Tráfego orgânico consiste no número de visitas geradas em sua página sem a necessidade de anúncios. E, durante a criação de sites, muitos empreendedores têm interesse em obter esse desempenho.
Normalmente, esse desempenho é obtido através dos mecanismos de busca, como o Google. Porém, muitos usuários recorrem a aplicação de técnicas e estratégias, as quais aumentam o tráfego de sua página.
Muitos empreendedores da área de arquitetura recorrem às estratégias de marketing digital para criar um site responsivo, mas a maioria tem interesse em gastar o mínimo possível. E, nesses casos, a melhor solução é o tráfego orgânico. Confira, a seguir, mais informações.
Você sabe o que é tráfego orgânico?
Em linhas gerais, tráfego orgânico significa todas as visitas que você conquista em seu site sem a necessidade de gastar com anúncios. Ou seja, quando os usuários entram em sua página através de uma pesquisa no Google, sem você gastar com anúncios.
Vale lembrar que existem várias formas de como divulgar um site.
Porém, para compreender sobre o tráfego orgânico, os usuários precisam entender as diferenças que existem entre o tráfego orgânico e o tráfego pago. Esse também é o caminho para descobrir qual é o mais indicado para a sua empresa.
Tráfego significa toda a visita que você recebe em seus canais digitais, sejam eles sites, blogs ou suas páginas nas principais redes sociais. Por outro lado, tráfego pago é aquele que você paga dinheiro para gerar resultados em sua página.
Todos os usuários de internet já se depararam, pelo menos uma vez, com anúncios que aparecem nas principais plataformas. Essa é a principal diferença que existe entre esses termos.
Qual é a diferença entre tráfego pago e orgânico?
Em termos gerais, tráfego orgânico significa todas as visitas que você recebe a qualquer momento em sua página. Por outro lado, no tráfego pago, isso só acontece quando um anúncio é mantido no ar.
O orgânico gera visitas por relevância em sua página. Ou seja, os usuários que encontram o seu conteúdo, o acessam através das pesquisas que eles realizam nos mecanismos de busca, como o Google.
Já no tráfego pago, todas as visitas são garantidas por compensação financeira. Ou seja, os interessados devem pagar ao Google para que seu site ou blog seja indicado aos usuários nos mecanismos de busca.
Embora esses dois tráfegos sejam diferentes pelo custo envolvido, duvide quando alguém te diz que o orgânico não exige nenhum tipo de investimento por meio dos interessados em divulgar seus produtos ou serviços.
Mesmo que o orgânico tenha um custo relativamente menor que o pago, ele demanda estratégias para atrair e reter novos clientes. Ou seja, em ambos os casos, é necessário investir para alcançar seus resultados.
Além disso, os resultados podem demorar muito mais tempo para aparecer no orgânico, do que seria no pago. Mas se você quer que as pessoas te encontrem pelos conteúdos relevantes, sem gastar muito, esse é o melhor caminho.
Por que escolher o orgânico?
Existem vários motivos para escolher o orgânico ao invés do tráfego pago. Porém, esse tipo de tráfego é altamente indicado nas seguintes situações: construir um relacionamento fiel com os usuários, sem a necessidade de gastar muito com isso.
Imagine ter que pagar todas as vezes para atrair a audiência que tem interesse. Embora investir nesses dois tipos de tráfegos seja extremamente valioso para a sua empresa, é necessário ter um bom planejamento.
Isso porque, de nada adianta investir em anúncios, se o resultado final não é aquele que você imagina. Então, se você quer atrair um bom público para a sua página, mas sem gastar muito, o tráfego orgânico é a resposta.
Quando as pessoas investem no orgânico, o resultado é um aumento no engajamento e fortalecimento do relacionamento com os usuários. Além disso, esses resultados são garantidos a longo prazo.
Essa também é a forma de mostrar aos usuários que o seu conteúdo é de qualidade. Afinal, ele está sendo bem posicionado e mostrado para o público pelos principais mecanismos de busca, como o Google.
E, no decorrer do tempo, a sua página tem mais credibilidade e autoridade, aumentando ainda mais as visitas. Porém, para alcançar esses resultados, é essencial ter paciência e consistência.
Quais são os benefícios do orgânico?
Primeiramente, vale muito a pena investir no tráfego orgânico para o seu negócio, independentemente do segmento. Enfim, existem vários benefícios para quem aplica essas estratégias e técnicas, veja as principais.
- Conquistar maior autoridade no seu nicho. Afinal, quanto maior for a qualidade de seus conteúdos, mais reconhecido você se torna.
- Excelente custo-benefício.
- Constitui um excelente relacionamento com a sua audiência.
- Quando os posts são orgânicos, além de relevantes, o tempo de liderança nos mecanismos de busca são indeterminados.
Além disso, ao investir nesse tipo de tráfego, o seu post fica nas primeiras posições dos mecanismos de busca. Isso mostra aos usuários que o seu conteúdo é relevante, além de mostrar autoridade no assunto.