blog de nicho vale a pena? Quais as vantagens de um blog de nicho? Minha História: Um dos muitos erros que cometi quando comecei a trabalhar na internet, mas especificamente com programas de afiliados, foi o fato de pensar que bastaria colocar banners em meu blog que isto se converteria por si só.
Enchia o sidebar do meu blog com banners dos mais variados segmentos e produtos divergentes da área do blog achando que está “tática infalível” estaria proporcionando altos rendimentos na internet.
Lógico que eu não consegui nada e nem poderia conseguir, porém questionava o porquê eu não conseguia saber como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada e comecei a duvidar de que isto realmente seria verdade.
Mas, como tantas pessoas diziam ganhar muito dinheiro desta forma e por que eu não conseguia este sucesso?
Os banners eram tão bonitos, tão chamativos, inseri várias opções de produtos para os leitores escolherem e comprarem com o meu link de afiliado, mas nada! Nenhuma conversão; nem clique, nem venda, nem leads.
Em pouco tempo comecei a ter certeza de que ganhar dinheiro pela internet era a mais pura enganação, porém demorei a admitir que o erro maior estava na forma em que eu estava trabalhando.
Colocar banners, isto não é técnica ou tática nem aqui nem na China.
Para faturar com programas de afiliados o profissional necessita ser um estrategista, tem que colocar o banner certo no lugar certo, tem que escrever artigos sobre o produto, tem que divulgar corretamente, necessita conhecer profundamente o seu leitor e oferecer o melhor produto a ele e necessita também, mas não por último: personalizar cada campanha que participar para o seu blog e para o seu assinante.
Conhecer os seus assinantes, o que querem, o que procuram, as suas preferências, enfim saber todos os detalhes possíveis é a principal chave para o sucesso na internet.
Quanto mais segmentada uma lista de assinantes melhor para o seu blog e para quem dispõe de um blog de nicho isto facilita extremamente as coisas, pois a principal preferência do leitor é o conteúdo que dispõe em seu blog, mas você pode ir além disto e personalizar a preferência de cada grupo de assinantes que possui em sua lista de e-mail.
Um exemplo hipotético: suponhamos que você tem um blog de nicho que trata do seriado antigo da década de setenta/sessenta, Perdidos no Espaço. Você sabe que o seu leitor está ali por causa deste seriado, porém você pode identificar que o personagem preferido deste seriado era o Dr Smith e gostaria de saber mais sobre ele.
Está conseguindo entender o que estou tentando dizer?
Dei este exemplo porque adorava esse seriado.
Por mais que o assinante esteja em seu blog de nicho por causa do tema principal ele ainda está focado em uma preferência mais específica ainda e é isto que você como profissional da internet necessita descobrir para conseguir resultados cada vez mais satisfatórios na internet.
BLOG DE NICHO NECESSITA CONHECER OS SEUS LEITORES
Necessita conhecer os detalhes preferidos dos seus assinantes para saber exatamente quais produtos poderá oferecer para ser algo irresistível, e o visitante colocar a mão na carteira e comprar sem remorso algum.
É difícil criar uma lista com este nível de personalização?
Claro que é, se fosse fácil todos venderiam rios de dinheiro, porém esta talvez seja uma utopia, mas é algo que deve procurar focar através de pesquisas e relacionamento com a sua lista de assinantes.
Tenha uma certeza: sem estratégia tudo o que o vendedor da internet pode conseguir são vendas esporádicas; sem nenhuma razão.
São vendas na qual o comprador já estava decidido pela compra e poderia comprar pelo link de afiliado de qualquer outro.
Você na realidade não o influenciou em momento algum pela compra.
Tenha em mente esta máxima: quanto mais segmentado o seu blog e a sua lista de assinantes, mais resultados nas vendas.
Com blogs de nicho tendem ser mais fáceis, pois já trabalha com um público específico mais segmentado, porém mesmo assim pode ser mais trabalhoso e pode ser dividido em micro-nichos para facilitar a oferta dos seus produtos.
