Você teve uma ideia de negócio incrível, fez as pesquisas de mercado, decidiu montar um e-commerce e anunciar em um marketplace. Pensou em um nome para Instagram já está desenvolvendo a identidade do site, mas bateu uma dúvida quanto a parte prática: como funciona a logística de um e-commerce?
Como receber, armazenar e despachar os produtos para os clientes? Aliás, como não se perder nessa organização complexa e que exige tanto cuidado e dedicação?
Para ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso, vamos mostrar o passo a passo. Dessa forma, é possível compreender como ter um controle de estoque eficiente e também identificar possíveis gaps.
Como funciona a logística de um e-commerce: primeiros passos
Nos últimos anos, vimos um número cada vez maior de consumidores no mundo virtual. Acompanhando isso, também temos lojas, vendedores e novas marcas se destacando em e-commerces e marketplaces.
Logo, não há espaço para erros na logística. Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Então, oferecer uma jornada de compras falhas acaba prejudicando a reputação de sua marca. E isso não é bom, basta fazer uma pesquisa de satisfação para ver o resultado disso.
Antes que você ache que o papel da logística no e-commerce seja apenas na hora de despachar as compras dos seus clientes, saiba que ela começa muito antes. A logística tem início na hora em que você fala com seu fornecedor e faz o seu pedido.
Primeiro passo: realizando, recebendo e conferindo a mercadoria
Ao encomendar os produtos que serão comercializados em seu e-commerce é preciso saber: a quantia a ser pedida, como será recebida, conferida e armazenada. Mas antes do armazenamento no estoque, é preciso realizar as etapas muito importantes.
A logística no e-commerce baseia-se em agilidade e organização. Por isso, é imprescindível saber em quanto tempo sua encomenda chegará até às suas mãos.
Esse período entre encomenda e recebimento será destinado a arrumar um espaço adequado para a armazenagem.
Em seguida, ao receber a mercadoria, confira se está dentro do prazo e se o que foi encomendado é exatamente o que chegou. Esse passo é importante e evita que possíveis enganos do distribuidor termine em prejuízo para a sua loja.
Ao conferir os produtos, já os deixe organizado de forma a agilizar o seu armazenamento.
Segundo passo: armazenamento e identificação dos produtos
A sede da empresa nem sempre será no mesmo prédio da armazenagem. Por isso, se houver oportunidade, o ideal é que o estoque esteja em um lugar de fácil acesso para distribuir os pedidos.
Tendo um local adequado, agora é a hora de colocar a mão na massa: identificar, quantificar e registrar cada um dos produtos. Com as notas em mãos, comece a fazer a contagem das unidades para realizar a conferência.
Esse é o momento em que você já deixa separado as unidades que chegaram com avarias para que sejam substituídas por novas peças.
Entretanto, é importante prestar atenção, pois nem todo fornecedor realiza trocas e, geralmente, são os que possuem o melhor preço e a entrega mais rápida.
Então, aqui fica a questão: vale a pena esperar e investir mais para ter a segurança na troca de mercadoria avariada ou jogar com a sorte de um fornecedor rápido e barato, mas que não aceita trocas?
Por último, dê preferência por armazenar as mercadorias que saem mais em local acessível. Dessa forma, agiliza na hora de separar os pacotes de pedidos.
Saiba também: como transformar o Instagram em um aliado para as vendas
Terceiro passo: logística também comporta a reposição de estoque.
Ter um controle efetivo de estoque é primordial para a saúde da sua empresa. Já pensou no quão desagradável seria se um grupo de clientes efetuasse a compra de mercadorias que já não tem mais estoque?
Ter que entrar em contato, fazer estorno do pagamento e pedir desculpas pelo fato é um processo demorado e desgastante para ambos lados.
Dessa forma, ter uma planilha de controle de estoque é uma forma eficiente de não deixar isso acontecer. Mas se uma planilha não for o suficiente, pense em algum aplicativo ou até mesmo no próprio sistema de vendas do e-commerce.
Quarto passo: separação dos pedidos, conferência, embalagem e etiquetagem
Em um e-commerce com pouco tempo de vida e com uma clientela reduzida, a logística no comércio eletrônico é tão complexa. Mas basta chegar as datas especiais, como Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças para fazer as vendas dispararem. Então nesse momento, a separação de pedidos precisa ser eficiente.
A primeira coisa é seguir a ordem cronológica dos pedidos. Ou seja, os pedidos mais antigos vão sendo atendidos primeiro até que não reste nada na fila de espera.
Não esqueça de identificar tudo para que os pedidos não se misturem. Em seguida, faça a conferência e prepare-se para embalar.
A embalagem é um fator importante, pois é ela quem irá resguardar a integridade do pedido. Por isso, compre caixas resistentes e plástico bolha.
Quinto passo: despacho pela transportadora
Quem está acostumado com marketplace, sabe que alguns expoentes da área tem seu meio próprio de transporte, como é o caso do Mercado Livre. Mas como fica a situação para quem só trabalha na própria loja virtual?
Nesse caso, dependendo do volume de encomendas, pode-se despachar por uma transportadora particular ou utilizar o serviço dos correios. Tudo dependerá do fluxo de vendas e tamanho das mercadorias.
Sexto passo: rastreamento e controle de entrega
Achou que o funcionamento da logística do e-commerce termina com o despacho das mercadorias? Esse trabalho só acaba quando o pedido chega nas mãos do consumidor e não há devolução.
Essa última etapa precisa também de muita organização, para que não haja confusão nos códigos. Informe ao cliente como fazer o rastreamento e tenha uma agenda para ir acompanhando. Assim, pode antecipar ações caso perceba que há uma demora na entrega.
A logística de um e-commerce é a alma da empresa
Se você chegou até aqui, provavelmente entendeu como funciona a logística de um e-commerce.
Mas se ainda não tenha um e se sentiu inspirado, aconselhamos a ler uma matéria que explica detalhadamente o que é e-commerce.
Por fim, esperamos que nossa breve explicação sobre como funciona a logística de um e-commerce tenha ajudado você! Desejamos bons negócios!
Este texto foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.