Pular para o conteúdo
Início » Caminhar 2 KM por dia pode melhorar a saúde sexual masculina

Caminhar 2 KM por dia pode melhorar a saúde sexual masculina

Quando somos sexualmente saudáveis, isso significa que somos capazes de participar plenamente da atividade sexual e estar presentes no prazer da experiência. Para os homens, estar em um estado de saúde sexual ideal é duplo. Primeiro, deve haver desejo sexual, também conhecido como libido e, segundo, deve haver uma capacidade de obter e manter uma ereção, também conhecida como função erétil.

Quando um homem é incapaz de ter uma performance sexual, ele pode estar sofrendo de impotência ou disfunção erétil (DE) . A impotência é uma incapacidade ou deficiência na capacidade de fazer sexo, que pode ser causada por problemas fisiológicos, embora muitas vezes também haja fatores emocionais e / ou de saúde mental em jogo.

Felizmente, existem muitas maneiras de tratar a impotência masculina, variando de medicamentos prescritos a terapia de testosterona e injeções penianas ou cirurgia, para citar alguns. Mas também existe uma maneira natural e não invasiva de ajudar a controlar a disfunção erétil e é mais acessível do que você pode imaginar. A melhor parte? Não custa nada e sua saúde e bem-estar gerais serão beneficiados.

Fatores de risco de disfunção erétil

A disfunção erétil é uma condição frustrante que pode levar a uma atividade sexual insatisfatória para ambas as partes envolvidas. Vários fatores podem causar disfunção erétil, incluindo baixa testosterona , depressão ou estresse, bem como distúrbios vasculares, como artérias obstruídas e até complicações de cirurgia urológica. A DE também pode ser um sinal de alerta precoce de doença cardíaca.

Estimular sua atividade sexual com produtos eróticos de um sexyshop pode ajudar a combater sua DE.

Saúde Vascular e Cardíaca

Existe uma forte ligação entre a disfunção erétil e a saúde vascular, e o exercício regular melhora o fluxo sanguíneo para ajudar a manter as artérias livres de obstruções. Um estudo de 2014 publicado no International Journal of Impotence Research determinou que o exercício regular, quando combinado com outras mudanças no estilo de vida saudável, tinha o potencial de melhorar a impotência e a saúde vascular.

“Modificações de estilo de vida, incluindo exercícios físicos e específicos para o pênis, perda de peso, suplementos de ômega-3 e ácido fólico, ingestão reduzida de gordura e açúcar e melhor estado antioxidante por meio de dieta e / ou suplementos, devem ser integrados em qualquer abordagem abrangente para maximizar função erétil, resultando em maior sucesso geral e satisfação do paciente, bem como melhoria na saúde vascular e longevidade “, escreveram os autores do estudo.

É assim que funciona: os vasos sanguíneos do pênis enviam sinais de alerta de doença coronariana quando o fluxo sanguíneo é reduzido devido a artérias obstruídas. O óxido nítrico (NO), que relaxa os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo sanguíneo, é necessário para uma ereção. A atividade física demonstrou aumentar o óxido nítrico vascular, e um programa de exercícios e perda de peso também pode aumentar a produção de NO.

Em suma, o exercício mantém o fluxo sanguíneo, o que pode funcionar para prevenir ou tratar a impotência da mesma maneira que previne doenças cardíacas.

Atividade física

Um conhecido estudo publicado na revista Urology pesquisou quase 600 homens com idades entre 40 e 70 anos na área de Boston durante o final dos anos 1980 e novamente no final dos anos 1990. No início do estudo, os indivíduos não tinham sido diagnosticados com disfunção erétil nem câncer de próstata.

Caminhar ajuda a saúde sexual masculina
Imagem: pexels.com

Os homens também estavam geralmente com boa saúde, pois nunca haviam recebido tratamento para diabetes ou doenças cardíacas no início do estudo. Desde o início do estudo até o acompanhamento de nove anos, os pesquisadores examinaram se os homens experimentaram disfunção erétil moderada ou completa com um questionário autoaplicável que avaliou sua função sexual.

A pesquisa inovadora, publicada em 2000, mostrou que indivíduos que continuaram um programa regular de exercícios ou começaram a se exercitar durante a meia-idade reduziram o risco de desenvolver impotência.

