Você conhece os segredos das landing pages que trazem muitos leads ou vendas? Neste post vamos explicar como criar landing pages que convertem, pois trata-se de um tema bastante relevante para profissionais de marketing digital.
Para que sua landing page tenha sucesso, há diversos fatores que precisam ser considerados. Bons títulos, imagens interessantes, CTAs, formulários adequados, entre outros.
Ter uma landing page bem estruturada fará toda a diferença no sucesso das vendas ou da captura de lead. Então, acompanhe a leitura para ter os melhores resultados no seu negócio!
Objetivo bem definido
Ter um objetivo bem definido é o primeiro passo a ter em mente ao criar um landing page. Você pretende vender um produto ou serviço? A ideia é capturar leads entregando uma isca?
Será utilizado tráfego orgânico ou há intenção também de fazer anúncios? Tudo isso precisa estar delimitado no planejamento de uma landing page.
É por meio dos objetivos que você define metas que nortearão todo o trabalho. E as metas são indispensáveis para que você saiba se está conseguindo alcançar o que deseja.
Ao entender como criar landing pages que convertem , junto às metas é preciso estabelecer também as métricas a serem analisadas ao longo do tempo.
Dessa forma, é possível fazer testes A/B e verificar o que funciona melhor e o que precisa ser evitado.
Atenção ao Copywriting
Para utilizar uma comunicação persuasiva, é preciso saber o que é copywriting. Valer-se de uma boa copy, portanto, é um elemento indispensável.
Toda comunicação no marketing digital precisa levar em conta esse pré-requisito. E com as landing pages não é diferente.
Para aplicar Copywriting, é importante que a comunicação seja um para um, conversando diretamente com o lead.
Além disso, a linguagem precisa ser simples e de fácil compreensão. Evite usar termos rebuscados e jargões profissionais.
Essa é uma característica da escrita online, pois, em geral, as pessoas fazem apenas uma leitura dinâmica para captar os principais pontos.
Então, para facilitar a vida do visitante, quando mais escaneável e fluida for a experiência da leitura, melhor.
Ainda, se você quer saber como criar landing pages que convertem , outro ponto relevante é o uso de gatilhos mentais. Eles são muito poderosos para captar a atenção do lead instantaneamente e para ativar nele o desejo por aquele produto.
Nesse sentido, é por meio do Copywriting que sua comunicação vai gerar impacto emocional e vai direcionar seu lead para uma mudança social ou para uma mudança de vida, segundo os objetivos definidos.
Segmentação do público
Ter o seu público segmentado e saber quem é sua persona é também uma questão essencial ao criar landing pages.
Qual é a faixa etária de quem consome aquele produto ou serviço? Qual é a classe social? São homens ou mulheres? Em que regiões do país se concentram?
No caso da definição da persona, há ainda fatores mais específicos que precisam ser abordados. Como é a rotina do seu cliente ideal no dia a dia? Ele possui algum hobby?
O que o deixa angustiado? Ele está insatisfeito com algo que possa solucionar? Ele tem esposa e filhos ou é solteiro?
Todas essas perguntas são importantes para quem busca saber como criar landing pages que convertem.
Ao explorar as dores e desejos da persona, você conseguirá ter uma comunicação direcionada para resolver esses problemas.
Tutorial em vídeo
Os tutoriais em vídeos trazem mais credibilidade às landing pages e eles são muito utilizados em página de vendas.
Eles permitem criar uma maior conexão com o público, principalmente se for um tutorial no qual há alguém que se posiciona como autoridade.
O gatilho da autoridade é muito poderoso para realização de vendas e, sempre que possível, não deve ser ignorado.
Ao comprar produtos online, as pessoas precisam confiar naquela marca. Esse processo se torna muito mais efetivo se há um trabalho de branding que gere conexão com as pessoas.
Uso adequado das cores e dos elementos visuais
É preciso também utilizar as cores e os elementos visuais organizados e bem dispostos, de modo a evitar poluição visual.
A comunicação visual precisa ser confortável para quem visita a página. Se houver conflito de informações visuais, o lead poderá deixar rapidamente a página.
Por isso, para saber como criar landing pages que convertem, é preciso se atentar à identidade visual da marca e a como o design se estrutura na página.
De nada adianta ter um excelente produto, que resolve exatamente o problema do lead, se a página for pouco atrativa ou se contém elementos que poluem a comunicação.
Gatilho mental da escassez e da urgência
Esses dois gatilhos mentais são muito conhecidos pela efetividade em landing pages que convertem muito.
O gatilho da escassez se refere a uma oferta em quantidade limitada. Ou seja, se o lead não adquirir o produto ou serviço rapidamente, poderá perder essa oportunidade e poderá não conseguir fazer a compra em outro momento.
Já o gatilho da urgência se refere a um prazo para que o lead tome uma ação, caso contrário perderá a oferta. É bem parecido com o da escassez e ambos podem ser empregados em conjunto.
Às vezes a pessoa tem interesse em comprar o produto, mas prefere deixar para comprar depois. Com esses gatilhos, o lead saberá que pode perder um grande oportunidade se deixar para fazer a compra em outro momento.
Conclusão
Vimos até aqui como criar landing pages que convertem. As landing pages são instrumentos muito empregados no marketing digital com o intuito de realizar conversões.
Elas são bastante efetivas se bem elaboradas e, para isso, é preciso se atentar a alguns fatores essenciais para que consigam captar a atenção do visitante da página.
Então, vamos recapitular todos os elementos relevantes que precisam estar em uma landing page:
- Objetivo bem definido
- Atenção ao Copywriting
- Segmentação do público
- Tutorial em vídeo
- Uso adequado das cores e dos elementos visuais
- Gatilho mental da escassez e da urgência
Com todos esses elementos bem estruturados, você conseguirá criar uma landing page que atrairá o seu público de modo a alcançar os resultados desejados.
Além disso, será capaz de fazer captura de leads de maneira mais simples e estratégica.
Espero que as informações tenham sido úteis!
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