Pular para o conteúdo
Início » Saiba como começar a praticar motocross

Saiba como começar a praticar motocross

Afinal, como começar a praticar motocross? Confira 5 dicas essenciais para pilotos iniciantes no mundo off-road!

como começar a praticar motocross

Gostar de lama, aventura e desafios é um quesito indispensável para quem deseja começar a praticar motocross. O esporte é conhecido por suas trilhas, circuitos e manobras, desde as mais básicas até as mais complexas, testando as habilidades do piloto a cada curva.

Então, se você pretende sair do asfalto e se jogar em um trajeto cheio de adrenalina, é preciso conhecer um pouco mais sobre o universo off road do motocross. Assim, você consegue pilotar em segurança e conforto, independentemente das condições do terreno.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para iniciar a prática de motocross e aproveitar ao máximo o esporte.

Compre a moto adequada

A segurança é indispensável em todas as modalidades que envolvem motocicletas, por isso, o piloto deve investir nos equipamentos certos para garantir sua integridade física. E o veículo de duas rodas é o item principal da lista, afinal, é nele que você irá praticar manobras e saltos radicais.

Com o modelo adequado, o piloto consegue desviar de obstáculos, subir rampas e enfrentar as dificuldades da lama com mais agilidade e destreza.

A dica para quem deseja começar a praticar motocross é investir em uma moto com 125 cc de 2 tempos. Os modelos CRF230 e 150, da Honda, são indicados para os iniciantes, uma vez que possuem baixo custo de manutenção e são mais fáceis de guiar nas pistas.

Já o lançamento CRF250F é um pouco mais robusto, inclusive no preço, sendo uma opção mais vantajosa para quem já se aventurou algumas vezes nas trilhas do motocross.

Para deixar a moto compatível com suas dimensões e habilidades, é possível fazer alguns ajustes com um mecânico de confiança para que o veículo fique mais adequado ao seu corpo.

Equipamentos de segurança

Pilotar no asfalto é bem diferente de pegar estrada de chão, dirigir em circuitos escorregadios e enfrentar diferentes obstáculos em um mesmo trajeto. Portanto, os equipamentos de segurança são fundamentais para garantir a proteção do piloto, uma vez que é inevitável cair no motocross.

O primeiro item da lista de equipamentos é o capacete, sendo um acessório de uso obrigatório para a prática. As versões cross contam com mais entradas de ar para auxiliar na ventilação, além da queixeira mais alongada que ajuda a proteger em caso de quedas e evita a entrada de resíduos, como barro e areia.

Os óculos também são indispensáveis para a prática de motocross, protegendo a região dos olhos do piloto contra detritos soltos, como pedaços de terra, por exemplo.

Luvas, botas, protetores de coluna e joelhos são outros equipamentos de segurança fundamentais para evitar contusões e fraturas, reforçando as regiões do corpo de maior impacto. Os acessórios proporcionam mais aderência, auxiliando o piloto a ter mais estabilidade durante saltos e manobras.

Faça exercícios físicos

Praticar motocross exige muito do condicionamento físico do piloto, portanto, é preciso manter uma rotina de exercícios, além de fazer alongamentos antes de subir no veículo de duas rodas. Procure trabalhar as musculaturas mais exigidas durante a pilotagem, como pernas e braços, para ter mais controle da moto.

Cuide da alimentação

Ter uma dieta saudável também é importante para quem deseja praticar motocross, uma vez que determinados alimentos contribuem para dar mais energia ao piloto, auxiliando durante as horas de treino. Assim, você consegue encarar os desafios do mundo off road com mais força e disposição.

Treine, treine, treine

Treinar é a palavra de ordem para aprender a dominar as pistas desafiadoras do motocross. Portanto, pratique sempre que possível, a fim de conhecer melhor as manobras, técnicas e perigos da modalidade.

Os cursos de pilotagem são ideais para quem está começando a se aventurar no motocross e incluem conhecimentos sobre disposição do corpo sobre a moto e uso dos freios e dicas valiosas para evitar acidentes.

Confira também o nosso artigo sobre 5 cuidados essenciais para ter com seu carro.

Sair da versão mobile