Os caminhões munck são um dos tipos de máquinas de alta performance mais utilizadas em atividades que exigem alcance a áreas elevadas e de difícil acesso.
Por esse motivo, é muito fácil encontrá-lo na construção civil, logística, operações em rede elétrica, entre outros.
Basicamente, um munck é constituído por uma carroceria de caminhão e braços hidráulicos articulados, que se movimentam verticalmente e permitem alcançar alturas entre 10 e 30 metros, carregando cargas que podem chegar a 25 toneladas.
O guindauto, como o veículo também é conhecido, diferentemente dos guindastes tradicionais, pode circular em vias públicas, o que permite maior agilidade e versatilidade em sua utilização.
Afinal, com eles, não é preciso se preocupar com montagem e desmontagem da máquina e nem mesmo com o transporte das cargas, uma vez que o próprio caminhão guindaste articulado é capaz de realizar essas atividades.
Atualmente, existem mais de 10 tipos de caminhão munck disponíveis para locação no mercado, cada um com uma capacidade de carga diferente e recomendados para tarefas distintas.
Como em toda operação que envolva a movimentação de cargas pesadas, existem riscos envolvidos e alguns cuidados são necessários para não causar acidentes e ter problemas maiores tanto com a carga içada, quanto com os profissionais envolvidos.
Portanto, seja qual for o tipo de munck escolhido, algumas recomendações são elementares para garantir a segurança. Veja quais são elas!
Profissionais experientes e capacitados
Não é qualquer pessoa que pode pilotar um caminhão munck. Antes de mais nada, é preciso ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, nas categorias C, D ou E, que permitem a condução de máquinas pesadas, como é o munck.
Além disso, é necessário passar por treinamentos específicos, que ensinam como operar todos os comandos da máquina de forma correta e segura.
Não ultrapasse o limite de peso
Como foi dito anteriormente, cada caminhão munck existente no mercado destina-se a carregar um determinado tipo e quantidade de carga e, definitivamente, não é uma boa ideia ultrapassar esse limite.
Além de danificar a máquina, o içamento excessivo de peso pode gerar prejuízos à carga, que pode ser danificada no caso de quedas ocasionadas pela quebra do mecanismo de sustentação do braço hidráulico, por exemplo.
Cuidados específicos no momento da operação
Antes de colocar o guindaste em ação, é preciso sinalizar adequadamente a área para evitar a circulação de pedestres e outros veículos que possam ser atingidos no caso de acidentes.
Por isso, cada munck deve transportar 4 cones de trânsito – no mínimo – para isolar o local necessário para movimentação.
Para ter certeza de que a operação será segura, é necessário certificar-se de que o raio de ação da lança esteja livre de quaisquer objetos.
Outros pontos que devem ser observados no momento da operação são:
- Jamais permaneça sobre a carroceria do munck durante a movimentação;
- Não transite e nem permaneça sob cargas suspensas;
- Não saia do caminhão enquanto a carga estiver suspensa;
- Respeite a movimentação do gancho do munck. Ele foi fabricado para levantar as cargas de forma vertical, portanto elas jamais devem ser arrastadas.
Também vale a recomendação de redobrar o cuidado no caso de proximidade com escavações, valas e, especialmente, frios e equipamentos energizados e de alta tensão.
Execute o plano rigger para ter ainda mais segurança
Para que o munck possa ser utilizado, é importante que o solo por onde irá se movimentar seja firme e plano.
Todas essas variantes – espaço, relevo, firmeza e vibração do solo – podem ser mapeadas no plano rigger, elaborado por profissionais especializados, como engenheiros e técnicos.
O estudo consiste em uma análise técnica que definirá quais equipamentos são os mais indicados e quais adequações devem ser feitas antes de colocar qualquer ação em prática, como a utilização de calços e outras peças que garantam a estabilidade necessária.
Não descuide da manutenção
Por ser uma máquina complexa, é preciso que todos os mecanismos estejam em perfeito funcionamento para que o munck opere corretamente.
Por isso, é necessário realizar manutenções periódicas, para garantir que nenhuma peça esteja desgastada e possa dar problema durante a movimentação da máquina, atrasando os trabalhos e comprometendo a segurança de todos ao redor.
No caso das máquinas alugadas, essa deve ser uma preocupação a menos, uma vez que a empresa proprietária é a responsável por todos esses processos. Entretanto, sempre vale a pena checar para ter certeza de que está tudo certo.
Então, se você busca pela locação de muncks em São Paulo, opte sempre por uma empresa de confiança, comprometida com a qualidade de suas máquinas e que tenha condições de oferecer os serviços dos melhores profissionais para garantir a segurança que você e seu projeto precisam e merecem.