A emissão do laudo à distância está em alta, com a alta da telemedicina, trazendo praticidade e aumento da produtividade para as clínicas e também para os pacientes.
Apesar disso, muitas pessoas não confiam muito ainda nesse processo, com medo do que podem fazer com os seus exames e na precisão desse laudo.
Por isso, separamos aqui no artigo uma explicação de como funciona esse serviço e o que é feito para que ele se torne confiável.
O que é o laudo à distância?
Com o crescimento da telemedicina, o envio de laudo à distância vem crescendo muito e muitas pessoas continuam não confiando muito nesse processo. Muitas vezes, por não entenderem como isso realmente funciona.
Então, o laudo à distância é simplesmente o envio do laudo, da análise de algum exame que você realizou, pela internet, sem ser feito presencialmente. Desde os anos 90, se tornou possível a transmissão e o envio de dados e imagens clínicas e radiológicos através da telemedicina.
Surgiu como uma opção de levar atendimento médico à áreas que não possuem acesso fácil a atendimento médico e, hoje em dia, é muito utilizado por ser prático, fácil, ágil e seguro, principalmente em tempos de pandemia.
Com algumas mudanças tecnológicas ao longo do tempo, tornou-se possível a emissão de documentos clínicos pela internet. Isso só é possível por conta da tecnologia extremamente precisa que temos nos dias de hoje.
Com isso, são utilizados os equipamentos normais, que são utilizados para fazer o exame presencial. Mas, na hora da análise dos resultados e do laudo, isso é feito digitalmente, à distância.
É possível que os equipamentos responsáveis pela captura das imagens enviem as informações obtidas, em tempo real, para o médico que solicitou o exame, economizando tempo, o que pode ser muito útil para o tratamento da doença.
Então, o armazenamento posterior desses resultados é feito todo digitalmente, pois são produzidos documentos eletrônicos. Isso torna possível o seu armazenamento na nuvem.
Isso resolve muitos problemas que os hospitais e clínicas tinham antigamente para armazenamento dos resultados dos exames. Assim, não precisa sobrecarregar o sistema interno da clínica ou do hospital.
Além disso, pode ser analisada por outros profissionais, para que seja feito o melhor diagnóstico e tratamento.
É possível confiar no serviço de laudo à distância?
Muitas pessoas não confiam no serviço de laudo à distância por não saberem quem teria acesso a esses documentos, uma vez que fica tudo na nuvem, ou digital. Mas, essa tecnologia é regulamentada por lei para garantir a sua segurança.
A telemedicina, como veio crescendo nos últimos anos, foi precisando também que a lei a tornasse possível. Por isso, foram definidos alguns padrões e normas para garantir a qualidade do serviço e também a segurança para os pacientes. Aqui no Brasil, a telemedicina é reconhecida pelo SUS.
Para que a clínica ou hospital possa utilizar essa tecnologia, é preciso fazer um cadastro da instituição, enviando os dados da pessoa que será responsável pela emissão desses resultados, ou seja, do laudo à distância.
Isso, sem dúvida, coloca uma responsabilidade a mais no técnico responsável, o que traz uma maior segurança no resultado. Pois, caso haja algum problema, terá uma pessoa que será legalmente responsabilizada pelo erro.
Por isso, tudo é feito com muito cuidado. É preciso também, quando a instituição se cadastra, que ela mostre como o sigilo desses dados e informações é garantido por ela.
Sendo assim, para poder utilizar essa tecnologia, a instituição precisa provar que tem como proteger os dados para que não sejam desviados ou alterados.
Portanto, o processo é sim muito confiável, tendo toda uma estrutura resposável pela produção do melhor diagnóstico possível.
Além disso, quando você utiliza esse serviço, as chances de utilizar profissionais especializados é maior, fazendo com que o diagnóstico seja mais preciso e confiável ainda.
Os centros de telerradiologia, por exemplo, possuem a tecnologia necessária para que haja uma produção rápida desses laudos, com alta precisão e confiabilidade.
Como é feito esse laudo?
Se você ainda não entendeu como alguém pode fazer esse laudo à distância, é na verdade bem simples. Todos sabemos que o envio de laudo é fundamental para diagnóstico e tratamento de doenças.
Pois, se for rápido, o tratamento se inicia mais rapidamente, o que lhe dá uma vantagem e é melhor para a sua saúde. Então, como isso acontece?
Você vai para o local realizar o exame, muitas vezes exames de diagnóstico de imagem, e os dados gerados vão para uma plataforma eletrônica de telemedicina.
Portanto, esses dados estarão no sistema de telemedicina de radiologistas e técnicos especializados que terão acesso a elas, à distância. Geralmente, sempre tem profissionais disponívreis, 24 horas por dia, para fazer esse laudo final.
Então, o documento com o laudo é enviado de volta para a clínica que o solicitou, que irá disponibilizar o laudo para o paciente, ou então encaminhar diretamente para o médico que o solicitou.
Para enviar esses diagnósticos para o médico ou para o paciente, podem ser utilizados canais diferentes. Algumas plataformas enviam por email, outras por aplicativo de mensagem que tenha compatibilidade com o software.
Há também a possibilidade de compartilhar o documento por uma nuvem, pelo drive, tudo irá depender de como você prefere. Então, não é preciso utilziar entrega por correio ou voltar até a clínica para buscar o resultado.
Isso faz com que o diagnóstico seja feito com maior agilidade, garantindo um melhor tratamento para o paciente.
Além disso, há uma redução de custos para as clínicas que compram esse serviço, por não precisar mais imprimir esses documentos, que são impressos em chapas e podem sair caro. Ainda, libera espaço e até mesmo profissionais, reduzindo custo operacional.
Conclusão
Portanto, não há necessidade de desconfiar do serviço de laudo à distância pois, para que seja possível, a clínica precisa atender a uma série de critérios.
Além disso, geralmente a emissão de laudos à distância tende a ser mais confiável ainda por terem profissionais de várias especialidades disponíveis para o realizar.
E aí, você já recebeu ou fez algum laudo à distância? Comente aqui se você acha esse serviço confiável.