Cada vez mais as pessoas têm procurado por conexões e relações mais profundas de forma que se sintam ouvidas, compreendidas e respeitadas. Isso também tem sido verdade na escolha das empresas em que os consumidores realizaram a compra dos produtos ou serviços. Nesse sentido, o marketing de relacionamento pode se mostrar uma estratégia necessária.
Justamente por causa dessa busca por pessoalidade e personalização, inclusive nas relações comerciais, grandes empresas de renome têm investido cada vez mais no marketing de relacionamento e têm obtido resultados muito positivos por conta do diferencial.
As empresas têm, progressivamente, preferido a personalização do atendimento e a humanização do relacionamento com os clientes do que as relações mais formais, frias e distantes, como eram estabelecidas anteriormente.
Isso porque têm se notado a extrema importância do vínculo entre a aproximação pessoal com o cliente e a probabilidade do fechamento de um negócio, visto a humanização da marca, por exemplo. Afinal, as pessoas tendem a comprar de quem conhecem e confiam.
Esse tipo de aproximação não apenas funciona para a captação de novos clientes ou a venda de novos produtos, mas visa à fidelização do consumidor e o espalhamento da marca para outros clientes em potencial.
Isso auxilia na consolidação do negócio como uma empresa forte no mercado.
A importância do marketing de relacionamento
Por meio de ações de marketing de relacionamento, a empresa visa conquistar uma relação de fidelização com o cliente, uma ação que beira a sensação de amizade.
Essa aproximação é fundamental para que ele sinta que conhece aquela empresa, confiando nela, como entidade, e em seus produtos.
Mas é também indispensável para a companhia em si, pois assim recebe mais feedback dos clientes, tendo seus serviços melhorados e divulgados, organicamente, de um consumidor para outro.
Desta forma, ao contrário do marketing convencional que centraliza a ação no produto a ser divulgado, a empresa passa a focar no cliente que está comprando.
Assim é mais provável que o consumidor finalize a compra do que está procurando e volte a buscar a loja em eventos futuros, dando preferência pelo serviço que o prioriza.
O processo de encantamento
O processo de fidelização do cliente é também conhecido como o método de encantamento, pois a partir deste momento o consumidor se torna fã da empresa.
Com isso, o negócio passa a ser menos vulnerável à concorrência, mais engajado com a divulgação da empresa, podendo até aumentar o valor do Ticket Médio.
A etapa do pós-venda é necessária para a criação de ações que estreitem as conexões com essas pessoas que já são meus clientes.
Essa é uma das ferramenta de vendas mais importantes do processo, que exige menos verba de investimento, e mesmo assim traz resultados de qualidade, não podendo ser negligenciada.
Ao tornar esse cliente em um “encantado”, o marketing de relacionamento está o convertendo em um promotor dos serviços prestados.
Atitudes como dedicar uma atenção maior à excelência na experiência de compra, a realização de um atendimento bastante pessoal e impecável, atendimento ao objetivo de consumo principal do cliente e a atenção em conhecer quem são esses compradores mais fiéis, são algumas formas de encantar com uma experiência inesquecível.
Importância da gestão de relacionamento
Outra forma importante de encantar o cliente é por meio da informação de valor.
Saber sobre o cliente e seus gostos mostrará que a sua marca o conhece muito bem e se importa.
Para essa ação funcionar de forma assertiva o uso do CRM administração relacionamento cliente é imprescindível, pois será o sistema de Customer Relationship Management (CRM) que organizará e fornecerá os dados da base de clientes para os setores de marketing, vendas e atendimento.
Essas informações sobre o comportamento de cada cliente, na loja, é o que possibilitará a melhor personificação do atendimento e fidelização.
Dicas de como cativar e fidelizar o público
Assim, algumas das formas que podem ser utilizadas para cativar, converter e fidelizar o público são focando nas ações do pré-venda e, principalmente, pós-venda.
São algumas estratégias para isso:
- Descobrir quem é o seu cliente;
- Categorizar as preferências do público em grupos;
- Criar ações personalizadas para cada grupo;
- Utilizar programas de CRM para auxiliar na organização dos dados;
- Manter o banco de dados atualizados;
- Provar ao cliente que a sua empresa é de confiança;
- Engajar com o comprador e não deixe a relação acabar (marketing);
- Investir em promoções para os que são fiéis a empresa;
- Resolver os problemas com agilidade;
- Mostrar aos compradores que suas opiniões importam.
Deste modo, ao conciliar um atendimento de qualidade e uma boa experiência durante o processo, como realizar um bom acompanhamento pós-venda e até o envio de brindes personalizados, com ferramentas apropriadas para a análise do público, o relacionamento com o cliente será favorecido e a fidelização ocorrerá. Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas de diversos nichos, bem como estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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