresse e, por isso, uma das formas de tratar é justamente tendo alívio. Mas como? As nossas dicas são as seguintes:
1. Sessão de massagem antiestresse
É fundamental para amenizar os desequilíbrios, como dor, fadiga e má postura. Essa massagem pode ajudar a soltar os nódulos de tensão e ainda trazer relaxamento dos músculos.
Fazer essa massagem ainda pode ajudar no combate à angústia e ansiedade, além de oferecer maior tolerância à dor e maior flexibilidade dos músculos.
Por fim, ainda melhora a circulação sanguínea e linfático, contribuindo também para a imunidade do nosso organismo.
2. Banho de imersão em leite
Muita gente não sabe, mas os banhos de leite contribuem para acalmar, hidratar e revitalizar a nossa pele.
O leite é rico em cobre, fósforo, ácido lático, proteínas, vitaminas e uma série de outras coisas. Tudo isso faz com que a pele se torne mais macia e renovada.
Ou seja, é uma ótima forma de obter relaxamento físico e mental, capaz de amenizar alguns dos 9 sinais que seu corpo precisa de ajuda.
3. Meditar
A meditação é uma prática milenar capaz de nos ajudar a combater o estresse da nossa vida, além de trazer uma série de outros benefícios.
Afinal de contas, meditar oferece uma grande sensação de paz e equilíbrio, sendo um grande auxílio para a manutenção da saúde e controle das nossas ações e emoções.
4. Praticar Yoga ou Pilates
Trata-se de duas práticas capazes de aumentar os níveis de substâncias químicas do nosso cérebro que são responsáveis pelo relaxamento.
Agora, o Pilates para quem tem artrose também é muito benéfico, uma vez que ajuda no fortalecimento e equilíbrio.
Fora isso, também contribui para a flexibilidade muscular, fluxo sanguíneo e ainda reduz as dores no corpo, fora o fato de diminuir os níveis de estresse.
5. Tirar um dia de spa para relaxar
O spa é tudo o que necessita para ficar completamente desestressado, além de cuidar da sua saúde como um todo.
Em um spa, você pode receber creme para pele envelhecida, massagens, esfoliação facial e corporal etc. Ou seja, é muito eficiente para aliviar o estresse e trazer uma grande melhora em seu bem-estar.