Você sabia que existem diversos tipos de SEO que podem ser utilizados nas suas estratégias de marketing digital? É o SEO, junto de outras práticas, que possibilita que uma empresa alcance as melhores posições no Google, otimizando suas páginas.
Por ter uma finalidade tão importante, e de certa forma complexa, é preciso haver algumas divisões para que cada uma das possibilidades possa oferecer o melhor de si e ter resultados mais direcionados para os seus objetivos principais.
O SEO – Search Engine Optimization – ou Otimização para Mecanismos de Busca, é uma estratégia presente no marketing digital que possui o intuito de garantir sites, blogs, páginas, etc, mais otimizados e facilitando o encontro desses canais nos principais mecanismos de busca.
Agora que você já entende essa sigla, vamos conferir os principais tipos de SEO disponíveis.
SEO On-Page
O SEO On-Page é um dos tipos mais comuns entre aqueles que estão se dedicando a estas técnicas agora, estando ainda no começo do negócio. Aqui, você irá focar nos elementos para texto, imagem e código dos seus conteúdos.
Ele é o grande responsável pela organização das páginas presentes no seu site, blog, etc, garantindo que o Google reconheça este canal e o veja como um material de qualidade, para que ele passe a recomendar o conteúdo da sua empresa para o público-alvo no momento da pesquisa.
É com o SEO On-Page que você irá montar toda sua estratégia de pesquisa, assim como as opções de palavras-chave para distribuição e muito mais.
Você irá realizar ações, como:
- Dividir os conteúdos por H1, H2, H3, etc;
- Definir a descrição que irá aparecer no Google;
- Definir o título que irá aparecer no Google;
- Conteúdos únicos e de boa qualidade.
SEO e Marketing de Conteúdo
Aqui estaremos unindo as técnicas de SEO com as de marketing de conteúdo, que trata-se das estratégias utilizadas para a produção de conteúdo para o site da sua empresa, blog e outros canais de comunicação que estiver utilizando – como as redes sociais.
O intuito dessa união é garantir que você tenha um site otimizado, com uma boa velocidade de carregamento (que deve ser inferior a 5 segundos) e que seja facilmente rastreado pelo Google.
Neste tipo de SEO aliado ao marketing de conteúdo, você precisará pensar na experiência do seu usuário, nas opções de exibição (como é o caso do mobile first, que tem sido de grande importância no meio digital), dentre outras técnicas.
SEO Off-Page
O SEO Off-Page é aquele que irá pensar na qualidade dos seus conteúdos, visando sempre as técnicas atreladas à estratégia do marketing de conteúdo. Você irá focar nos canais que possibilitam realizar uma conexão com “off-pages”, ou seja, com outros canais.
Por exemplo, digamos que você tenha um blog atrelado ao seu site e nele você realiza alguns backlinks e guest posts. Essas são práticas do SEO Off-Page, que irão garantir um aumento no tráfego qualificado no seu blog.
Além disso, é possível aumentar a quantidade de palavras-chave ligadas ao seu conteúdo quando este tipo de link é feito dentro dos conteúdos.
A busca pelas palavras-chave corretas, identificando o volume de busca e outros detalhes que o próprio Google oferece em suas plataformas, é possível montar um conteúdo muito bem pensado e com maiores chances de conquistar as primeiras colocações neste mecanismo de busca.
Dentre as possibilidades, ainda temos:
Link Building
O link building é essa técnica que linkar outros conteúdos, que tenham relação com o que você está criando, para aumentar o valor do conteúdo e oferecer maiores oportunidades de crescimento e visibilidade no Google.
Essa é uma das práticas que o Google analisa ao classificar se o conteúdo é relevante ou não, contribuindo para a pontuação final que o levará ou não para a primeira página.
Social Media
O Social Media também é outro responsável por buscar melhorar o engajamento de um canal de comunicação, geralmente das redes sociais. Eles serão responsáveis por montar as estratégias em cima de seus conhecimentos, além da criação de conteúdo para os canais que ele atende.
SEO Local
Por fim, temos o SEO Local que se trata do SEO voltado para as práticas ligadas à geolocalização da empresa. Uma das melhores formas de engajar com o SEO Local é utilizando o Google Meu Negócio (Google Business Profile), que irá te ajudar a mostrar ao Google que tipo de empresa você possui.
Com as informações oferecidas ao Google, ele poderá incluir a sua empresa como uma opção local ao serem feitas buscas através da localização.