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Converta leads em clientes fiéis com o WhatsApp CRM e maximize seus resultados

Converta leads em clientes fiéis com o WhatsApp CRM

Mais desejado do que uma lista gigantesca de leads é uma lista gigantesca de vendas, mas isso só é possível se você souber como converter leads em clientes fiéis. Existem ações de marketing, como WhatsApp CRM, que podem ser aplicadas de forma fácil e que irão te ajudar a ganhar muitos clientes.

Continue a leitura e confira o conteúdo exclusivo que preparamos!

Como atrair leads: 3 fatores essenciais

O pilar da atração de leads é a conexão com a marca, isso acontece por meio da comunicação, identidade visual e valores escolhidos pela empresa. Para atrair é preciso chamar a atenção.

Mas, a sua empresa não quer atrair a atenção de todos, mas sim do público alvo. Por isso, o primeiro passo é definir para quem você irá vender, isso irá nortear todas as ações de marketing.

Após definir quem é o seu público alvo é hora de criar a sua persona ou personas. Persona é um personagem da sua marca, que tem nome, idade, hábitos, preferências, dores, valores e demais características de uma pessoa real e ideal para ser o seu cliente fiel. É possível criar mais de uma persona dependendo do seu negócio.

A persona é muito importante e fator indispensável, pois é ela que irá orientar todos os elementos de comunicação da sua marca, e dessa forma, atrair os leads qualificados.

O terceiro passo para a atração de leads é o conteúdo, saber o que o seu cliente ideal procura e a partir disso criar conteúdos relacionados com a sua marca e produtos. O conteúdo é como uma peneira que deixa somente aqueles leads que são o seu público alvo.

O conteúdo irá atrair, mas só se tornará lead aqueles que se identificarem com o conteúdo produzido. Por exemplo, uma das ações mais eficazes do marketing é a produção de conteúdo rico, como ebooks e infográficos. A sua empresa pode produzir um ebook de qualidade que atraia muitas pessoas, mas somente aqueles que se identificaram com o conteúdo irão fornecer um contato e irão baixar o ebook produzido.

Ou seja, o conteúdo foi um filtro de captação de leads. É claro que, apesar disso, alguns leads ainda não serão qualificados e logo sairão do seu funil de vendas, e a maior parte dos leads ainda não estarão prontos para a compra, e essa é a razão da sua empresa produzir conteúdos de topo, meio e fundo de funil, e ir nutrindo os leads até que estejam quentes e se tornem clientes.

Importância de criar conteúdos para todas as etapas do funil

Depois de atrair é hora de nutrir o lead, levando do topo ao fundo do funil, e dessa forma, realizando uma compra e se tornando um cliente.

A nutrição é tão importante quanto a atração, pois é ela que faz com que um lead se torne cliente. Assim como o alimento nutre o corpo humano, o conteúdo nutri o lead. Dessa forma, utilize um CRM e por meio dele entregue conteúdo para todas as etapas do funil.

Explicando melhor, se você fez um conteúdo de topo para captação de leads, esses leads serão nutridos desde o início, com conteúdos de topo, meio e depois fundo. Já se você criou um conteúdo de meio para captação, esses leads não serão nutridos com conteúdo de topo, mas sim com conteúdos de meio e fundo.

Como converter leads em clientes fiéis: 5 estratégias práticas

Apresentamos a base da atração de leads, agora iremos explicar algumas estratégias muito eficazes para a conversão de leads em clientes, que é o grande objetivo de toda estratégia de marketing.

1- Presença digital

Quem não é visto dificilmente é lembrado, por isso, a sua marca precisa estar presente de forma digital, no máximo de redes sociais possíveis e produzindo conteúdo com frequência.

O celular se tornou um item indispensável na rotina dos brasileiros, estando presente do acordar ao dormir da maioria das pessoas, e isso faz do digital não somente uma estratégia de venda para as empresas, mas uma necessidade.

2- Produção de diferentes tipos conteúdos

Seguindo a linha de raciocínio da primeira estratégia, estar presente no digital é uma necessidade, mas isso não pode ocorrer de forma repetitiva que cause desinteresse. Assim, aposte em diferentes conteúdos, para que o seu público não canse ou enjoe daquilo que a sua empresa produz nas redes sociais.

Dessa forma, use a criatividade e tenha uma agência parceira ou um time de marketing na sua empresa, e produza diferentes conteúdos como reels, stories, e-mail marketing, blogspot, infográficos, ebooks, carrossel, e etc.

Um ponto importante é que nem todas as redes sociais, e como consequência os tipos de conteúdo, serão interessantes para a sua empresa, para alguns segmentos, por exemplo, é vantajoso estar presente no Twitter ou Pinterest, mas isso não é uma regra.

Portanto, saiba em quais redes a sua empresa precisa marcar presença e invista na produção de conteúdos, mantendo a qualidade e frequência.

3- Ferramentas de automação

Não estamos no tempo dos incas e astecas e podemos contar com diferentes ferramentas de automação, como um CRM.

O CRM auxilia na organização e nutrição dos leads, classificando-os conforme etapa do funil e campanhas de captação, e também com disparos de e-mail e outras mensagens automáticas conforme o fluxo criado.

Dessa forma, os leads são nutridos com frequência e assertividade, recebendo o conteúdo estratégico conforme a etapa do funil ou campanha. Por exemplo, leads que estão no fundo do funil podem receber cupom de desconto, e com isso, tornarem-se clientes.

4- Campanhas + CTA

Já falamos da importância de reproduzir conteúdos para todas as etapas do funil, e isso inclui a produção de campanhas de captação de leads e também de conversão dos leads. Mas, além das campanhas é muito importante que toda ação de conversão e atração tenha um CTA bem definido.

No caso de e-mail marketing, esse CTA pode ser feito por meio de botões no texto, utilizando o layout do texto para facilitar que o lead clique em algo e cumpra com o objetivo daquele e-mail.

O CTA ajuda a mensurar o desempenho de cada campanha, mostrando se o lead clicou, visitou ou baixou, conforme o objetivo de cada campanha. Dessa forma, as métricas são criadas e podem ser analisadas com precisão, observando quais campanhas estão gerando resultado.

5- Presença no WhatsApp

Citamos a importância da presença digital em diferentes redes sociais e como algumas ferramentas de automação facilitam isso. E, isso vale para o WhatsApp.

Esse App é um dos mais baixados no Brasil, estando presente no dia a dia dos brasileiros de todas as idades. Isso faz com que essa rede social seja um excelente comunicador da sua marca.

Além de estar presente em muitos celulares, o WhatsApp permite uma interação rápida, o que gera aproximação e permite um contato mais pessoal com os clientes, o que impacta de forma positiva as vendas e fidelização de clientes.

Por que o WhatsApp CRM é um diferencial?

O WhatsApp CRM une funções do WhatsApp com a organização e automação do CRM, sendo uma ferramenta excelente para a sua empresa.

Assim, a sua empresa consegue aproveitar a comunicação amigável do App com a organização dos leads conforme etapa do funil. WhatsApp CRM é unir duas potências de comunicação com o lead e cliente. Procure por um software CRM de qualidade que tenha integração com o WhatsApp e aproveite essa oportunidade de atrair clientes fiéis para o seu negócio.

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