Para realizar uma boa logística de entrega é importante um planejamento eficiente a fim de garantir um atendimento de qualidade e evitando falhas e atrasos.
Se tem uma etapa importante dentro da logística é a entrega de mercadorias e produtos, desde o pedido pelo cliente até a confirmação que foi recebido.
O planejamento logístico envolve todos os elementos que impactam os custos e a velocidade do serviço direta ou indiretamente.
A empresa deve estar atenta a todos os pontos que podem gerar insatisfação dos clientes.
Não importa o segmento de mercado da empresa, os colaboradores de logística devem se antecipar aos problemas.
Portanto, leia este artigo e entenda como funciona uma boa logística de entrega.
Elementos importantes para uma boa logística de entrega
A empresa que entrega seus produtos deve estar preparada para possíveis imprevistos que podem gerar algum tipo de prejuízo.
Também é importante saber que se o seu site faz entrega via sedex é importante que ele tenha o rastreio correios para facilitar os clientes rastrear as mercadorias de maneira prática.
Se porventura uma mercadoria não chega ao cliente no prazo acordado, ele fica insatisfeito e pode realizar queixas contra a empresa, tanto em redes sociais, quanto em órgãos de proteção ao consumidor.
Isso prejudica a imagem da marca, por isso a empresa deve estar atenta a elementos importantes que garantam uma boa logística. Confira.
1. Rotas planejadas
Será que a rota feita pelos entregadores é a mais rápida e eficiente?
Nas grandes cidades e metrópoles, o trânsito é muito intenso e acaba por tornar o serviço de entrega mais lento.
Isso sem contar com as inúmeras lombadas, semáforos e outros obstáculos presentes no trânsito. Tudo isso influencia no tempo de entrega da mercadoria e até no destino.
Portanto, para ter uma entrega mais eficiente, estude as rotas e analise se elas não necessitam de alterações. Deve ser escolhida sempre aquela que o cliente recebe o produto em menor tempo.
2. Planejamento do estoque
Para uma entrega eficiente e um serviço de qualidade, a empresa precisa que o estoque tenha sempre os produtos com maior saída.
Não existe nada mais negativo para imagem da empresa que o cliente realizar um pedido e ele ser cancelado porque não está disponível no estoque .
3. Utilize a tecnologia
As ferramentas tecnológicas são essenciais para uma gestão eficiente em qualquer setor da empresa. Dentro da logística de um e-commerce ou mesmo de um outro tipo de negócio não é diferente.
Softwares de gestão ou um sistema tipo ERP constitui um suporte ideal no planejamento de todas as rotas e na gestão do estoque como um todo.
Com a automatização de todas as etapas do processo, a empresa ganha mais celeridade e pode ampliar ainda mais sua capacidade de atendimento.
Quais as vantagens de ter um sistema que otimiza as rotas?
• Agilidade na entrega efetuando dentro do prazo
Por meio de uma plataforma a empresa tem maior domínio sobre as entregas. A empresa terá um cronograma e assim não haverá problemas de atraso e indisponibilidade, pois todos estarão cumprido o estabelecido.
• Acompanhamento da rota
O percurso a ser realizado deverá ser cumprido conforme o planejado, mas podem ocorrer imprevistos.
Nesses momentos é ideal ter uma ferramenta de rastreio para que a empresa pense numa solução para o problema.
• Transparência durante o processo de venda
Não tem nada pior que o cliente reclamar de uma etapa do processo e a equipe de vendas não ter a informação correta.
Por isso, a divulgação das informações é primordial para que o cliente sinta-se seguro e reconheça a credibilidade da marca.
A logística envolve muitos fatores para que ela funcione de forma precisa. Qualquer erro na entrega – atrasos, produto errado, pessoas condições de uso do produto – compromete a imagem da organização.
O cliente ficará insatisfeito e provavelmente não voltará a negociar com a empresa.
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Portanto, para fazer uma boa logística de entrega é necessário planejar e utilizar as ferramentas necessárias. Isso garantirá uma prestação de serviço de qualidade e um cliente satisfeito.