Todo motorista aprende as categorias CNH durante a autoescola, não é mesmo? Porém, algumas características não são abordadas da forma como deveriam. Muita gente não sabe, mas condutores da categoria B podem dirigir motor-casas. Por outro lado, não é permitido dirigir veículos que puxam trailers.
Quando o assunto é carteira de motorista, muitas dúvidas surgem. Outro dia vi um internauta se questionando sobre o aluguel de micro ônibus e qual a categoria necessária para conduzir.
Neste artigo, vamos explicar quais são as cinco categorias, destacando as suas características e como funcionam, além de citar a ACC. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC)
Trata-se de um tipo de habilitação, apesar de ser diferente da CNH. Com a posse dela, você pode conduzir automóveis de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada. Muitas pessoas costumam nomear esses veículos como “cinquentinhas”. Para dirigir esse carro, o automóvel não pode ter uma velocidade acima de km/h.
Os exames para adquirir a Autorização para dirigir um ciclomotor ou ACC contém fases e exigência mais tranquilas que a CNH. Também existe simulado do detran para fascilitar sua obtenção.
Vale lembrar que o documento tem somente 12 meses de validade.
CNH da categoria A
A primeira opção da nossa lista é destinada para aqueles veículos que contém duas ou três rodas. Eles ainda têm outras características, como: com ou sem carro lateral, com mais que 50 cm³ de cilindrada.
Quem tem a CNH da categoria A pode conduzir os ciclomotores da categoria ACC, que foi mencionado no tópico anterior.
Confira: Xj6 preço e demais informações sobre essa moto tão sonhada pelos jovens.
CNH da categoria B
A próxima categoria da nossa lista é uma das mais cobiçadas do mercado. A posse desse documento permite o motorista a trafegar carro de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista (nove ocupantes no total).
Muita gente não sabe, mas os quadriciclos estão incluídos nessa categoria.
Esse documento também autoriza o acoplamento de reboques e semirreboques, desde que o conjunto da extensão e automóvel não fique acima do peso ou lotação máxima estipulada. Porém, é fundamental deixar claro que não está liberada a condução de veículos puxando trailers, apenas para as pessoas que contém a categoria E.
Você pode ainda fazer a condução de motor-casas (ou motorhomes) que não ultrapassam seis toneladas e que não tenham mais do que nove passageiros.
CNH da categoria C
Na próxima categoria da nossa lista, você pode dirigir todos os automóveis que estão contemplados na categoria B. Além deles, a classe permite conduzir os veículos de carga, não articulados e que tenham mais de 3,5 toneladas de peso bruto total. Nessa lista, encontram-se: caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de carga.
A categoria C também autoriza o motorista a conduzir veículos com unidades acopladas. O peso não pode ser maior do que 6 toneladas.
CNH da categoria D
A categoria D permite conduzir automóveis para o transporte com mais de 8 passageiros. Nessa lista, encontram-se: ônibus, microônibus e vans. Uma das principais vantagens dessa categoria é que o condutor também está autorizado a conduzir os veículos da CNH B e C.
CNH da categoria E
A categoria E é uma das mais poderosas da nossa lista. Nela o motorista pode dirigir todos os veículos que estão nas CNH B, C e D. Você também pode conduzir veículos que ultrapassam 6.000 kg, como carretas e caminhões que contém reboques semirreboques articulados. Ela também permite dirigir veículos que puxam trailers.
Após descobrir quais são as categorias de CNH, conheça a Karvi Brasil. Lá, você encontra veículos para todos os gostos, como: esportivo, picape, sedã, utilitário e muito mais!