Pular para o conteúdo
Início » FORMAÇÃO DOCENTE: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

FORMAÇÃO DOCENTE: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

4 temas numa PESPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

Neste post, veremos como o livro Formação Docente: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR nasceu, quais os temas abordados no mesmo e onde encontrá-lo. Além disso, será possível saber acerca da participação de cada autor e sobre a formação deles.

“Este livro é fruto da dedicação e esforço de quatro professoras, pesquisadoras e defensoras da educação em seus amplos aspectos desde formação inicial até a formação continuada e especializada em temas que merecem atenção especial para obtermos uma educação cidadã e de qualidade.”

Subdivisões da obra Formação Docente: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

Confira uma parte da apresentação do livro cedida por autorização da escritora Katty Oliveira Silva.

FORMAÇÃO DOCENTE
Capa do livro

“Esta obra consiste em quatro textos, de quatro autoras diferentes, mas com uma paixão em comum: a educação.

O primeiro texto, da autora Flávia S. Pereira, debate um tema atualíssimo relacionado ao contexto da pandemia que estamos vivendo. A família sempre foi a instituição social básica da sociedade, pelo menos até a Revolução Industrial. A partir deste período, a escola tornou-se a instituição mais prestigiosa em nossa sociedade, assumindo até uma grande parte da educação informal que antes era exclusiva da família.

O segundo texto, da autora Indianara Cavalcante, aborda um tema que assume importância ímpar em um país como o Brasil, que, em pleno século XXI, ainda possui cerca de 30% da sua população entre 15 e 64 anos como analfabetos funcionais.

O terceiro texto, da autora Lucimar S. F. do E. Santo, discorre sobre um assunto pouco discutido em educação, mas que chama a atenção logo na leitura de suas primeiras linhas. Em um país em que o cidadão percebe mais deveres do que direitos, a autora surpreende ao defender a Educação Fiscal de forma apaixonada e convincente, como um assunto absolutamente essencial à formação completa do cidadão.

O quarto e último texto, da autora Katty Oliveira Silva, tece uma discussão que adentra a filosofia da educação, discutindo a inter-relação entre a atual mercantilização da educação superior, o papel do aluno-cliente nessa sociedade do conhecimento, a formação docente em uma educação que deixou de ser processo para se tornar produto, e o olhar pós-moderno de Boaventura de Sousa Santos (na obra Epistemologia do Sul), que abre uma discussão dos tópicos anteriores neste contexto de massificação da educação superior que vivemos atualmente.”

Onde encontrar?

O livro foi publicado pela Editora Índica, que se dedica ao mercado editorial como uma forte parceira dos autores e da publicação científica. Já se encontra disponível no site da editora nas versões livro físico e e-book, com várias opções de pagamento. 

Deseja adquirir o livro? Confira o Link da editora:
https://editoraindica.com.br/produto/formacao-docente-4-temas-numa-perspectiva-multidisciplinar/

Neste livro a autora Katty Oliveira Silva deixou uma questão a se pensar sobre o Ensino Superior

Katty Oliveira Silva
Katty Oliveira Silva: Doutoranda em Ciências da Educação

“A pandemia quer nos perguntar sobre o ensino superior: é um negócio ou a última etapa de um longo processo educativo dos cidadãos de um país? E se estamos aqui valorizando o educador, é com essa formação, desse novo professor, que devemos nos preocupar. Um aluno não associado ao conhecimento está ligado a uma espécie de cliente, e não como estudante. É claro que o negócio da educação deve ser sustentável, mas o professor seria responsável por qual parte do orçamento? De qualquer maneira, há anos se discute a formação antiga e equívoca dos professores, mas que também é pressionada por uma sociedade fissurada em dar resultados quantitativos com ENEM, ENADE, OAB e toda uma sopa de letrinhas indigestas”. 

SOBRE AS AUTORAS:

Flávia dos Santos Pereira 

Pedagoga, Professora do curso de Pedagogia na FACISABH. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Una. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Concepções e Planejamento em EaD pela PUC Minas. Atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos; professora no ensino fundamental I; coordenadora escolar na educação infantil ao ensino médio; Atuou na Supervisão Pedagógica na Educação Prisional; Presta consultoria para docentes.

Indianara Cavalcante

Pedagoga. Especialista em: Alfabetização e letramento; Coordenação Escolar; e Neuroaprendizagem e práticas pedagógicas. Mestranda em Educação pelo Programa de Intercâmbio via IMESMERCOSUR/BRASIL na Universidade Del Salvador/Argentina (USAL). É Professora da Rede Municipal de Educação de Ribeirão das Neves há 17 anos. Atuou como Supervisora Escolar pela rede estadual de ensino por 5 anos e, também como tutora do curso de Pedagogia pela UNOPAR – Campus Ribeirão das Neves pelo mesmo tempo. É pesquisadora de temas sobre práticas pedagógicas e alfabetização, e autora de capítulos publicados pela academia ANELCA em PROSA E VERSO.

Lucimar S. F. E. Santo 

É contadora. Graduada em pedagogia com especializações. Mestranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina (UNR) e desenvolve pesquisas na área de Educação Fiscal. Estudante de Jornalismo. Atua na coordenação pedagógica em Escola da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão das Neves/MG.

Katty Oliveira Silva

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina. É Pedagoga pela Universidade Salvador (UNIFACS), com mais de 20 anos de experiência na Educação Básica (Coordenação Pedagógica). Doutora Honoris Causa pela Erich Fromm University (Flórida / EUA) Atualmente é professora universitária e diretora de IES.

Deseja comprar o livro Formação Docente: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR? Então, confira o Link da editora e adquira já o seu:
https://editoraindica.com.br/produto/formacao-docente-4-temas-numa-perspectiva-multidisciplinar/