Com o aumento do trabalho remoto, mais pessoas do que nunca desejam se tornar um freelancer ou começar como freelancer. O que levanta a próxima pergunta óbvia … COMO começar a fazer freelance?
Felizmente, é mais fácil se tornar um freelancer do que nunca. Mais de 57 milhões de brasileiro trabalharam como freelancers em 2020 e a tendência continua a crescer com mais de 50% da Geração Z optando por começar a trabalhar como freelance.
Não só é mais popular do que nunca se tornar um freelancer, mas as empresas estão ficando cada vez mais confortáveis contratando freelancers em vez de funcionários em tempo integral.
Muitos trabalhos podem ser realizados remotamente, e as empresas não precisam fornecer os mesmos benefícios financeiros ou de saúde aos freelancers que oferecem aos funcionários em tempo integral.
Então, talvez seja a hora de VOCÊ se tornar autônomo e começar um negócio autônomo.
Vamos falar sobre como você pode começar um negócio autônomo muito rapidamente com muito pouco dinheiro adiantado.
Defina seus objetivos para freelancer
Tudo começa com o conhecimento de seus objetivos para iniciar seu negócio freelance.
Você não entraria no carro e começaria a dirigir se não tivesse um destino, e também não deveria começar um negócio autônomo sem um destino.
Sem um destino, é difícil saber em que direção seguir. As metas fornecem esse destino para começar seu negócio freelancer.
Comece explicando por que você deseja começar como freelancer
Simon Sinek é famoso por sua palestra no TED incentivando o público a “Comece com o porquê”.
Todos os dias, você precisa se motivar para encontrar clientes e fazer um trabalho excepcional para eles – e o primeiro passo é entender seu próprio “por quê”.
Por que você quer se tornar um freelancer em primeiro lugar?
- Para criar alguma renda paralelamente?
- Para substituir sua renda em tempo integral?
- Quanto você deseja ganhar como freelancer?
A razão pela qual você deseja se tornar um freelancer será sua estrela do norte, independentemente do seu sucesso ou não.
Comece a trabalhar como freelancer em meio período ou como um colega de trabalho
Freelancer em tempo parcial ou como um trabalho paralelo é um ótimo lugar para começar. Quando há menos pressão para gerar renda imediatamente, você pode ser mais atencioso com o tipo de trabalho que realiza e com os clientes para os quais o realiza.
Por esse motivo, é realmente uma ótima ideia começar um negócio freelance antes do necessário. O freelancer muitas vezes é construído a partir de relações de confiança e clientes, e essas relações levam tempo para se formar.
Portanto, se você começar a trabalhar como freelancer em meio período ou em outro período, terá tempo para criar os relacionamentos cruciais de que precisa para viver como freelancer em tempo integral.
Dando o salto para começar a trabalhar como freelancer em tempo integral
Se você está decidido a pular no fundo do poço e se tornar um freelancer em tempo integral, isso é ótimo! Nunca foi um momento melhor para ser seu próprio patrão.
Se essa for sua meta, você vai querer calcular quanto precisa ganhar para cobrir suas despesas de vida. E quero dizer todas as suas despesas de subsistência, incluindo impostos, seguro saúde e até aposentadoria.
Este é o seu destino de renda freelancer!
Se você tem contas imediatas para pagar ou mesmo dívidas, precisa ter um controle sobre essa meta de renda para não cavar em um buraco mais profundo.
Você pode não conseguir atingir esse número no primeiro mês, mas saber qual é sua meta de renda o ajudará a chegar lá o mais rápido possível.
Escolha com quais habilidades você começará a trabalhar como freelancer
Quer você esteja definido para se tornar um freelancer em tempo integral ou temporário, seu negócio será construído em torno das habilidades exclusivas que você tem a oferecer. Essas habilidades são seu maior trunfo.
Portanto, o primeiro passo é identificar as diferentes habilidades que você construiu ao longo dos anos que outras pessoas podem não ter e que desejam pagar VOCÊ para usar.
Comece com uma planilha simples. Na primeira coluna, comece listando cada habilidade individual em que você pode pensar.
