Pular para o conteúdo
Início » Quais os deveres do inquilino ao alugar um apartamento mobiliado?

Quais os deveres do inquilino ao alugar um apartamento mobiliado?

Afinal, quais os deveres do inquilino ao alugar um apartamento mobiliado? Entenda o que é obrigação do inquilino ao optar por um espaço mobiliado.

deveres do inquilino
Fonte : Freepik

A escolha de alugar um apto mobiliado acontece por diferentes motivos. Desde uma mudança temporária, na qual não há o interesse em carregar os móveis, até o primeiro aluguel, ao deixar a casa dos pais.

A opção também pode ser útil nos casos de separação, na qual um dos ex-cônjuges decidiu deixar a casa para os filhos e o ex-companheiro, iniciando uma vida nova a partir do zero.

Independentemente de qual seja o motivo, alugar um espaço já mobiliado exige cuidados da parte do inquilino.

Ele terá mais responsabilidades, não apenas com o imóvel, mas com todos os móveis e eletrodomésticos ali presentes.

Entenda agora quais são os deveres do inquilino ao alugar um apartamento com móveis.

O que prestar atenção antes de alugar

Antes de alugar é importante verificar se tudo está listado no contrato.

 Ali deve dizer que o imóvel é mobiliado e de quem é a obrigação de conserto, caso algo quebre. Na maioria dos casos, a responsabilidade de trocar e manutenção é do proprietário, mas, por segurança, é melhor sempre verificar e deixar escrito no contrato.

Além disso, antes de se mudar é indispensável uma vistoria. Ela verifica como está o estado do apartamento e dos móveis ali presentes.

 Se há algo com defeito, o dono do local deve arrumar antes de entregar as chaves para o futuro inquilino.

 Com a vistoria ok, guarde todos os papéis que comprovam o estado do local antes da sua entrada.

Quando deixar o espaço, uma nova vistoria será feita e somente com a comprovação da primeira é preciso provar que você não mexeu ou danificou nada que pertencia ao apartamento.

 A vistoria também serve para verificar desgastes naturais, já que alguns móveis e eletrodomésticos vão perdendo sua função ao longo do tempo, devido ao uso.

Quais os deveres do inquilino

Quanto ao inquilino, deverá ter alguns cuidados e deveres enquanto estiver morando no apartamento mobiliado. São eles:

Não fazer modificações

Por mais que, para você, um determinado móvel ou eletrodoméstico ficaria melhor em outro canto do apê, não é permitido fazer modificações.

 Neste caso, é necessário conversar com o proprietário, pois ele já pensou a organização de tudo de forma a deixar o local confortável e espaçoso.

Quer muito mudar algo? Chame o proprietário e sugira a modificação, se possível, apresentando os possíveis benefícios que o apartamento ganharia com a mudança. Ele topou a ideia? Mude e já mande fotos da novidade.

 Ele não concordou? Deixe tudo como estava.

Lembre-se que, caso o dono do imóvel concorde com a modificação, deixe tudo salvo em uma conversa ou qualquer outro meio que comprove que ele autorizou a mudança.

 Vale até pedir que ele mande uma mensagem no WhatsApp ou por e-mail: “eu, fulano, proprietário do imóvel, autorizo a mudança dos móveis do quarto para o novo posicionamento descrito abaixo.” Assim, sem riscos de problemas na vistoria de saída.

Cuidar bem dos móveis

A regra principal para quem opta pelo apartamento mobiliado é cuidar bem dos móveis. Isso significa usá-los corretamente e evitar qualquer situação que possa causar danos, como colocar copos de bebida diretamente sobre o tampo da mesa.

Além disso, caso você tenha algum animal de estimação, é preciso verificar se o proprietário permite.

 Se estiver tudo ok, procure proteger as coisas e evitar que o pet as arranhe ou roa. O sofá pode receber uma capa impermeável, para evitar o acumulo de pelos e odores, assim como o colchão da cama.

Outra dica legal é manter o banheiro pet longe de móveis e eletrodomésticos. Você pode montá-lo na varanda e ensinar o cão a usar o jornal ou tapete higiênico.

 No caso dos gatos, também deixe a caixa de areia por ali, pois eles tendem a bagunçar o espaço.

 Para evitar móveis roídos, entregue brinquedos e distrações, de forma a manter seu companheiro de quatro patas sempre bem entretido.

Avisar sobre quebras

Acidentes acontecem e é normal que algum móvel ou objeto possa quebrar enquanto você estiver morando na casa. Ainda mais se, após a vistoria, ficar claro que não se tratam de itens tão novos.

 Algo quebrou? Fique calmo e imediatamente contate o proprietário. Pode ser algo simples, como um puxador de gavetas e até o micro-ondas que parou de esquentar os alimentos.

Depois de informar o dono do imóvel, ele decidirá se vai repor, consertar ou deixar isso nas suas mãos. Em alguns casos, o contrato deixa claro que qualquer coisa que quebre será trocada pelo proprietário e, se não foi por tempo de uso (um dano acidental, por exemplo) poderá cobrar o valor gasto no conserto ou compra de item novo.

O ideal é deixar nas mãos do proprietário e arcar com os custos, caso o problema não envolva tempo de uso. Isso porque somente ele sabe qual é marca preferida, assistências técnicas que trabalham com aquele eletrodoméstico e se vai colocar algo mais novo ou usado para substituir o que quebrou.

Confira também sobre como eliminar mofo da casa

Assumir custos por danos

Quando algo quebrou por sua culpa, mesmo em um acidente, é preciso estar preparado para assumir os custos. São situações como: o bichinho de estimação roeu o sofá ou o pé da mesa, você quebrou algo por distração, manchou um móvel por esquecer o copo ou prato por ali.

Além de contatar o proprietário e avisar do ocorrido, é preciso estar preparado para assumir os custos.

Afinal, são questões que não envolvem o fato do móvel ou eletrodoméstico estar velho, mas sim uma distração sua.

Então, mesmo que acidental, quem assume o custo do conserto ou troca é você.

É interessante ter isso em mente antes mesmo de entrar no imóvel.

 Por mais que você cuide de tudo, pode sim lidar com quebras e a necessidade de reembolsar o proprietário com algum móvel ou eletrodoméstico.

Esses são quatro deveres que o inquilino precisa ter em mente ao alugar um apartamento ou qualquer outro imóvel já mobiliado.

 O mais importante é não esquecer da vistoria antes da mudança e procurar manter um bom relacionamento com o proprietário, resolvendo qualquer questão o mais rápido possível.

Sair da versão mobile