O que você deve esperar da sua agência de marketing digital? Leia todo o artigo e descubra tudo o que você saber e entender sobre o assunto!
Quando você lê o número 25.000, o que você acha? Qual é o número necessário para ser considerada uma sensação do Instagram? O custo do seu próximo carro? A quantidade de cafés que você beberá na vida?
Aqui na Webtrends, o número 25.000 significa muito para nós.
Por quê?
Existem 25.000 agências de marketing digital somente no estado de São Paulo.
25.000 empresas, culturas e custos individuais – cada um competindo pelo sucesso. O que significa que existem milhares de sites, centenas de milhares de projetos digitais e, sem dúvida, milhões de xícaras de café consumidas por esses criativos da agência todos os dias. Dada a competição atual, por onde você começa?
Como proprietário de uma empresa, a pressão do marketing de seus serviços pode ser um problema real. Digamos que você decidiu usar uma agência para ajudar ao longo do caminho, por onde você começa a escolher a certa? Você recorre a recomendações, avaliações, diretórios confiáveis, pesquisando no Google ou simplesmente olhando quem fez o marketing de seu concorrente de maneira eficaz? Essas são as rotas comuns que a maioria das empresas usa para nos encontrar e tenho certeza de que também é semelhante a qualquer outra agencia digital.
Mas só porque você encontrou uma agência que parece certa, como você sabe que ela é certa para você? A primeira coisa a reconhecer é que você não.
Só porque eles têm um site super fixe, clientes satisfeitos que os avaliaram positivamente ou diretórios confiáveis são inundados com seus trabalhos e avaliações mais recentes, não significa que eles sempre serão a escolha perfeita para o seu negócio.
Eu vi com meus próprios olhos quando fui ver um novo cliente em potencial que só porque você obteve um enorme sucesso para um negócio lá fora, não necessariamente garante que você vai conseguir o mesmo para eles.
Da mesma forma, ter um grande nome de marca em seus livros ou ebook grátis nem sempre significa que você deve ser o melhor. Simplesmente não funciona assim.
Acredito que temos a fórmula para criar uma campanha de marketing digital eficaz e construir a confiança dos clientes. Tudo começa com o passo mais incrivelmente simples.
Esse primeiro passo é a honestidade de sua agência. Honestidade quanto ao fato de eles realmente acreditarem ou não que podem fazer a diferença. Aqui na Webtrends, fazemos parte dessa tomada de decisão.
Não aceitamos simplesmente qualquer negócio que se aproxime de nós e, na verdade, provavelmente não dizemos mais do que dizemos sim. Não vejo sentido em abrir uma empresa com produtos limitados e caros e com imagens ruins, sem intenção de melhorar, por exemplo.
Da mesma forma, eu rejeitaria o proprietário de uma empresa cujo site tem uma jornada de usuário ruim, mas que está hesitante em fazer qualquer melhoria até ver o dinheiro entrando pelo site. Em situações como essas, é melhor ser honesto.
“Desculpe”, explicamos, “mas simplesmente não podemos ajudá-lo agora”.
Nós os deixamos com uma lista de melhorias. Dê a eles a lista de que precisam para resolver o básico. E então veja se vale a pena voltar a eles mais tarde.
Às vezes você consegue o oposto completo. Você consegue um cliente que está disposto a mover céus e terras e fazer o que for necessário para vender seus produtos, mas logo percebe, por meio de sua pesquisa online, que seu produto ou serviço simplesmente não está em demanda.
Mais uma vez, é melhor ser honesto e recusar a campanha. Acho que essa honestidade é melhor para ambas as partes. Uma agência deve levar em consideração o moral interno. Quando se trata de trabalhar em um site e não ver os resultados, isso não é um bom presságio internamente.
Da mesma forma, do lado do cliente, você logo terá um cliente insatisfeito que não é um referenciador e certamente não endossará sua marca e pode até fazer o contrário.
Quando a agência e o cliente fizerem a devida diligência e a agência souber que podem ajudar, é preciso entender como. Um fator que realmente sinto que as agências oferecem é a consistência.
Sabemos o que é preciso para trazer sucesso a uma loja online. Para isso, trabalhamos com nossa lista de verificação interna, como um cardápio de restaurante, adicionando pacotes, extras e uma pitada de tempero conforme e quando a campanha precisa. Em comparação, você pode contratar dois executivos de marketing internos.
Mas eles seriam capazes de criar estratégias da mesma maneira que uma agência em grande escala? É improvável. Você pode ouvi-los no escritório: “Ei chefe, hoje vamos olhar para a criação de um pacote que nos permitirá gastar três horas no conteúdo. Na quarta-feira, passaremos duas horas em postagens nas redes sociais”.
Mas onde está a discussão por trás disso, ou mesmo o propósito? As estatísticas? Essa abordagem descuidada não funcionará por muito tempo. A forma como trabalhamos na Webtrends é tentar entrar no capô do seu negócio como se trabalhássemos para você.
Alguns de nossos maiores sucessos vieram de pensar fora da caixa. Clichê? Não tanto quanto você pensa. Agir e sentir que trabalha com seu cliente funciona. Essa mentalidade de negócios – empatia – leva você muito, muito longe.
Uma vez que a conceituação e o planejamento estejam estabelecidos, é sobre embarcar na jornada juntos. Uma jornada que é transparente e construída com base em decisões bem informadas e bem informadas, que são totalmente rastreadas, relatadas e mensuráveis.
O uso de alvos SMART pode ser uma estratégia experimentada e testada até agora, mas o número de vezes que levamos um novo cliente para a família Webtrends e ficamos chocados com as técnicas de relatório, as trocas de camuflagem e a falta de substância verdadeira é incontáveis.
Sem metas financeiras definidas, apenas um monte de palavras-chave e alguns jargões técnicos interessantes como “Relatório de otimização da taxa de conversão” e “Relatórios de link do Majestic”.
E o que eles gastaram como negócio? E quais vendas foram feitas em retorno à meta estabelecida? Ou perguntando quais são suas margens de lucro para que você possa relatar com eficácia seus negócios.
É isso que mantém seus clientes, acredite em mim. Uma agência que traz retorno sobre o investimento e não tem medo de ter uma estratégia e tentar ao máximo alcançá-la. Enquanto escrevia isso, um novo cliente de Webtrends, que está há três meses em nossa agência, me ligou para nos agradecer.
Eles estão oito dias no mês e apenas 50% de distância de sua meta. E essas são as conversas que você deveria ter. Caso contrário, entre em contato e experimente.
Você precisa garantir que, se sua empresa precisar de suporte extra, você entenda como é. Recentemente, um cliente nos abordou e sua agência de SEO não resolveu nenhum dos problemas que encontraram, pois eles também não estavam no plano de retenção de desenvolvimento, que era um extra de R$ 595 por mês. As mudanças de que precisavam eram mínimas e demorariam cerca de 3 a 4 horas.
Achei incrível que a agência não investisse naquele cliente – especialmente no início da campanha. Essas mudanças teriam feito a diferença para o mercado e, em troca, teriam mantido o cliente. Em vez disso, eles vieram até nós e agora respeitam muito seus pedidos, mas são sempre apoiados sabendo que ambos temos os mesmos interesses em mente.
Não importa com qual das 25.000 agências de marketing digital você escolha trabalhar para o seu negócio, é importante sentir o apoio. Porque se o seu negócio for bem-sucedido, o nosso também. A Webtrends pode ajudá-lo a identificar seus objetivos de negócios online, e você pode nos colocar à prova para tentar obter os resultados de que realmente precisa.