É inegável que a internet mudou a forma de nos relacionarmos nos mais diversos âmbitos, especialmente na área dos negócios.
Cada vez mais empresas buscam espaço no mundo digital, visando serem reconhecidas entre os clientes já consolidados e também conquistar mais oportunidades de negócios, prospectando novos clientes.
A internet é um campo bastante propício para essa busca, uma vez que tem a capacidade de abranger um enorme número de pessoas.
Entretanto, para chamar a atenção e, de fato, conseguir consolidar negócios on-line, é preciso traçar estratégias eficientes e bem planejadas e é aí que o marketing digital mostra toda sua importância.
Essa área visa entender quem são os clientes de determinada empresa, quais suas necessidades, vontades, onde estão localizados em maior concentração e qual a melhor forma de se comunicar com eles.
Assim, é possível atingi-los com campanhas mais efetivas, otimizando os gastos financeiros e também o tempo empregado na ação.
Uma das estratégias utilizadas pelos profissionais da área é o funil de marketing digital, que permite um mapeamento mais apurado de todas essas informações.
O modelo lembra muito o funil de vendas utilizado pelos profissionais do comercial, mas é voltado para o contato com o consumidor feito pelo canal da internet, seja ele em anúncios, sites ou páginas nas redes sociais.
O objetivo geral da análise do funil de marketing digital é entender a jornada do cliente, desde os primeiros contatos até a consolidação da venda e fidelização do consumidor.
A seguir, você poderá conferir como se estabelecem cada uma dessas etapas e qual a importância de montar um bom funil e saber como interpretá-lo.
Acompanhe para saber mais!
Como funciona o funil no marketing digital?
Há até pouco tempo, não era tão comum que os profissionais de marketing se apropriassem do modelo de funil para analisar seus negócios.
Entretanto, com o aumento do e-commerce e das estratégias digitais das marcas para conquistar mais clientes, as ações de marketing deixaram de ser feitas apenas para o público geral na internet e passaram a ser melhor direcionadas.
Assim, o marketing digital passou a atuar também no meio e no fundo do funil, passando a ser elemento indispensável para quem quer ter maior taxa de sucesso nas negociações online.
As etapas de um funil de marketing digital são as seguintes:
Topo do funil
Antes de cogitar fazer uma compra ou contratar um serviço, o cliente precisa ter os primeiros contatos com a marca, entender alguns aspectos do que ela oferece e ser convencido dos benefícios que aquela aquisição pode trazer para seu dia a dia.
A etapa do topo do funil – analogia para a parte mais larga do objeto – consiste justamente nesse primeiro momento, de conhecer e se encantar para poder consolidar o negócio.
Aqui, muitas pessoas podem ser atingidas pelas estratégias que serão traçadas, mas nem todas irão se tornar seus clientes.
Isso ocorre porque nem todo mundo terá suas necessidades supridas pelo que sua empresa ou marca oferece, então é normal que ocorra o estreitamento entre os primeiros números atingidos e o volume real de vendas.
Então, nessa primeira parte, é necessário gerar identificação, fazendo com que seu cliente perceba que tem uma questão para resolver que ele nem mesmo sabia que tinha.
Em seguida, é preciso demonstrar como sua marca atua, de forma eficiente, para resolver aquele problema.
Exemplificando para melhor visualização, um consultório odontológico que deseja prospectar mais clientes para a especialidade de ortodontia precisará convencê-los de que o uso de um aparelho dental trará benefícios para esses consumidores.
Portanto, o primeiro contato poderia ser com conteúdo voltado para mostrar o quanto um belo sorriso pode fazer a diferença para a autoestima, imagem profissional, questões de saúde bucal, entre outras com as quais o indivíduo possa se identificar.
Depois, pode-se mostrar o quanto a clínica é capacitada, com ótimos equipamentos e profissionais, tudo isso por um preço acessível.
Assim, é estabelecido um diálogo com o cliente que, ao perceber essa necessidade e vantagens, fica inclinado a seguir para os próximos passos.
No marketing digital, essa estratégia pode ser posta em prática por meio de publicidade nas redes sociais, disponibilização de conteúdo informativo no site da empresa, campanha com digital influencers, entre outros.
Para escolher a melhor forma de campanha, é preciso ter em mente quem é a persona que se deseja atingir, identificando o método mais eficaz para captar sua atenção e por qual meio há maiores chances de atingir o público alvo desejado.
Meio do funil
Após o convencimento de que aquele produto ou serviço é interessante, o objetivo é captar dados que possam ser utilizados para métricas de avaliação de conversão e até mesmo contato posterior com esse potencial cliente.
Essa parte também é conhecida como captação de leads, que são oportunidades de negócios para a empresa. Quanto mais interessado o cliente estiver, mais qualificados serão esses leads.
Para conseguir esses dados com maior eficácia, é comum que as empresas lancem mão de estratégias como oferecer um chatbot que tire dúvidas sobre o produto, espaço para orçamento, botões para contato pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, entre outros.
Outra ideia bastante eficaz é oferecer demonstrações grátis, que ajudam o cliente a constatar a qualidade do serviço prestado e, assim, se convencer ainda mais de que a sua marca é exatamente o que ele procura.
Fundo do funil
Este é o momento mais esperado: a conversão para a venda.
Aqui, no fundo do funil, o cliente já está inclinado a fechar negócio com a sua empresa e só precisa daquele empurrãozinho final.
As estratégias mais usadas e eficazes podem ser oferecer frete grátis, cupom de desconto, mostrar depoimentos de clientes que comprovam a eficácia do produto ou serviço oferecido, entre outros.
A ideia aqui é convencer aqueles que ainda estão indecisos sobre os benefícios da compra, então invista na argumentação e em técnicas de persuasão que possam contribuir neste sentido.
Outra importância do fundo do funil é que, geralmente, é com os resultados de conversões obtidos nessa etapa que podemos mensurar o sucesso das campanhas e ações utilizadas, analisando qual percentual de clicks e visitas se tornaram, de fato, negócios consolidados.
Assim, é possível saber o que deu certo e o que precisa ser ajustado nos próximos meses.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um funil de marketing digital, que tal implementar essa ação em sua empresa? Contate uma agência especializada e comprove o quanto essas estratégias podem ajudar sua empresa a crescer.