Pular para o conteúdo
Início » Como funciona a maquininha de cartão para vendas

Como funciona a maquininha de cartão para vendas

Como funciona a maquininha de cartão para vendas

As máquinas de cartão são ótimas ferramentas para o crescimento dos negócios e ajudam os empresários a trazer mais flexibilidade de pagamento para seus clientes. 

As máquinas possuem diferentes modelos que podem atender a diversas necessidades, e podem ajudar os lojistas a organizar suas vendas e informações sobre pagamentos em um local conveniente. 

As máquinas de cartão também podem ajudar a reduzir a quantidade de dinheiro que uma empresa deve a seus clientes. Você tem dúvidas sobre esse assunto? Quer saber tudo o que há para saber sobre isso? Vem ler mais aqui!

Veja também: Dicas práticas de Gestão de Fluxo de Caixa

O que é máquina de cartão?

Uma máquina de cartão é um pequeno dispositivo que fica nas mãos dos comerciantes. A operadora de cartões gerencia os cartões para diferentes bandeiras, e o banco em que o cliente possui a conta recebe as informações de pagamento. 

A máquina de cartão lê os cartões rapidamente, podendo ser utilizada para pagar digitando a senha, ou para fazer uma compra aproximando o valor no teclado. 

Alguns modelos de máquinas possuem bobina integrada, para que, caso a compra seja aprovada pelo banco, a máquina possa emitir um documento comprovando que a transação foi bem-sucedida.

O Banco Central permite que as empresas que vendem as máquinas, chamadas de adquirentes, operem. Essas empresas oferecem opções de pagamento relacionadas a notas bancárias, que estão sendo menos utilizadas no comércio. 

As máquinas protegem a segurança das transações e modernizam os negócios, acompanhando as tendências do mercado. Empresas e clientes podem ver quantas vendas foram feitas, quantas transações foram processadas e o saldo da conta usando a máquina. A máquina dá agilidade aos processos de compra e venda, facilitando a vida de ambas as partes.

O que a máquina de cartão faz?

Algumas das máquinas de cartão aceitam as bandeiras de cartão de crédito estrangeiras e os cartões mais populares do Brasil. 

Vouchers e Pix também são aceitos por algumas das máquinas de cartão, tornando-as aptas a lidar com as formas de pagamento mais inovadoras do mercado atualmente. Além da comodidade maior para os clientes, eles também recebem inúmeros benefícios como o programa Tap Miles and Go.

As bandeiras dos cartões são as empresas que processam as transações com cartões, como American Express, MasterCard, Visa e HiperCard. 

Eles validam o crédito do cliente com seu banco e gerenciam como o cartão é usado. Dependendo do fornecedor, como a máquina de cartão é operada pode diferir um pouco de empresa para empresa.

A maquininha Stone oferece tarifas personalizadas, dependendo de quantas opções de cobrança você deseja, quantas conexões Wi-Fi você precisa, se deseja ou não um chip e quanto tempo deseja que sua bateria dure. As empresas podem se inscrever mensalmente e ficar isentas de volume de vendas. 

A máquina de cartão permite gerir as suas vendas, tem um simulador de vendas, permite receber adiantamentos e dá-lhe relatórios completos de todas as transações. 

A Ton criou uma máquina que faz parte do plano básico dos Stones, que não exige aluguel ou outras taxas a cada mês. Em vez disso, a máquina apenas recebe o pagamento de seus usuários, tornando-se uma opção econômica. 

Os clientes pagam suas compras usando vários métodos: cartão, abordagem ou foto. Após o cliente confirmar sua senha, a máquina envia as informações ao banco do cliente e às bandeiras do cartão para aprovar a compra. As transações são concluídas muito rapidamente depois que o cliente conclui sua transação.

A concorrência entre as empresas de máquinas está crescendo, então não faltam modelos para o seu negócio escolher

As empresas de máquinas estão competindo cada vez mais, o que significa que não faltam modelos para as empresas escolherem. Existem muitos tipos de máquinas, considerando:

  • O modelo de negócio de uma loja física pode se beneficiar de ter máquinas plugin, enquanto as lojas online, que não trabalham com entregas, são mais adequadas ao modelo wireless.
  • As empresas podem ser de qualquer tamanho.
  • Algumas máquinas não aceitam as mesmas marcas de cartão e as marcas de cartão não são aceitas por todas as máquinas.
  • O tipo de conexão de um teclado sem fio pode ser Bluetooth ou Wi-Fi, ou nenhum.
  • Cada adquirente trabalha com suas próprias taxas nas transações que ocorrem por meio da solução que está utilizando. Algumas máquinas possuem gerenciamento de vendas e recibos dentro da própria máquina, o que pode diferir entre os modelos.

As taxas para transações também variam dependendo da máquina em que a transação é feita, em que parte da loja a transação é feita, o tamanho da empresa e o valor da receita que a empresa gera menor, porque o dinheiro é retirado imediatamente, enquanto nas compras a crédito há maior risco de o cliente não pagar.

Existem muitos tipos de máquinas de venda automática, das mais básicas às mais sofisticadas. Alguns podem ser usados ​​com celular, alguns com chip, alguns com bobina, e outros ainda possuem aplicativo de gerenciamento de vendas e recebimento de SMS.

Na hora de escolher uma máquina de cartão para o seu negócio, existem algumas dicas que vão te ajudar a decidir qual o melhor modelo.

Cada empresa tem suas próprias políticas de taxas, e até mesmo máquinas do mesmo fornecedor podem ter taxas diferentes. Certifique-se de olhar para as taxas antes de se inscrever para uma conta.

Leve em consideração os recursos que sua empresa precisa, bem como os recursos que a máquina oferece. 

Sua empresa precisa de uma máquina que funcione com Wi-Fi ou 3G? Ele precisa ter uma bateria de longa duração e oferecer opções de pagamento?

Considere para qual tamanho de negócio sua máquina pode ser melhor. Algumas máquinas são melhores para microempresas, enquanto outras são melhores para pequenas e médias empresas.