Pular para o conteúdo
Início » Alternativas seguras ao WhatsApp

Alternativas seguras ao WhatsApp

Hoje, procurar alternativas seguras ao WhatsApp é comum devido aos vazamentos que estão ocorrendo sobre segurança e também devido às funções úteis de outros aplicativos, mas primeiro vamos rever como tudo começou:

As mensagens instantâneas eram na época uma grande inovação, pois permitiam que pessoas de todo o mundo se comunicassem sem a necessidade de fazer uma ligação e gastar muito dinheiro com isso. Na telefonia móvel, a primeira forma de comunicação era por meio de SMS ou mensagens de texto, até a criação do WhatsApp em 2009 .

Quando o aplicativo foi criado, a ideia original era servir como uma agenda para ver se o contato com quem você queria falar estava disponível. No início, estava disponível apenas para dispositivos Blackberry, depois foi expandido para terminais iPhone e Android.

Em 19 de fevereiro de 2014 , Mark Zuckerberg anunciou a compra do WhatsApp, para que o aplicativo passasse a fazer parte do mundo do Facebook. É em 2015 que decidem lançar a primeira grande inovação e tratava-se de chamadas através de VoIP. A partir de 2016 , é anunciada a função chamada WhatsApp Web que atualmente oferece aos usuários a possibilidade de conversar com os contatos de um computador ou laptop por meio de um serviço web sincronizado com o aplicativo móvel.

Nesse mesmo ano , foi introduzida a criptografia de ponta a ponta, que impediria que as mensagens fossem interceptadas no caminho e só pudessem ser lido pelo emissor e pelo receptor.

No entanto, no ano passado, foi descoberta uma grande falha de criptografia que fez com que muitos usuários desconfiassem do aplicativo. É por isso que neste artigo de hoje trazemos para você algumas alternativas seguras ao WhatsApp que oferecem uma melhor proposta em termos de segurança e privacidade.

Telegram

Telegram - Uma das principais alternativas seguras ao WhatsApp

O Telegram é um aplicativo de código aberto que se apresenta como uma opção muito boa, pois também é bastante popular no mundo. É baseado em nuvem, então você não precisa se preocupar muito com a perda de informações e mensagens.

É muito fácil de usar, permite trocar arquivos multimídia e mensagens de voz. Para adicionar contatos, isso pode ser feito através do número de telefone ou compartilhando o Alias. Ele pode ser usado em um PC por meio de um navegador da Web ou aplicativo de desktop.

Na seção de segurança, oferece criptografia de ponta a ponta (que deve ser ativada manualmente) nas mensagens, bem como nas chamadas de voz por padrão. Além disso, é possível excluir as mensagens automaticamente após um tempo decorrido, se o usuário desejar.

SIGNAL

O SIGNAL além de ser muito seguro, oferece muitos recursos que permitem acompanhar o WhatsApp. Entre todos eles, encontramos a possibilidade de não apenas fazer chamadas de voz, mas também permitir chamadas de vídeo.

Assim como o Telegram, é um aplicativo de código aberto que também pode ser usado em um computador. Tem a função de deletar mensagens após um determinado tempo que serão atribuídas pelo usuário.

Para manter o aplicativo seguro, o Signal usa criptografia de ponta a ponta em mensagens e chamadas. Além disso, a criptografia é de código aberto para que os usuários possam acessá-la para revisá-la.

Leia também em nosso site: O que é o WhatsApp Plus Reborn?

WIRE

O App WIRE oferece a troca de arquivos de áudio e multimídia, existe a possibilidade de obter uma conta gratuita, mas também existe a possibilidade de uma conta paga para empresas, que inclui mais recursos, inclusive chamadas de voz. Ele pode ser usado em 8 dispositivos ao mesmo tempo e está disponível em uma ampla variedade de sistemas operacionais.

Por segurança, oferece criptografia de ponta a ponta protegida pelas leis europeias de retenção de dados .

THREEMA

A Threema se destaca pela grande importância que atribui à segurança do departamento de desenvolvimento. Todos os arquivos são salvos localmente e não em uma nuvem, portanto, só serão encontrados no celular onde o aplicativo foi instalado.

Para entrar em contato com as pessoas, isso pode ser feito diretamente na lista de contatos ou por meio de um ID oferecido pelo aplicativo. Sua sede fica na Suíça, portanto, a política de privacidade é rigorosa.

Oferece criptografia de ponta a ponta como as anteriores em todas as opções de comunicação, bem como em todas as funções do aplicativo. Portanto, essa também é uma alternativas seguras ao WhatsApp.

Sair da versão mobile