Não é novidade que o uso de cigarros eletrônicos têm crescido consideravelmente no Brasil e no mundo.
Alguns motivos que explicam esse crescimento têm a ver com a qualidade da experiência que os dispositivos eletrônicos para fumar são capazes de oferecer, agradando usuários com os mais diferentes gostos e preferências.
Por essa razão, a gama de marcas de aparelhos para vaporização que existe no mercado também só cresce, o que é bastante positivo em termos de possibilidades de escolhas e variedade.
Em meio a esse cenário, antes de adquirir um pod system, vape ou pod descartável, o consumidor precisa entender um pouco mais sobre como funcionam tais dispositivos, que têm diferenças que vão muito além do que podemos perceber à primeira vista.
Para entender mais sobre o funcionamento dos cigarros eletrônicos, tipos de dispositivos e dicas para escolher o melhor, é só acompanhar esse artigo até o final. Separamos dicas imperdíveis para você! Veja!
Funcionamento dos cigarros eletrônicos
Basicamente, o funcionamento dos cigarros eletrônicos se dá pela interação do calor produzido por uma resistência movida à bateria com um líquido especial para a vaporização, conhecido popularmente como juice.
Esse líquido, por sua vez, é composto por propilenoglicol, glicerina vegetal, aromatizantes e nicotina, e é ele que irá se transformar no vapor que será tragado pelo usuário.
Por não contar com compostos tóxicos e cancerígenos em sua composição – como o alcatrão e monóxido de carbono – a experiência de uso do cigarro eletrônico é muito mais agradável, além de não ser tão danosa à saúde, ainda que a nicotina seja um elemento viciante e que, portanto, deve ser consumido com moderação.
Tipos de cigarros eletrônicos
Observadas as semelhanças de funcionamento entre os tipos de cigarros eletrônicos, vamos agora às diferenças: o que é um pod system, um vape e um pod descartável?
Mais do que simples nomenclaturas, esses termos nos ajudam a identificar os tipos de dispositivo eletrônico para fumar e, assim, escolher aquele que mais nos agrada, de acordo com as funcionalidades de cada um, que você pode conferir a seguir:
Vape: conhecido também como narguile eletrônico, o vape é um dos tipos de cigarros eletrônicos mais populares, caracterizando-se por sua aparência robusta e moderna.
A principal diferenciação entre esse tipo de dispositivo eletrônico para fumar e os demais se dá em relação à potência, uma vez que os vapes entregam uma vaporização mais densa e maior quantidade de vapor.
Por essa razão, é importante utilizar o vape com o líquido correto, que deve ser do tipo freebase, que contém uma concentração menor de nicotina em sua composição.
Outra característica muito marcante dos vapes é a possibilidade de customização que os aparelhos oferecem, já que é possível trocar peças que alteram a potência, quantidade, temperatura e até mesmo o sabor do vapor produzido.
Pod system: quem deseja adquirir um cigarro eletrônico com o intuito de parar de consumir cigarros tradicionais com certeza vai acertar na escolha de um pod system.
A operação deste dispositivo é muito simples e lembra bastante o hábito de fumar, sem todos aqueles efeitos indesejados que já comentamos antes.
Embora tenham uma potência menor se comparados ao item anterior, os pod systems não são nem um pouco menos eficientes, especialmente por utilizarem juice tipo nic salt, que conta com uma concentração mais alta de nicotina, proporcionando maior satisfação ao usuário.
Além disso, usar o aparelho é super simples: basta ligar e tragar, então até mesmo usuários iniciantes podem aproveitar sem nenhuma preocupação com configurações e ajustes complexos.
Pods descartáveis: outra categoria de cigarros eletrônicos que está super em alta é a dos pods descartáveis, que vêm com uma quantidade pré-determinada de puffs (tragadas) e podem ser encontrados por valores super acessíveis.
Esse item é ideal para quem quer experimentar uma marca ou sabor novo antes de investir em um aparelho com valor mais elevado e também são indicados para quem não abre mão da praticidade, pois seu uso é ainda mais simples se o compararmos com outras opções existentes no mercado.
Essa facilidade se deve ao fato de que o pod descartável já vem preenchido com o juice do sabor escolhido, então não é necessário se preocupar com abastecimentos e manutenções.
Alguns modelos mais modernos, no entanto, podem exigir recarga de bateria, pois vêm com uma quantidade maior de líquido e, para vaporizar até o fim, é importante que o dispositivo tenha carga elétrica o suficiente.
Dicas para a hora da compra
Agora que você já sabe as diferenças entre os aparelhos, vamos a algumas dicas para que você possa escolher o seu com tranquilidade:
- Saiba qual é a sua necessidade de nicotina. Pessoas que estão acostumadas com cigarros convencionais podem ter dificuldade em lidar com a leveza do vapor produzido pelos vapes e, assim, a melhor opção seria o pod system;
- Calcule o custo-benefício de cada aparelho pensando em sua rotina. Muitas vezes vale investir mais e ter um produto que irá durar mais tempo, ainda que o investimento inicial seja maior;
- Escolha marcas de qualidade. Mais uma vez, vale a pena investir um pouco mais e ter um produto confiável em mãos, com a certeza de que o uso é seguro e não trará surpresas desagradáveis.
Leia também: o que é plano de saúde por adesão?