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A importância da narrativa em uma campanha de marketing

Com o aumento da importância das redes sociais na vida dos brasileiros e o surgimento de influenciadores digitais mais e mais especializados, o marketing de influência vem se tornando uma estratégia cada vez mais adotada pelas empresas para impulsionar seus negócios e estar mais próximo dos seus clientes. 

Essa relação entre os influencers e as marcas gerou uma grande revolução no mercado da publicidade.

Isso porque, além de estreitar o relacionamento do consumidor com a empresa, dinamizou a propaganda, ampliando o sentimento de identificação e apreço por parte do público alvo.

Por isso, muitos influenciadores buscaram profissionalização e se tornaram verdadeiros mestres na arte de produzir conteúdos autênticos, criativos e inteligentes, utilizando as ferramentas que a internet – e as redes sociais – disponibilizam. 

Marketing de influência em vários lugares

Primeiramente, podemos encontrar campanhas de marketing de influência nos mais diversos formatos, como vídeos nas plataformas do Youtube, IGTV, TikTok, fotos bem produzidas, artes interativas, stories, entre outros.

Essa habilidade de criar conteúdos convincentes é um dos fatores que nos possibilita diferenciar um bom influenciador de um amador, e fazer boas escolhas na hora de traçar estratégias para esse tipo de mídia. 

A seguir, discutiremos a importância da narrativa nas campanhas do marketing de influência, mostrando como contar com profissionais especialistas faz toda a diferença. Acompanhe para saber mais sobre o assunto. 

O que é narrativa?

Narrativa – ou storytelling – é um conjunto de técnicas que permitem contar uma história de forma coesa e coerente. Parece que estamos falando de produção de textos, mas não é só isso. 

Estudos indicam que as pessoas estão muito mais inclinadas a prestar atenção a experiências e histórias com as quais possam se identificar, sejam elas no formato de áudio, vídeo ou texto. 

Isso ocorre porque as narrativas são capazes de mexer com nossas emoções, negativas e positivas, disparando gatilhos que nos levam a tomar decisões que façam sentido para nossa vida.

Por isso, existem áreas inteiras do marketing, da psicologia e da neurociência que estudam o comportamento dos consumidores para, assim, entender como traçar ações de publicidade que sejam mais efetivas. 

Desse modo, se queremos atingir os objetivos propostos, não podemos negligenciar a narrativa no momento da criação de campanhas de marketing de influência, uma vez que é ela que pode fazer toda a diferença no impacto ao cliente final. 

Como criar boas narrativas?

A criação de narrativas que façam sentido somente é possível quando sabemos quem é nosso cliente e o que queremos transmitir a ele, então um bom conhecimento do nicho de atuação é essencial. 

Assim, antes de definir qualquer próximo passo, é preciso entender o mercado em que a empresa está inserida, quem são seus potenciais clientes, quais já foram consolidados, qual o alcance da marca, sua área de atuação, entre outros. 

A partir daí, podemos começar a estudar tendências desse público alvo para que toda a campanha efetivamente estabeleça uma ligação eficiente. 

Podemos resumir a construção de uma boa narrativa em alguns passos importantes. São eles: 

  • Agrupe informações importantes sobre a marca e os clientes;
  • Foque na ação e no desenvolvimento da história para criar uma narrativa dinâmica e atrativa;
  • Busque estabelecer a identificação do cliente com a realidade apresentada na campanha;
  • Adeque a mensagem ao meio, com recursos textuais, de áudio ou visuais, a depender da plataforma em que a campanha será veiculada;
  • Não perca o ritmo! É importante manter a atenção do público para que exista real engajamento e histórias lentas e desinteressantes não são capazes de fazer isso;
  • Toque nas emoções, são elas que irão propiciar a conexão desejada com o público-alvo.

Lembre-se que as ideias apresentadas e todo enredo da narrativa deve estar bem amarrado para que seja persuasivo e convincente.

E, embora o foco seja no que é contato, não abra mão de um bom resultado estético, pois ele passa uma imagem de zelo, apreço e dedicação, que com certeza irão encantar ainda mais o seu público. 

Para ter ainda mais sucesso na criação de narrativas eficientes não abra mão de profissionais especializados, que se dediquem ao estudo do storytelling e saibam como utilizar esse artifício para criar os melhores conteúdos. 

Esses profissionais podem ser encontrados com o auxílio de agências de comunicação especializadas em marketing de influência, que realizam a curadoria de influenciadores digitais e conseguem definir o melhor para cada caso. 

Conclusão

Agora que você já sabe a importância da narrativa, que tal investir nessa estratégia? Basta consultar sua agência de confiança e iniciar um plano de ação efetivo e personalizado para seu negócio. Vamos nessa?

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