Comece a fazer freelance com habilidades de empregos anteriores
Será mais fácil começar com todas as habilidades pelas quais você já foi pago para alavancar. Não importa se o trabalho era de tempo integral ou parcial, desde que você estivesse sendo pago.
Se um empregador está disposto a pagar você para fazer esse trabalho, é provável que você seja muito bom nisso! Essa é uma habilidade que você provavelmente pode aproveitar para iniciar um negócio freelance.
Pense em seus últimos empregos: o que você estava sendo pago para fazer por essas empresas?
Não se reprima – pode ser atendimento ao cliente, design gráfico, fotografia ou modelagem financeira.
Se essas funções exigirem criatividade ou o uso de um software específico , é ainda mais provável que alguém esteja disposto a pagar a VOCÊ em vez de dedicar um tempo para aprender essa habilidade por conta própria.
Alguns exemplos de software comuns seriam Adobe Photoshop, Figma, Sketch, Microsoft PowerPoint, Microsoft Excel e assim por diante.
Comece como freelancer com habilidades fora da sua descrição de trabalho
Quando estiver pensando em seus empregos anteriores, não se limite à descrição do trabalho ou às principais responsabilidades.
Na maioria dos empregos de tempo integral, os funcionários se veem fazendo coisas que não estavam originalmente em sua descrição de trabalho.
Por exemplo, se você era responsável por administrar as contas de mídia social de uma empresa, provavelmente também aprendeu algumas habilidades de redação.
Portanto, em vez de pensar apenas em suas habilidades de mídia social, você também pode ser adequado para redação ou trabalho de marketing.
Adicione cada habilidade específica à lista – quanto mais habilidades você puder nomear, melhor.
Comece como freelancer usando seus hobbies e habilidades autodidatas
Suas habilidades não se limitam apenas ao que você foi pago para fazer. Vá além das coisas pelas quais você já foi pago, para as coisas que você mesmo aprendeu, ou mesmo seus hobbies.
O que você gasta tempo fazendo só porque gosta de fazer? Pense em tudo.
Por exemplo, se você coleciona selos, provavelmente é um pesquisador forte, organizado e pode até ser bom em negociações!
Se você aprendeu a projetar gráficos no Canva, isso também conta.
Novamente, neste estágio, quanto mais habilidades você puder listar, melhor.
Liste suas habilidades
Depois de ter uma lista de todas as habilidades que você foi pago para usar, aprendeu sozinho e como hobby, agora podemos começar a restringir essa lista.
Primeiro, priorize a lista pelas habilidades pelas quais você deseja receber mais.
Você pode criar uma nova coluna em sua planilha e classificá-la em ordem, começando com a número um.
É bom ter aspirações aqui. Se dependesse de você (e é), o que você gostaria de ser pago para fazer todos os dias?
Em seguida, você deseja fazer um pouco de pesquisa.
Quando se trata de freelancer, ter concorrência é uma coisa BOA. Se não houver outros freelancers sendo pagos pelo trabalho que você decidiu que deseja fazer, é provável que não haja muito dinheiro para ganhar lá.
Procure em sites como Upwork ou Fiverr e procure freelancers usando as cinco principais habilidades que você identificou.
Em outra coluna, observe os limites altos e baixos de quanto outros freelancers estão recebendo por hora ou por projeto.
Se ninguém está ganhando uma renda de qualidade usando sua habilidade preferida, verifique a segunda ou a terceira e assim por diante até encontrar uma habilidade pela qual as pessoas estão recebendo dinheiro de verdade e que você está animado para começar um freelance negócios ao redor.
Defina seus clientes-alvo
Depois de identificar as habilidades que serão mais lucrativas e agradáveis para você, é hora de pensar em quem vai pagar para usá-las.
Muitos freelancers deixam de ser atenciosos e ambiciosos aqui.
Eles começam como freelancers e ficam com tanto medo de vender que aceitam qualquer cliente que lhes ofereça qualquer quantia de dinheiro para fazer qualquer coisa.
Não seja como esses freelancers!
Para começar a prospectar clientes, você pode usar plataformas como Workana, 99 Freelas ou BID Digital. Se você enviar 100 propostas, pelo menos 5 trabalhos você irá conseguir.