Nos últimos anos, o número de brasileiros que entram com pedido de cidadania italiana só cresce. Em 2018, os números apontavam quase 265 mil solicitações de dupla cidadania em repartições da Itália no Brasil e as vantagens de ser um cidadão italiano iremos citar abaixo:
Ser um cidadão europeu
Uma das vantagens é usufruir de benefícios de um cidadão europeu, pela qualidade de vida que o continente proporciona, pela amplificação das chances de trabalhar, estudar e ir morar em um dos 28 países da União Europeia, incluindo também Suíça, Noruega e Islândia. Fora que tudo isso não requer nenhuma burocracia nem necessidade de vistos específicos e nem limites de permanência.
Lembrando que os direitos envolvem todos os aspectos. Morar, estudar nas instituições públicas, utilização do sistema de saúde, trabalhar, contar com assistência médica, auxílio desemprego e até mesmo aposentadoria na Itália, sendo obedecido o tempo de prestação de serviço e o pagamento das contribuições em dia.
- Viajar pelo mundo com mais facilidades
Uma das melhores e maiores vantagens é a livre circulação. O passaporte italiano está entre um dos melhores do mundo, pois quem o possui consegue viajar por mais de 150 países, sem necessitar de visto, além de dispensar questionários e entrevistas para entrar nos países, o processo é sem estresse e muito veloz.
Como a Itália faz parte dos 35 países do programa de isenção de visto do governo americano, viajar para os EUA é permitido também, assim como os italianos tem livre acesso como turistas no Canadá e também no Japão.
Além disso, é possível contar com toda a rede de suporte de embaixadas e consulados italianos em diversas partes do mundo.
- Morar
Um estrangeiro que vai morar na Itália ou em outros países europeus sempre enfrenta muitas burocracias, porém no caso de você ter cidadania italiana pode-se residir em qualquer país europeu, além da Itália, que é um país lindo, com uma ótima gastronomia e lindos lugares, um sonho para qualquer um.
- Estudar
O acesso é facilitado nas instituições de ensino da Itália e da Europa e inclui cursos de graduação e pós e as anuidades que são pagas custam três vezes menos para os cidadãos italianos e ainda pode-se solicitar bolsas de estudos.
Pode-se transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes também
O melhor de tudo é que a cidadania italiana que você conseguiu pode ser transmitida aos seus descendentes, se você desejar. Assim, pode-se estender aos seus filhos todas as vantagens de ter cidadania italiana e esses vários benefícios que comentamos acima.
Para conseguir se tornar um cidadão italiano e desfrutar dessas vantagens não é exatamente fácil, é preciso reunir todos os documentos originais dos antepassados, realizar todos os trâmites em cartórios, entrar com o pedido na Itália e desembolsar alguns valores que podem ser considerados altos, além da espera por alguns anos.
Leia também: A Influência da Arquitetura Italiana no Brasil
Vantagens de ser um cidadão italiano
Mas no final, com todos esses benefícios e muito mais, vale a pena e o tempo de espera logo é esquecido com tantas vantagens e oportunidades, sem contar a qualidade de vida diferenciada que o cidadão italiano é capaz de usufruir.