Descubra o que é, quando e como se deve usar placa de policarbonato. Para isso, leia este conteúdo e veja as utilidades e facilidades que esse polímero pode trazer para seu dia a dia!
A arquitetura e a construção civil modernas exigem soluções que sejam, ao mesmo tempo, resistentes, leves, sofisticadas e esteticamente adequadas.
Afinal, cada vez mais é dada preferência para projetos que sejam versáteis e de rápida conclusão, sem jamais deixar de lado a qualidade, a resistência e a durabilidade.
Por isso, o policarbonato tem se tornado um dos materiais preferidos para coberturas, fechamentos, clarabóias, peças de decoração, telhados, entre outros, uma vez que une todos esses benefícios e oferece, ainda, ótimo custo-benefício.
Qual o material da placa de policarbonato?
O material é um tipo de polímero, classificado como termoplástico, o que significa que uma chapa de policarbonato pode ser facilmente moldada quando aquecida, adaptando-se bem a ambientes retos ou curvilíneos.
Além disso, as chapas podem ser encontradas em diversas espessuras, cores e formas, o que as torna ideais para inúmeros projetos, mesmo que esses sejam muito diferentes entre si.
De modo geral, a arquitetura e a engenharia tendem a se beneficiar utilizando esse material em espaços em que se deseje manter a luminosidade natural, uma vez que ele tem excelentes índices de transparência, podendo chegar a 90% de passagem de luz natural na cor cristal.
Mesmo com a transmissão de luz solar, as placas de policarbonato passam por tratamento UV, que retém quase completamente a radiação advinda de raios ultravioleta, que são prejudiciais à saúde.
Além disso, o tratamento contribui para a vida útil do material, tornando-o muito durável e resistente, chegando a aguentar até 250 vezes mais impacto do que um vidro comum.
Entretanto, essas não são as únicas características e vantagens do policarbonato. A seguir, você conhecerá mais sobre o material e entenderá o porque deveria investir hoje mesmo nesta opção. Confira!
Onde usar chapas de policarbonato?
Embora não se perceba, o policarbonato está presente em muitos itens do nosso dia a dia, como lentes de óculos, faróis automotivos, luminosos, CDs, displays de comunicação interna, entre outros, então podemos ter uma ideia do quão versátil é o material.
Existem basicamente três tipos de chapas de policarbonato no mercado: alveolar, compacto e corrugado, e cada um deles tem uma utilidade diferente.
O policarbonato alveolar, também conhecido como Twall, tem como característica mais marcante cavidades ocas, também conhecidas como alvéolos, que propiciam maior leveza ao material.
Por conta dessas cavidades, também é possível reduzir o uso de material na confecção, o que permite barateamento da produção, tornando a chapa de policarbonato alveolar bastante acessível.
Entretanto, essa economia no preço não interfere em nada na qualidade e na durabilidade do material, fazendo com que seja indicado para coberturas, divisórias, estufas, forros, fechamentos verticais, passarelas, entre outros.
Já a versão corrugada é bem fina, com excelente acabamento e forte apelo visual, o que a torna ideal para aplicações em que seja necessário prezar pela estética e aparência.
Por ter formato de telhas, o policarbonato corrugado é ideal para montagem de telhados, toldos, jardins de inverno e coberturas em geral.
Então, o policarbonato compacto é a versão mais nobre de todas. Por suas chapas serem finas, lisas, maciças e sem emendas, o material é um excelente substituto para o vidro, pois também tem ótima qualidade óptica.
Entretanto, para usar o policarbonato compacto, é preciso considerar que ele pesa um pouco a mais do que o alveolar, por exemplo, então é preciso se certificar que a estrutura está adequada para recebê-lo.
Entre as principais aplicações do policarbonato compacto estão coberturas em geral, domus, displays de comunicação visual interna, enclausuramento e proteção de máquinas, escudos anti-tumulto e viseiras de capacete, luminosos, peças técnicas, entre outros.
Ou seja, como podemos perceber, temos diversas aplicações para as chapas de policarbonato, basta escolher a versão ideal para cada projeto.
Como fazer a instalação e a manutenção?
Para garantir todos os benefícios dos materiais e sua perfeita instalação, é preciso seguir algumas dicas:
- Antes de instalar a placa de policarbonato mantenha as chapas na posição horizontal, em lugar seco, fresco, abrigado de sol, chuva e outras intempéries. Evite impactos neste momento para que sua integridade não seja comprometida;
- Mantenha o filme de proteção que vem com as peças até o momento da instalação;
- Conte com um profissional especializado para fazer a instalação, pois apenas ele saberá quais ferramentas utilizar para perfurar, cortar e moldar as chapas;
- Para limpar, basta usar água e sabão neutro e seguir as recomendações de cada fabricante no caso de sujeiras mais resistentes.
Leia também: 5 dicas para Automação Residencial com Arduino
E por último, mas não menos importante, opte sempre por um distribuidor de qualidade, que garanta a procedência de todos os produtos utilizados e a especialização dos profissionais responsáveis por fazerem a instalação das peças.