Tanto o SAST quanto o DAST são testes que são realizados na segurança para realizar a identificação de pontos vulneráveis em um software, ou seja, são ferramentas importantes para evitar problemas posteriores e até mesmo invasões por meio de criminosos cibernéticos.
Apesar de terem esse objetivo em comum, eles atuam de maneiras diferentes e cada um possui seus próprios desafios e vantagens. Justamente por conta disso, podem trabalhar muito bem em conjunto, oferecendo o melhor das duas ferramentas e tendo tudo que é preciso para proteger seus aplicativos e outros softwares.
A seguir, vamos conhecer melhor cada um deles, assim como seus desafios e vantagens ofertados. Confira!
O que é SAST?
O SAST (Static Application Security Testing) é um teste de segurança de aplicativo estático, sendo muito utilizado para realizar a proteção de softwares por meio da conferência do código-fonte destes mesmos softwares. Assim, é possível encontrar quais são as fontes de vulnerabilidades que devem ser corrigidas no app.
Ou seja, ele é utilizado para prevenir invasões de dados nestes apps, encontrando possíveis problemas antes que uma verdadeira ameaça surja para realizar ataques.
O que é DAST?
O DAST (Dynamic Application Security Testing) já é um teste de segurança de aplicativo dinâmico, diferente do acima, sendo um processo de teste não funcional. Com ele, é possível realizar a avaliação do app utilizando determinadas técnicas, com as quais será possível identificar as vulnerabilidades na segurança deste aplicativo a partir do resultado do processo.
Ele irá fazer uma lista com todas as falhas que estão visíveis apenas após o app estar sendo utilizado por um de seus usuários. Assim, evita avaliações negativas e necessidade de atualizações frequentes para realizar a correção.
Agora que você já conhece ambas as ferramentas, saiba que na maioria dos casos elas são utilizadas em conjunto, como citamos acima. Afinal, enquanto uma não consegue identificar os erros durante a execução, a outra não realiza a sinalização de erros no código.
SAST – Desafios e Vantagens
Agora, vamos conhecer melhor sobre os desafios e vantagens que oferecem, afinal, isso será relevante para o processo de desenvolvimento do seu app.
Desafios
Entre os desafios do SAST temos a questão de implementar a tecnologia em escala, assim como a falta de precisão presente na modelagem do comportamento do código do app.
Ou seja, é preciso estar bastante atento com questões onde ocorrem falsos negativos e positivos.
Outro desafio é a questão da linguagem digitada dinamicamente e também a impossibilidade de realizar testes no app em seu ambiente real, ou seja, não é possível identificar os pontos vulneráveis até que ele esteja no ar.
Vantagens
Quanto às vantagens, o SAST consegue desvendar pontos vulneráveis bem complexos no início do desenvolvimento, além de que as especificações de um determinado problema conseguem ser estabelecidas. Isso possibilita que seja mais fácil corrigir erros.
Consegue ser facilmente integrado em vários momentos, independente do ponto que está o desenvolvimento do app ou software.
Pensando em como seria realizar uma auditoria manual, ele é super fácil para examinar o código do app.
DAST – Desafios e Vantagens
Desafios
Nos desafios do DAST, temos a falta de informação sobre possíveis causas subjacentes das vulnerabilidades do app, além de haver certa dificuldade para conseguir manter um padrão na hora de codificar.
Sendo eficiente no momento de execução do app, pode não ser muito indicada para os primeiros passos do desenvolvimento dele.
Vantagens
E entre as vantagens, o DAST consegue identificar problemas relacionados ao tempo de execução, que podem surgir depois de acessar a conta no app, etc.
Raramente irão ocorrer casos de falso positivo, a frequência é bem baixa.
Por fim, possui estruturas personalizadas e o seu suporte para linguagem de programação já liberada.
Ao realizar uma comparação entre as duas possibilidades, uma grande vantagem do DAST é o seu baixo custo e praticidade.
SAST ou DAST: qual escolher?
A melhor opção seria utilizar as duas para realizar a proteção e análise de vulnerabilidade de sua empresa, afinal, o SAST e o DAST se complementam muito bem e oferecem um excelente serviço juntos.
Mas, caso seja necessário realizar uma escolha, opte por aquela que ofereça o que é mais importante no seu negócio atualmente. Com as informações acima, sobre os desafios e vantagens, você consegue concluir esse pensamento.
Quer uma dica? Escolha uma plataforma de cibersegurança para realizar esse serviço e eles irão fazer a melhor escolha para a sua empresa.
Utilize uma plataforma de cibersegurança na sua empresa!
Uma plataforma de cibersegurança pode oferecer ao seu negócio mais reconhecimento e respeito no mercado, afinal, prezar pela segurança e por boas entregas é fundamental!