No entanto, os indivíduos que tomaram outras medidas saudáveis ​​durante a meia-idade não viram um risco reduzido. Aqueles que fizeram mudanças como parar de fumar, perder peso ou reduzir o consumo de álcool não reduziram o risco de impotência, de acordo com a pesquisa. Parecia que o exercício era a chave.

Obesidade

Os resultados do estudo indicaram que os homens obesos no início do estudo enfrentaram um risco maior de disfunção erétil, independentemente de qualquer peso perdido durante o acompanhamento. O maior risco de disfunção erétil estava entre os homens mais sedentários e que praticavam menos atividade física.

Os pesquisadores concluíram que “a atividade física pode reduzir o risco de disfunção erétil mesmo se iniciada na meia-idade . A adoção precoce de estilos de vida saudáveis ​​pode ser a melhor abordagem para reduzir o impacto da disfunção erétil na saúde e no bem-estar dos homens mais velhos.”

Nos últimos anos, pesquisas adicionais continuaram sugerindo que a atividade física regular pode ajudar a controlar a impotência e manter a saúde sexual masculina. Em 2013, uma revisão da literatura médica existente indicou que a perda de peso pode “reverter a disfunção erétil por meio de outros mecanismos, a saber, diminuição da inflamação, aumento dos níveis de testosterona sérica e melhora do humor e da auto-estima”.

Os autores observaram que as evidências apontam para vários fatores que podem contribuir para uma melhora na saúde sexual masculina. Esses fatores incluíram aumento de exercícios, perda de peso e índice de massa corporal (IMC) saudável e cessação do tabagismo.

Enquanto isso, uma revisão de 2018 recomendou que homens fisicamente inativos se envolvessem em atividade física aeróbica moderada a vigorosa por 40 minutos, quatro vezes por semana, e sugeriu que seguir este regime levaria a melhorias na disfunção erétil em apenas seis meses.

Sabemos que o exercício regular é ótimo para a saúde geral,  e há evidências consideráveis ​​de que também é ótimo para a saúde sexual – não importa o seu sexo. Na verdade, uma revisão de 2020 observa que o exercício regular pode melhorar a função sexual entre mulheres na peri e pós-menopausa.

Se você é novo nos exercícios e está tendo problemas para começar, lembre-se de que não precisa ser uma tarefa assustadora. Na verdade, fazer uma dose diária de exercícios pode ser tão simples quanto uma caminhada rápida pelo parque.

Caminhando para melhorar a saúde sexual

Irwin Goldstein, médico urologista que é presidente e diretor do Institute for Sexual Medicine em San Diego, Califórnia, e ex-professor de urologia da Boston University School of Medicine, e sua equipe de pesquisadores foram os primeiros a determinar que um sedentário estilo de vida aumenta o risco de um homem desenvolver impotência.

A pesquisa publicada na Urology indicou que os homens que caminhavam rapidamente por três quilômetros por dia, o que queima cerca de 200 calorias, reduziram significativamente o risco de disfunção erétil. “Homens que se exercitaram mais do que 200 calorias por dia tiveram o menor risco de desenvolver DE”, disse Goldstein, co-autor do estudo, em um comunicado à imprensa.

Caminhar por apenas três quilômetros por dia em um ritmo acelerado , mesmo se você começar na meia-idade, tem o potencial de manter sua saúde sexual sem intervenção médica, embora os resultados dependam de seu estado atual de saúde física e sexual.

Se você estiver pronto para amarrar seu melhor par de sapatos de caminhada e ir para a calçada, grama ou área verde do bairro para uma caminhada de três quilômetros, do início ao fim, uma caminhada de três quilômetros deve levar entre 30 e 45 minutos para completo.

O segredo é queimar no mínimo 200 calorias por dia e manter um ritmo acelerado. Como alternativa à caminhada, você também pode participar de outros exercícios que estimulam o coração, como corrida ou treinamento em circuito.

O ciclismo, no entanto, é controverso. As evidências são contraditórias sobre se contribui para DE devido à restrição do fluxo sanguíneo do assento da bicicleta, mas parece causar problemas como dormência genital e problemas urinários, especialmente se sua bicicleta não couber bem ou você pedalar mais de três horas por semana.

Lembre-se de que nunca é tarde para começar um plano de exercícios. Saiba que caminhar e praticar esporte faz bem bara todo o corpo.

Se você está pronto para cuidar de sua saúde sexual e começar a andar, recomendamos este Guia de início rápido de caminhada de 30 dias para iniciantes.

Sair da versão mobile