Acompanhe conosco um passeio pelas várias formas de fazer um belo churrasco ao redor do mundo e como influenciaram a nossa forma de assar carne
Que o churrasco é paixão do brasileiro você já deve saber muito bem, mas não é só em nossas terras que a prática é popular. Vários países ao redor do mundo fazem preparos de carne na brasa de maneiras surpreendentes.
Os preparos de carne vermelha em cada um dos cinco continentes tem características únicas e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Você vai conhecer como funciona um bom churrasco em várias culturas. Boa leitura.
Origem do churrasco
Há uma disputa sobre qual país começou com essa prática, mas a origem mais aceita é de que o churrasco começou com os nativos do continente americano. Os indígenas assavam suas caças ao ar livre em espetos, semelhantes ao fogo de chão gaúcho. Por isso que no Brasil, Uruguai, Argentina e Estados Unidos o churrasco é tão presente.
Churrasco coreano
Do outro lado do Pacífico também tem churrasco, mas é um pouco diferente do que conhecemos. Na Coreia do Sul, a carne é preparada em fatias finíssimas e geralmente são cortes bovinos e suínos.
A carne é temperada em um molho especial com iguarias e assado em fogo bem quente até dourar. Por lá não costumam usar carvão e brasa, mas sim churrasqueiras elétricas ou a gás.
Churrasco árabe
O Oriente Médio aprecia muito o consumo de carne bovina, já que pela sua religião não consomem insumos suínos. A carne na Arabia Saudita, por exemplo, é assada em um espeto com muitas especiarias e fatiada em lascas. Seria o que chamamos por aqui de churrasquinho grego, apesar de ter nos países árabes também.
Churrasco argentino
Nossos vizinhos são referência em bons churrascos, principalmente por terem carnes de qualidade, uma vez que o clima do país e a geografia favorecem a criação de gado. Os cortes também são diferenciados como chorizo e ancho.
Partes bovinas com osso são bastante valorizadas na Argentina, portanto, cortes como costela marcam a presença nas parrillas do país. Por fim, temos que destacar o chimichurri, um tempero incrível do país que combina perfeitamente com suas carnes.
Churrasco Estadunidense
O churrasco dos EUA está cada vez mais presente no nosso dia a dia, afinal, somos bombardeados com filmes e séries além das redes de restaurantes que aparecem pelo nosso país.
A grande magia do “american barbecue” está em seus temperos incríveis como dry hubs e molhos, bem como o método de preparo. A defumação é uma característica muito forte nos preparos estadunidenses, além de cortes saborosíssimos como t-bone, ribeye, brisket e tomahawk.
Churrasco brasileiro
Não podemos fazer uma lista sobre os churrascos mundo afora e deixar o Brasil de fora, não é mesmo? Até porque, nosso churrasco incorpora características de todos esses outros que citamos por aqui.
Um ponto de destaque do nosso jeito de fazer churrasco está nos acompanhamentos. Maravilhas como um delicioso pão de alho, vinagrete e até o abacaxi com canela complementam os preparos do evento. Isso porque em terras tupiniquins o churrasco é de fato um evento.
Sobre os cortes, é preciso exaltar aquele que é nosso carro chefe: a picanha. Esse corte bovino reúne todas as melhores características que uma boa carne assada deve ter. Tem a suculência, a maciez e um sabor único.
Muito por conta dessas qualidades que o nosso corte tradicional tem conquistado o paladar de outras nacionalidades e cada vez mais vemos a exportação da carne bovina brasileira crescer.
Como vimos, os churrascos ao redor do mundo tem suas particularidades, mas vale dizer que em todos os locais é algo para ser compartilhado. Ou seja, independentemente do preparo, um bom churrasco é aquele que tem a presença de amigos e família, e porque não um drink gelado, não é mesmo?
Confira: 4 inovações das companhias aéreas