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As melhores estratégias para valorizar o seu negócio online

Há quase dois anos, a pandemia do coronavírus desestabilizou todos os setores da vida, e mudou a forma como nos relacionamos, nos comunicamos e interagimos. Foi preciso se adaptar, remodelar e reconfigurar nossas ações, decisões e perspectivas.

Neste contexto, o mundo empreendedor teve muito a explorar, quando mais de 700 mil empresas tiveram que fechar as portas e tantas outras sentiram direta e indiretamente o impacto negativo da pandemia, foi preciso arregaçar as mangas e encontrar soluções para se manter de pé.

Não à toa, as estratégias de Marketing digital bombardearam a internet e são cada vez mais procuradas como alternativa para impulsionar os mais variados negócios e fortalecer a imagem de empresas e marcas.

Hoje falaremos um pouco sobre essas estratégias e como elas podem ser úteis para você. Continue acompanhando a leitura.

O que é Marketing digital?

estratégias para o negócio online

O marketing digital se refere a um conjunto de ações, recursos e ferramentas, utilizadas para promover marcas, produtos e serviços no meio digital, e tem como principal objetivo, aumentar a visibilidade de empreendimentos, melhorar a relação com os consumidores, e facilitar novas oportunidades de negócio.

Com ele, todas as ações são pensadas e projetadas usando a internet e os canais virtuais de comunicação como sites, redes sociais, blogs, lojas virtuais, etc. para impulsionar um empreendimento nos diversos dispositivos eletrônicos (celulares, tablets e computadores).

As principais estratégias do Marketing digital

Para alcançar a presença digital, o Marketing digital contribui com uma variedade de estratégias que podem ser usadas, e adaptadas à realidade de qualquer negócio, trazendo inúmeras vantagens. Veja algumas delas:

  • Conhecer melhor e segmentar seu público (faixa etária, gênero, cor, interesses, localização geográfica, etc), permitindo produzir ações para as pessoas certas na hora certa e com maior impacto;
  • O baixo custo, já que não são necessários grandes recursos e investimentos em campanhas, permitindo que pequenos empreendedores possam divulgar seus produtos e serviços gastando muito pouco.;
  • Possibilidade de acompanhar, analisar e mensurar os resultados de seus esforços em tempo real.

As vantagens são muitas e vale a pena tentar, por isso, reunimos algumas estratégias para que você possa experimentar em seu negócio.

Design

O design é uma das formas mais eficientes de solucionar problemas em algum negócio, principalmente no que diz respeito a identidade de uma marca e sua apresentação visual, importantes por se tratarem do primeiro contato que um público terá com sua marca.

Um site bem pensado, organizado, com boas imagens e com navegação agradável tem maior potencial para atrair e reter uma pessoa, do que outro onde o consumidor não consegue encontrar o que procura, as imagens dos produtos são de baixa qualidade e as informações são insuficientes para que ele confie no que você oferece.

Se você vende camisetas com estampas exclusivas, por exemplo, um bom mockup pode fazer toda diferença na hora de expor o seu catálogo.

Marketing de Conteúdo

O principal objetivo do Marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, é a criação de conteúdos relevantes e que agreguem valor, engajem e informem a sua audiência, levando-a a se interessar por sua marca, não só pelos serviços e produtos, mas pelo conteúdo de valor que ela oferece.

Esta é uma das estratégias que mais cresce, por ser muito eficiente em direcionar e converter, usando ferramentas como blogs, vídeos, podcasts, ebooks e outros materiais educativos, etc.

Também recomendamos a leitura do artigo sobre as competências do Profissional de Marketing.

Redes Sociais

Já está mais que provado como as redes sociais se tornaram indispensáveis para quem tem um empreendimento, elas são hoje um dos principais meios para fortalecer e manter um relacionamento com o público, alcançar novas pessoas, e divulgar campanhas, produtos e serviços.

Se seu público alvo frequenta espaços como Facebook, Instagram, Youtube, etc., é neles que você precisa estar.  

Além das estratégias acima, é possível dispor de práticas como o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), que facilitam que seus canais sejam encontrados por buscadores como google e o Email marketing que ajuda a manter o interesse do público, por exemplo, e todas elas devem ser aproveitadas para beneficiar seu empreendimento e fazê-lo alcançar o sucesso que almeja.