As agências de marketing digital surgiram logo após o grande crescimento do marketing digital, que possibilitou que existisse um mercado vasto e diversificado sobre o assunto.
Com isso, muitos profissionais foram ganhando espaço e reconhecimento, graças a esse crescimento e popularização do marketing voltado para as mídias online.
Com o passar dos anos, pudemos ver que o mercado digital cresceu consideravelmente, o que acabou dando espaço para a criação de estratégias e outras medidas empresariais com o intuito de usar estes canais para gerar lucros.
E, com isso, veio o marketing digital como uma peça chave nas empresas e, consequentemente, gerando muitas oportunidades para as agências de marketing digital.
Essas agências podem lidar com diversas áreas dentro do marketing digital, promovendo conteúdos, comunicação entre cliente e empresa, trabalhando o tráfego da marca e muito mais.
A seguir, vamos conhecer mais sobre o que é uma agência de marketing digital, como ela funciona e demais informações relevantes para o seu negócio digital. Confira!
O que é uma agência de marketing digital?
Uma agência de marketing digital é uma empresa voltada para a promoção de marcas e produtos em diversos canais do meio digital, como sites, redes sociais, blogs, dentre outros, com foco na divulgação e engajamento.
Afinal, como funciona uma agência de marketing digital? Ela é preparada para atender empresas que tenham o interesse em terceirizar as ações de marketing digital, tendo essa agência como parceria para alcançar os objetivos.
O funcionamento de uma agência de marketing digital vai além de utilizar ferramentas prontas para obter resultados esperados, é muito pelo contrário.
Apesar das ferramentas contribuírem para o processo, é necessário ter profissionais capacitados e que realmente entendam sobre a área em que estão atuando. Só assim será possível identificar possíveis melhorias e, enfim, chegar ao que tanto almeja.
Para atuar na área, o profissional precisa entender muito mais do que apenas sobre o conceito de marketing digital. Ele precisa estar ligado ao mercado digital, nas tendências do momento, saber planejar e executar uma estratégia e várias outras pequenas atividades que, juntas, começarão a mostrar resultados.
Setores e profissionais
Uma agência de marketing digital costuma ser dividida em setores, sendo que em cada um deles haverá profissionais especializados nessa área de atuação.
Em uma equipe de marketing digital, é possível encontrar o gerente de marketing, que irá guiar a equipe e ser o pilar para que os resultados saiam do papel, o designer, o analista de marketing digital, o coordenador de marketing digital, o redator, programador e o assistente para complementar o time.
Geralmente, elas se dividem nos seguintes setores: Mídias Pagas, Consultoria SEO, Redes Sociais (Social Media), RH e Administrativo, TI e Atendimento. Uma agência pode atender todas essas áreas, tendo os profissionais certos para cada tarefa.
Aqui podemos compreender cada setor. Veja:
Mídia Paga
O setor de Mídias Pagas irá se responsabilizar pelo aumento do tráfego de um site, página de vendas, etc. Dentre as principais plataformas de Mídias Pagas, temos o YouTube, o Google Ads e vários outros.
SEO
O SEO é o responsável por melhorar o posicionamento de um site no maior buscador de todos, o Google. Ele é um dos grandes responsáveis por fazer com que o tráfego orgânico funcione, além de trazer mais visibilidade para o site/blog e maiores chances de atrair novos leads.
Social Media
O Social Media é o profissional responsável por administrar as redes sociais de uma marca. Assim, nesse setor, teremos profissionais especializados no assunto para promover conteúdos que gerem valor ao usuário e possibilitem bons engajamentos.
Além disso, eles serão responsáveis por acompanhar as métricas para entender o motivo dos melhores e dos piores resultados.
RH e administrativo
Aqui, temos a equipe que irá fazer todo o controle administrativo da agência, lidando com as informações sobre novas contratações, pagamentos, desligamentos, dentre várias outras.
Desenvolvimento (TI)
O setor de TI também será essencial nesta equipe. Afinal, estarão disponíveis para ajudar em complicações internas, cuidar dos aparelhos tecnológicos da agência, contribuir para o desenvolvimento de conteúdos internos, etc.
Atendimento
Por fim, temos o time de atendimento. Eles terão um grande papel nesta equipe, afinal, a comunicação é essencial para qualquer empresa/agência.
Eles contribuirão para a interação entre a agência e os clientes, assim como poderão auxiliar em possíveis dúvidas.
Benefícios para a sua empresa
Tendo uma equipe de marketing digital à disposição fará com que você tenha em mãos tudo que é necessário para realizar uma excelente estratégia de marketing digital para o seu negócio.
Sabemos que o meio digital é essencial atualmente caso uma marca queira crescer e prosperar, sendo grande responsável por criar a visibilidade necessária e atrair novos possíveis clientes.
Por isso, é essencial que este serviço seja feito da maneira correta – por profissionais especializados.