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Como transformar o Instagram em um aliado para as vendas

Como transformar o Instagram em um aliado para as vendas

Descubra como transformar o Instagram em um aliado para as suas vendas e consiga obter mais resultados em sua estratégia de marketing.

Sucesso junto aos usuários de redes sociais, o Instagram já não é mais uma mera ferramenta de entretenimento. Nos dias de hoje, ele é um excelente aliado comercial e um ótimo recurso para as vendas.

Atualmente, a plataforma possui 1 bilhão de usuários ativos, e em 2018, as páginas de empresas brasileiras aumentaram em 33% o seu número de seguidores. Esses dados pertencem ao Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers.

Por isso, muitos lojistas de e-commerce resolveram apostar no Instagram, pois perceberam que ele pode atrair público para suas lojas virtuais. Aliás, divulgar produtos nessa rede social é uma excelente estratégia de marketing.

Instagram como um aliado para as vendas

Para transformar o Instagram em um aliado para as vendas, você precisa entender as especificidades da plataforma. Além disso, é necessário seguir algumas estratégias para potencializar sua marca e impulsionar seus negócios.

Poste fotos de qualidade

O sucesso de uma marca tem enorme ligação com seu branding. Por isso, a imagem é um dos fatores mais importantes para uma empresa criar uma identidade. Dessa forma, a empresa terá algo que realmente represente sua marca.

Portanto, antes de fazer suas postagens, tente entender e definir um conceito para sua loja. Além disso, analise qual sentimento você quer provocar em seus clientes. Mais do que promover seus produtos, as fotos de seu perfil devem ter um estilo que esteja alinhado à sua marca. Assim, seu Instagram realmente será um aliado para as vendas.

Após fazer essa análise, você realmente estará pronto para produzir suas fotos. Ou seja, é preciso ter em mente que personificar e humanizar seus posts é crucial para o crescimento de sua marca. Dessa forma, ficará mais fácil aproximar sua página das pessoas e, por consequência, aumentar suas vendas.

Para gerar engajamento, você pode fazer posts sobre o processo de fabricação do seu produto. Além disso, você também pode mostrar os bastidores da sua loja e o trabalho de seus funcionários. Para isso, tire fotos com boa iluminação, aprenda as técnicas básicas de fotografia e use filtros que melhoram ainda mais a qualidade da foto.

Antes de definir o que fotografar, lembre-se do estilo que sua marca pretende promover expondo seus produtos. Ou seja, seus posts devem causar uma sensação agradável naqueles que entrarem em seu perfil. Dessa forma, será possível associar suas fotos à marca de sua loja virtual. Com isso, as pessoas terão mais interesse em visitar a sua loja e até mesmo se tornarem clientes.

Escreva uma boa legenda nas fotos

Após editar as fotos, lembre-se de fazer uma boa descrição. A legenda da foto deve ser bem clara e objetiva, pois evitará incoerências e confusões. Portanto, evite textos ambíguos e procure pesquisar sobre os termos e as linguagens mais relevantes para o seu público.

Após criar sua legenda, lembre-se de usar hashtags na postagem. Para quem não sabe, hashtags são palavras-chave que funcionam como tags de conteúdo. Por meio dessas palavras, se torna mais fácil encontrar o seu post no Instagram. Aliás, quando uma hashtag é bem ranqueada, muitos usuários tendem a pesquisá-la no Instagram.

O Instagram permite que cada post tenha, no máximo, 30 hashtags. Contudo, o mais recomendado é usar entre uma e cinco, sempre após a descrição.

Na hora de definir suas hashtags, escolha temas que tenham relação com o conteúdo de seu post. Depois disso, crie uma hashtag exclusiva para sua marca, pois isso reforçará sua autoridade nas redes. Assim, seus clientes poderão citar a sua página e publicar fotos com seus produtos.

Atraia o público

Após finalizar o seu post, é preciso criar estratégias para ganhar visibilidade em seu perfil do Instagram. Um bom modo de fazer isso é usar a opção “adicionar o local” em suas fotos.

Dessa forma, os clientes que estiverem próximos de sua loja ficarão interessados em seu produto, especialmente se sua entrega foi rápida. Aliás, se você tiver uma loja física, essas pessoas podem se deslocar até o local e verificarem seus produtos pessoalmente.

Ademais, não esqueça de fazer um planejamento para suas publicações e preste atenção ao seu número de postagens. Evite fazer muitos posts um em cima do outro, tática conhecida como flood. Ao fazer isso, a tendência é que seus usuários deixem de seguir a sua página. Fazer posts massivos não aumentará o seu número de clientes, portanto, você deve manter o foco na qualidade de cada postagem.

Para aumentar o seu engajamento no Instagram, é preciso analisar os melhores horários para publicar algum post. Apesar de não existir um horário perfeito para isso, existem períodos do dia onde o volume de pesquisas é maior. Normalmente, posts em horários fora do expediente e aos fins de semana têm mais alcance. Nesse caso, você precisa testar a preferência de seu público e saber o que mais o agrada.

Para atrair novos seguidores, procure pessoas que realmente se identificam com sua página. Para isso, é necessário fazer buscas que estejam atreladas ao conteúdo de sua marca. A partir daí, siga os perfis que publicam um conteúdo parecido com o seu. Logo depois, observe os seguidores dessas páginas e veja o comportamento deles. Dessa forma, você saberá que tipo de post atrai a atenção dessas pessoas.

Parcerias e sorteios

Um bom modo de atrair público para sua página é fazer parcerias e sorteios. Por isso, não deixe de apostar nesses recursos para elevar a audiência de sua marca. Contudo, para que o sorteio seja feito da maneira correta, é preciso verificar as regras instituídas pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, você evitará problemas com a justiça.

Por sua vez, uma boa parceria com influenciadores digitais pode aumentar suas vendas e seu número de seguidores. Como os influenciadores têm muitos seguidores, esses profissionais conseguem atrair muito engajamento e vendas para seus parceiros.

Para conseguir uma parceria desse tipo, procure algum influenciador relevante para o seu conteúdo. Após entrar em contato com ele, ofereça alguns brindes ou kits para que ele fale bem de sua marca. Normalmente, quando a parceria é aceita, o influenciador faz um post gratuito para divulgar sua marca na página dele.

Use os anúncios do Instagram

Desde 2015, o Instagram permite que as pessoas façam anúncios. Entretanto, para usar esse recurso, é necessário ter uma conta do Facebook for Business vinculada ao Instagram.

Para fazer essa conta, acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e crie o seu perfil. Após fazer a conta e colocar o seu anúncio, levará um tempo até que ele seja aprovado. Entretanto, após a aprovação, o conteúdo será divulgado no período selecionado.

Observe suas métricas

Diversas pessoas sabem como utilizar os recursos mais simples da plataforma, como por exemplo tirar o Visto no Instagram e outros, mas quem é um empreendedor deve ir muito além disso.

Para quem trabalha com Instagram, analisar os dados de sua página é muito importante. Aliás, estudar as suas métricas é crucial em qualquer rede social. Sem uma análise desse tipo, se torna complicado avaliar o que está certo e o que está errado no perfil.

Por isso, é necessário reservar um tempo apenas para analisar as métricas de cada publicação. Assim, ficará mais fácil perceber o que funcionou e o que deve ser melhorado.

Ao fazer um bom estudo de suas métricas, você verá quais posts foram interessantes para o seu público. Dessa forma, você pode reforçar a ideia que deu certo e descartar a ideia que fracassou. Quanto mais noção você tiver sobre suas métricas, maior a chance de elevar o crescimento de sua página.