Neste post, veremos como o livro Formação Docente: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR nasceu, quais os temas abordados no mesmo e onde encontrá-lo. Além disso, será possível saber acerca da participação de cada autor e sobre a formação deles.
“Este livro é fruto da dedicação e esforço de quatro professoras, pesquisadoras e defensoras da educação em seus amplos aspectos desde formação inicial até a formação continuada e especializada em temas que merecem atenção especial para obtermos uma educação cidadã e de qualidade.”
Subdivisões da obra Formação Docente: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR
Confira uma parte da apresentação do livro cedida por autorização da escritora Katty Oliveira Silva.
![FORMAÇÃO DOCENTE](https://revistadicas.app.br/wp-content/uploads/2021/12/FORMACAO-DOCENTE.jpg)
“Esta obra consiste em quatro textos, de quatro autoras diferentes, mas com uma paixão em comum: a educação.
O primeiro texto, da autora Flávia S. Pereira, debate um tema atualíssimo relacionado ao contexto da pandemia que estamos vivendo. A família sempre foi a instituição social básica da sociedade, pelo menos até a Revolução Industrial. A partir deste período, a escola tornou-se a instituição mais prestigiosa em nossa sociedade, assumindo até uma grande parte da educação informal que antes era exclusiva da família.
O segundo texto, da autora Indianara Cavalcante, aborda um tema que assume importância ímpar em um país como o Brasil, que, em pleno século XXI, ainda possui cerca de 30% da sua população entre 15 e 64 anos como analfabetos funcionais.
O terceiro texto, da autora Lucimar S. F. do E. Santo, discorre sobre um assunto pouco discutido em educação, mas que chama a atenção logo na leitura de suas primeiras linhas. Em um país em que o cidadão percebe mais deveres do que direitos, a autora surpreende ao defender a Educação Fiscal de forma apaixonada e convincente, como um assunto absolutamente essencial à formação completa do cidadão.
O quarto e último texto, da autora Katty Oliveira Silva, tece uma discussão que adentra a filosofia da educação, discutindo a inter-relação entre a atual mercantilização da educação superior, o papel do aluno-cliente nessa sociedade do conhecimento, a formação docente em uma educação que deixou de ser processo para se tornar produto, e o olhar pós-moderno de Boaventura de Sousa Santos (na obra Epistemologia do Sul), que abre uma discussão dos tópicos anteriores neste contexto de massificação da educação superior que vivemos atualmente.”
Onde encontrar?
O livro foi publicado pela Editora Índica, que se dedica ao mercado editorial como uma forte parceira dos autores e da publicação científica. Já se encontra disponível no site da editora nas versões livro físico e e-book, com várias opções de pagamento.
Deseja adquirir o livro? Confira o Link da editora:
https://editoraindica.com.br/produto/formacao-docente-4-temas-numa-perspectiva-multidisciplinar/
Neste livro a autora Katty Oliveira Silva deixou uma questão a se pensar sobre o Ensino Superior
![Katty Oliveira Silva](https://revistadicas.app.br/wp-content/uploads/2021/12/Katty-Oliveira-Silva2.jpg)
“A pandemia quer nos perguntar sobre o ensino superior: é um negócio ou a última etapa de um longo processo educativo dos cidadãos de um país? E se estamos aqui valorizando o educador, é com essa formação, desse novo professor, que devemos nos preocupar. Um aluno não associado ao conhecimento está ligado a uma espécie de cliente, e não como estudante. É claro que o negócio da educação deve ser sustentável, mas o professor seria responsável por qual parte do orçamento? De qualquer maneira, há anos se discute a formação antiga e equívoca dos professores, mas que também é pressionada por uma sociedade fissurada em dar resultados quantitativos com ENEM, ENADE, OAB e toda uma sopa de letrinhas indigestas”.
SOBRE AS AUTORAS:
Flávia dos Santos Pereira
Pedagoga, Professora do curso de Pedagogia na FACISABH. Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Una. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Concepções e Planejamento em EaD pela PUC Minas. Atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos; professora no ensino fundamental I; coordenadora escolar na educação infantil ao ensino médio; Atuou na Supervisão Pedagógica na Educação Prisional; Presta consultoria para docentes.
Indianara Cavalcante
Pedagoga. Especialista em: Alfabetização e letramento; Coordenação Escolar; e Neuroaprendizagem e práticas pedagógicas. Mestranda em Educação pelo Programa de Intercâmbio via IMESMERCOSUR/BRASIL na Universidade Del Salvador/Argentina (USAL). É Professora da Rede Municipal de Educação de Ribeirão das Neves há 17 anos. Atuou como Supervisora Escolar pela rede estadual de ensino por 5 anos e, também como tutora do curso de Pedagogia pela UNOPAR – Campus Ribeirão das Neves pelo mesmo tempo. É pesquisadora de temas sobre práticas pedagógicas e alfabetização, e autora de capítulos publicados pela academia ANELCA em PROSA E VERSO.
Lucimar S. F. E. Santo
É contadora. Graduada em pedagogia com especializações. Mestranda em Educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina (UNR) e desenvolve pesquisas na área de Educação Fiscal. Estudante de Jornalismo. Atua na coordenação pedagógica em Escola da Rede Municipal de Ensino de Ribeirão das Neves/MG.
Katty Oliveira Silva
Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Rosário/Argentina. É Pedagoga pela Universidade Salvador (UNIFACS), com mais de 20 anos de experiência na Educação Básica (Coordenação Pedagógica). Doutora Honoris Causa pela Erich Fromm University (Flórida / EUA) Atualmente é professora universitária e diretora de IES.
Deseja comprar o livro Formação Docente: 4 temas numa PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR? Então, confira o Link da editora e adquira já o seu:
https://editoraindica.com.br/produto/formacao-docente-4-temas-numa-perspectiva-multidisciplinar/