Pular para o conteúdo
Início » Competências do Profissional de Marketing

Competências do Profissional de Marketing

Uma área de marketing é bastante concorrida. Para conquistar um diferencial no mercado, é necessário que o profissional de marketing tenha recursos que possibilitem a melhoria de seu trabalho

Pensando nisso, vamos listar neste artigo quais são as competências do profissional de marketing que são mais exigidas pelas empresas. 

Para aplicar esses pontos é muito importante que você anote cada uma delas e tenha o foco em seu negócio.

A partir de agora, será mais fácil ser reconhecido no mercado. 

Quer se destacar em sua área? 

Então continue lendo este artigo! 

Quais são as melhores competências do profissional de marketing? 

Competências do Profissional de Marketing

Um profissional de marketing deve ter algumas características que são fundamentais para o sucesso na profissão. 

Além disso, é fundamental fazer constantemente uma auto avaliação e descobrir pontos fortes e fracos e implementar plano de ação para desenvolver novas competências

Vamos falar sobre criatividade, trabalho em equipe, análise de dados e conhecimento em tecnologia. 

Vamos lá? 

Curiosidade 

A curiosidade é essencial para o profissional de marketing. Ele não pode limitar o seu conhecimento somente a um curso ou aos aprendizados adquiridos na faculdade. 

Portanto, busque informações em blogs, em vídeos, TED, podcasts, livros, entre outras fontes. 

O profissional que tem bastante conhecimento consegue absorver dados com agilidade e transformá-los em ideias incríveis para o seu negócio. 

A curiosidade também ajuda o profissional a observar todos os detalhes ao seu redor, seja em um lançamento de produtos, hábitos do consumidor e as transformações que um produto causa no mercado. 

O lado positivo é que existem alguns métodos que melhoram a criatividade: palavras cruzadas, sudoku, xadrez, hábito diário da escrita, leitura constante e qualquer outro exercício que exige um esforço da capacidade mental. 

O conhecimento sobre a sua área de atuação e o público – alvo também ajudam a promover a criatividade. 

Gestão de pessoas 

O profissional de marketing deve ter capacidade de fazer a gestão de pessoas. Nessa área, o especialista tem contato direto com vários tipos de clientes. 

Então, você deve saber lidar com os pedidos e as dificuldades dos consumidores, negociação com fornecedores e o diálogo com os outros membros da equipe. 

Conhecimento em tecnologia 

Outra característica importante para um profissional de marketing é o conhecimento em tecnologia. 

Ele deve ter capacidade de unir a teoria com a prática, pois diariamente são lançados softwares, ferramentas e plataformas para otimizar o trabalho. 

A habilidade com a tecnologia ajuda a mostrar quais são as suas ideias para os desenvolvedores e até construir planos de ações que até o momento eram considerados impossíveis na empresa. 

Existem algumas ferramentas que são fundamentais para qualquer profissional de marketing: Google Analytics, Hellobar, SEMRush, RD Station, Yoast SEO, MailChimp, Google Trends, Hotjar, Rock Convert, G-suíte, Evernote, Trello, LinkedIn Navigator e Hubspot. 

Conhecimento técnico 

O profissional de marketing também deve ter conhecimento em questões técnicas. Dessa forma, uma agência de marketing digital precisa ter algum alguém capacitado nesse quesito.

Se você não sabe detalhes importantes sobre uma landing page, por exemplo, terá que recorrer a outras equipes para solucionar o problema. Logo, o seu projeto ou o contato com o cliente será mais lento. 

Claro, você não precisa conhecer sobre todos os temas a fundo. No entanto, o básico é o suficiente para agilizar as suas tarefas. 

Os conhecimentos mais importantes para os profissionais de marketing são: WordPress, SQL, CSF, HTML, SEO, e-mail marketing, fluxo de nutrição, funil de vendas, redes sociais, persona, automação de marketing, inside sales, entre outros. 

Analista de dados 

Os dados estão cada dia mais presentes na rotina das empresas. Por isso, um profissional de marketing deve aprender a transformar os números em informações estratégicas para a organização. 

