Saiba reconhecer e diferenciar os tipos de lavagens do jeans.
Cada lavagem de tecido combina com um tipo de look e ocasião. As peças jeans podem ter diferentes tipos de lavagem, o que altera sua coloração e até mesmo maleabilidade. Por isso, se você quer saber como combinar sua bermuda jeans com outras roupas e saber escolher de acordo com cada ocasião, continue acompanhando nosso texto!
Qual a diferença entre lavagem e acabamento?
Antes de conhecer algumas lavagens de bermudas jeans, vamos entender melhor o que é a lavagem em si e qual a diferença entre lavagem e acabamento.
Um erro que muitas pessoas cometem é dizer que lavagem e acabamento são a mesma coisa. Porém, embora possam parecer sinônimos, esses termos indicam dois processos diferentes.
A lavagem se encontra na etapa úmida da confecção, nos processos que utilizam água. Atualmente, as lavanderias estão bastante desenvolvidas, e é possível escolher entre as técnicas mais modernas e sustentáveis.
Já o acabamento trata do processo final da peça, enfeitando e embelezando o jeans. Diferentemente da lavagem, o acabamento pode ser feito no processo seco e úmido. Além disso, o acabamento pode conferir características especiais à peça, como manchas e toque macio.
Exemplos:
- Laser, lixados, bigodes e ripped são utilizados na etapa seca, por isso, se classificam como acabamento.
- Já tingimento, alvejamento, corrosão e tratamento com enzimas se encontram na etapa úmida, classificando-se como lavagem.
Tipos de lavagens do jeans
1. Denim
O denim é a forma mais clássica do jeans. Sua cor não varia, sendo um azul sem puído algum.
Esse jeans é mais utilizado de forma casual e informal, combinando bem com peças que possuem corte reto, camisetas de malha e camisas xadrez. Contudo, por ser uma peça mais versátil, também tem adeptos em ambientes mais formais, pois vai bem com camisas e até mesmo blazers e gravatas.
2. No Wash
Trata-se de uma técnica de lavagem totalmente ecológica, que utiliza menos água e produto. O resultado dessa lavagem é um jeans mais macio e de cor intensa.
3. Délavé
É um tipo de lavagem mais clara, delicada e discreta. O processo de lavagem torna a peça mais macia e confortável, sendo um jeans mais fresquinho, ideal para o verão.
A lavagem délavé combina com composições all jeans e com itens de coloração mais escura. Por ser uma peça leve, é uma ótima escolha para situações casuais e românticas.
4. Resinado
O jeans resinado lembra o couro. Para alcançar esse efeito, é empregado um spray resinado com brilho ou corante. Depois, o tecido é aquecido.
Devido às suas características, o jeans resinado é mais pesado e esquenta mais. Por isso, é bastante utilizado no inverno. Trata-se de uma peça que combina mais com visuais noturnos, estilos radicais e rockers, camisetas e camisas escuras e estampadas, e calçados mais pesados, como botas, coturnos e saltos tratorados.
5. Jeans cinza
A peça passa pelo processo de tingimento, chegando a tons claros, médios e escuros. Os tons vão ditar a ocasião: cores claras ficam melhores para o casual, enquanto as escuras funcionam bem em ambientes de trabalho.
6. Estonado
O processo de lavagem desse jeans tem o objetivo de fazer com que a peça pareça surrada e marcada em algumas partes.
A técnica de estonagem é empregada em materiais mais resistentes que, depois de finalizados, apresentam maleabilidade e maciez.
Por causa dessa aparência de “usado”, o jeans de estonagem é bastante casual. Deve-se evitar seu uso em ambientes formais e de trabalho, preferindo ocasiões informais, como passeios.
Em dias frios, combina bem com jaquetas de couro e bomber. Em dias mais quentes, o estonado combina com camisetas básicas e camisas xadrez.
7. Black jeans
O tecido é tingido com tinta preta em vez do azul tradicional. Pode ter pespontos coloridos, indicando looks mais casuais, ou pespontos escuros, possibilitando o uso em ambientes de trabalho.
8. Bleached
“Bleached” é a palavra em inglês para “alvejado”. Daí o nome da lavagem. As peças de bleached são alvejadas em partes específicas da peça, descolorindo algumas áreas e mantendo outras intactas.
Esse efeito confere maior originalidade ao jeans, sendo interessante utilizá-lo em ocasiões casuais.
9. Stone washed
Bastante parecido com o jeans estonado, mas com puídos mais intensos nas bordas dos bolsos e nas costuras. É mais utilizado em ocasiões como passeios e festas, e suas combinações incluem jeans com jeans, tênis, camisetas coloridas, polos, entre outras.
10. Blue jeans
Esse tecido é um pouco mais escuro que o délavé, mas mais claro que o black jeans, tendo uma coloração média. Dependendo do modelo, a lavagem pode apresentar características do jeans estonado, mas nada tão marcante como na estonagem. É bastante utilizado em ambientes mais relaxados e descontraídos.