Os cigarros eletrônicos são uma excelente opção para quem deseja adotar um hábito menos prejudicial para a saúde do que o tabagismo, mas ainda assim muito prazeroso.
Com a popularização da vaporização, cada vez mais é possível optar por aparelhos altamente tecnológicos e eficientes, além de juices deliciosos e acessórios diferenciados, que ajudam a proporcionar uma experiência sem igual.
No entanto, com tanta variedade, alguns termos podem gerar uma grande confusão na hora da compra e até mesmo comprometer o correto uso dos vaporizadores.
Uma das principais dúvidas, especialmente entre os novos vapers, diz respeito ao tipo de e-líquido que deve ser utilizado. Afinal, entre a opção do nic salt ou freebase, qual é a melhor?
De partida, podemos afirmar categoricamente que a resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como tipo de aparelho utilizado, nível de nicotina desejado, frequência da vaporização, entre outros.
A seguir, você pode conferir mais detalhes sobre o assunto, e obter dicas que vão ajudar a potencializar sua vaporização e fazer com que ela seja ainda mais completa.
Venha conferir!
Nic salt ou freebase: qual a diferença entre os juices?
Tanto os nic salt, quanto os freebases, são líquidos próprios para vaporizadores, compostos por uma mistura de três elementos: aromatizantes, propilenoglicol (PG) e glicerina vegetal (VG).
Os aromatizantes são responsáveis por conferir sabor e aroma ao juice e os outros dois componentes são solventes que proporcionam a vaporização adequada, comumente encontrados na proporção de 70% de VG para 30% de PG.
Além desses elementos, os líquidos podem conter nicotina, que pode estar presente em diferentes gradações, a depender do juice escolhido.
Essas características são o que permite que haja uma variedade tão grande de juices no mercado, e prova disso é que podemos encontrar líquidos com mais ou menos nicotina, em sabores adocicados, mentolados, atabacados, entre outros que são ideais para os mais diferentes gostos.
Os juices tipo freebase – também conhecidos como e-líquidos de base livre – são compostos por uma forma pura de nicotina, que é absorvida de forma mais lenta pelo organismo.
Por essa forma de absorção, esse tipo de nicotina é recomendado para quem faz uso recreativo da substância, sem o objetivo de substituir a satisfação trazida pelo cigarro.
Nos juices freebase, a concentração de nicotina também é bem menor, chegando somente até 6mg.
Além disso, existem líquidos de base livre totalmente isentos do elemento, ideal para quem quer aproveitar sabor e aroma, sem ter contato com a nicotina, que é altamente viciante.
Para vaporizar juices freebase, é necessário utilizar atomizadores com maior potência, conhecidos como mods, que entregam uma grande quantidade de vapor, com calor e densidade que podem ser controlados de acordo com a configuração do dispositivo.
Já quem necessita deseja consumir produtos com uma maior concentração de nicotina, com certeza irá ficar satisfeito com juices tipo nic salt.
A opção é produzida a partir de sais de nicotina – daí o nome – que é uma formação natural do elemento extraída diretamente das folhas do tabaco.
As concentrações de nicotina nos nic salts é consideravelmente mais alta, variando entre 15 e 50 miligramas.
Mesmo com uma gramatura tão alta, a tragada desse tipo de juice é bastante leve, uma vez que o sal de nicotina é biocompatível, o que faz com que o composto seja absorvido de forma muito eficiente pelo corpo, sem incomodar o trato respiratório.
Essa característica torna os nic salts ideais para vapers experientes e também para quem quer parar de fumar, já que proporcionam saciedade, sem trazer junto os malefícios do cigarro tradicional.
Os juices tipo nic salt devem ser utilizados com dispositivos tipo pod system, que têm menor potência e, por isso, permitem uma vaporização segura.
É importante ressaltar que a combinação adequada de dispositivos e juices é extremamente importante, também, para preservar o bom funcionamento do aparelho e que o uso incorreto pode causar prejuízos, como intoxicações e outros graves problemas de saúde.
Como escolher entre juices freebase e nic salts?
Agora que você já sabe a diferença entre os juices freebase ou nic salt, é hora de entender o que é preciso analisar para fazer uma boa escolha.
Por isso, antes de adquirir seu produto, leve em consideração os seguintes fatores:
- Tempo de vaporização: se você busca um produto para vaporizar de forma recreativa, por longos períodos, opte por um juice freebase.
Se seu uso é mais pontual e se assemelha mais com o fumo de cigarros, o nic salt é, com certeza, a sua melhor opção;
- Necessidade de substituir os cigarros tradicionais: nesse caso, apenas o nic salt será capaz de entregar satisfação, então opte por ele para obter um bom resultado;
- Analise a quantidade de nicotina em cada e-líquido;
- Opte por realizar a compra de juices de marcas confiáveis, com lojas especializadas e que tenham a condição de garantir a originalidade e boa procedência de todos os produtos.
E então, é só escolher seu sabor de juice favorito e aproveitar! Consuma com moderação e responsabilidade.