Assim, será possível criar planos de ações mais assertivos e de acordo com os objetivos da empresa. 

Business Intelligence é um conceito que não é mais tendência, especialmente com o avanço da tecnologia e o uso de softwares de gestão. 

Essas ferramentas são fundamentais para transformar os dados em ótimas dicas para o negócio. 

Nunca é demais lembrar que os dados servem para ajudar empresas de pequeno, médio ou grande porte.

Comunicação de qualidade 

Sem dúvidas, a comunicação é uma das características mais importantes de um profissional de marketing

Uma comunicação de qualidade evita dupla interpretações, conflitos e crise na imagem da sua empresa. 

Você também terá jogo de cintura para se relacionar com outras áreas, com os clientes e parceiros de negócios.

A comunicação eficiente é aquela que o profissional fala com clareza e usa o tom correto de acordo com cada situação. 

Na internet, existem diversos cursos gratuitos e com preços econômicos para aperfeiçoar a sua comunicação. 

Trabalho em equipe 

O profissional de marketing deve saber trabalhar em equipe.

 Ao dominar essa habilidade,é possível usufruir de uma aprendizagem garantida, um melhor ambiente de trabalho, mais resolução de problemas e capacidade de superar tarefas específicas. 

Um bom trabalho em equipe é aquele que os indivíduos conseguem se relacionar com outras pessoas sem provocar ruídos na comunicação e escutando cada um com cuidado e respeito. 

Algumas dicas ajudam a melhorar o trabalho em equipe. 

  • Tenha calma; 
  • Esteja aberto para novas sugestões;
  • Seja participativo;
  • Aprenda com a diversidade do grupo;
  • Critique com inteligência e de forma construtiva;
  • Defina objetivos e funções. 

Em um primeiro momento, o trabalho em equipe pode ser difícil. No entanto, a prática leva a perfeição. 

Preocupação com o cliente 

Na área de marketing, você deve colocar o cliente no centro de tudo. É necessário entender quais são as suas carências, necessidades, objetivos e problemas. 

Todo relacionamento no marketing inicia-se com o cliente e quais são as vantagens que ele terá com o seu serviço. 

O profissional de marketing deve ter habilidade para analisar e entender o cenário atual dos consumidores, além de criar experiências incríveis, envolventes e satisfatórias. 

A busca pelo sucesso dos clientes se tornou um diferencial para os negócios que querem criar uma vantagem competitiva no mercado. E você não pode ignorar esse ponto importante. 

Gestão de projetos 

A gestão de projetos é um conhecimento cada vez mais exigido para os profissionais de marketing. 

Esse tipo de habilidade ajuda a entender quais são as suas prioridades, como usar o tempo ao seu favor e como se relacionar com as pessoas. 

A gestão de projetos otimiza a comunicação com colegas, as reuniões, a conclusão de tarefas e todos os outros itens das questões operacionais. 

Resiliente 

O mercado tem valorizado profissionais resilientes, independente se é um iniciante ou experiente no assunto. 

A área de marketing muda os processos diversas vezes para se adaptar às metas e objetivos.

Portanto, o ideal é saber lidar com essas alterações e não reclamar com as mudanças de cenários. 

Persuasivo 

A persuasão também é uma habilidade que o profissional de marketing deve treinar diariamente. 

Afinal, ele tem que apresentar novas ideias, negociar com os consumidores e se relacionar com os fornecedores. 

O persuasivo consegue lidar com qualquer tipo de cliente, seja o decidido, indeciso, confuso, apressado, atento, sem pressa, confuso, bem – humorado e comunicativo. 

Conclusão

Você acabou de conhecer pontos essenciais para quem trabalha ou pretende trabalhar com Marketing. É importante que você tenha em mente cada um desses conceitos para que você tenha um diferencial no mercado.

Espero que esse artigo tenha aberto sua mente, aproveite as dicas e comece a aplicar, até a próxima 😉