BLOG DE MICRO NICHO É INOVAÇÃO NA INTERNET?
Criar um blog de nicho até algum tempo atrás era a possibilidade de se destacar no concorrido mundo da internet, porém os tempos estão mudando e mesmo os chamados blogs de nicho estão muito concorridos e quando isto ocorre devemos apelar.
Talvez a denominação correta não seja apelar, mas sim adequar a realidade do momento e criar um blog de micro nicho, parece ser a opção mais prática e eficiente para se obter o espaço na internet com um tempo relativamente curto.
Mas afinal de contas o que é um blog de micro-nicho?
Podemos conceituar que um micro-nicho seja uma parte do nicho, ou seja:
Tema Principal: Esporte
Um nicho: Fitness
Micro-Nicho: Fitness para Mulheres
Ou seja, um projeto de blog de micro-nicho procura sempre ser mais específico, deixando de lado o geral para tratar exclusivamente de um segmento do nicho.
Portanto, o mundo dos blogs está cada vez mais competitivo e o profissional dependendo do nicho escolhido pode enfrentar, uma concorrência altamente acirrada e qualificada para conseguir espaço e ser capaz de produzir resultados financeiros que poderá ser extremamente difícil senão impossível.
Uma forma de tentar minimizar a concorrência e conseguir resultados mais satisfatórios é por meio do chamado “blog de micro nicho”
Quais as razões para trabalhar com um blog de micro-nicho?
Basicamente porque, via de regra, um blog de micro nicho estará encontrando um terreno muito pouco ou talvez nunca explorado de forma mais profissional e o seu novo projeto poderá estar suprindo uma lacuna naquele segmento e conseguirá tráfego e dinheiro.
Caso consiga desenvolver um trabalho razoável estará conquistando autoridade no micro nicho escolhido e as vendas poderão acontecer de forma natural e frequente.
Como encontrar produtos para blog de micro-nicho?
Caso o micro nicho escolhido tenha pessoas focadas neste assunto então o seu blog terá público + visitas porque possuem poucas opções relacionadas a este tema escolhido. Logicamente, que você não vai querer que o seu público visite o seu blog de micro nicho apenas porque não possui uma outra opção e você precisa tentar de todas as formas criar um conteúdo de qualidade para atender ao seu público.
Um blog de micro-nicho tende a ter menos visitas do que em um site ou blog de assuntos mais populares, porém são visitantes, mas cientes do que desejam e que estão ali porque realmente gostam do assunto em foco e não somente passando de um blog para outro, pois normalmente o micro-nicho não possui ainda esta riqueza de conteúdo na internet.
Talvez em um blog de tema popular poderia ter 1000 visitas diárias e uma única venda de valor irrisório e no blog de micro-nicho talvez cem visitas diárias com duas ou três vendas de valores razoáveis. São suposições, mas que podem perfeitamente corresponder a realidade dos fatos caso consiga ter o discernimento de escolher um bom micro-nicho para trabalhar.
Quanto está em um nicho muito específico como o micro-nicho o visitante tem a noção exata do que procura, o redator do blog não precisa convencer com todos os requintes para conseguir realizar uma transação. Ele quer tal produto para resolver o problema que ele tem e está acabado. É mais decisivo e sabe o que quer e paga por isto.
A dificuldade maior para um blog de micro nicho é encontrar um produto de qualidade que realmente resolva a necessidade do potencial cliente.
Você precisa ter em seu blog um produto da mais alta qualidade para satisfazer aos anseios dos seus leitores, e para conseguir isto não vai procurar exclusivamente info-produtos (produtos digitais), mas poderá promover também produtos físicos relacionados com o micro nicho escolhido.
Nestas circunstâncias felizmente ou infelizmente não poderá limitar na sua procura apenas os produtos disponibilizados, nas “prateleiras virtuais”, mas vai precisar ir além para encontrar um produto realmente satisfatório no seu micro nicho.
Também é importante se capacitar e um Ebook marketing digital pode te ajudar bastante na obtenção de conhecimentos.
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