Saiba como cultivar ervas em vasos e tenha sempre temperos fresquinhos em casa.
Você já pensou em cultivar ervas no vaso? Ter sua própria mini-horta em casa tem muitas vantagens, desde a colheita de temperos fresquinhos até o aroma agradável que ela exala no ambiente.
No entanto, para manipular as ervas, é importante ter objetos de cozinha adequados que, além de funcionais, aproveitam todos os benefícios do alimento. Há várias opções, como tesouras, picador, moedor e acessórios para retirar pontas.
Outro grande benefício é que, segundo os especialistas, cultivar plantas ou ervas de qualquer espécie pode ajudar na qualidade do sono, no controle da ansiedade e até mesmo prevenir os sintomas da depressão.
Tipos de vaso
Primeiramente, você deve saber que o material usado na confecção do vaso pode interferir na frequência de regas das ervas, visto que existem materiais que acumulam água e outros que a absorvem.
Como os vasos de plástico mantêm a umidade por mais tempo, são os mais indicados para quem não tem muita experiência em cuidar de ervas. Já os vasos de barro puxam a umidade da terra (exceto se forem impermeabilizados internamente).
Outra opção é o vaso autoirrigável, que possui um reservatório de água em anexo da área do interior. Uma das vantagens desse tipo de vaso é que ele isola o excesso de água nas raízes da planta. Sendo assim uma das melhores opções para quem quer cultivar ervas, mas tem receio de esquecer de regá-las.
Cuidados com as ervas
Veja algumas opções de ervas para plantio em vasos e saiba quais os cuidados específicos para cada uma delas.
Hortelã
A hortelã não precisa da incidência direta do sol, somente a luminosidade é suficiente para que ela cresça saudável. Por outro lado, as regas devem ser diárias e abundantes, mas é preciso ter cuidado para não encharcar demais a terra.
As folhas podem ser colhidas e usadas para temperos (selecione sempre os galhos mais verdes e altos), porém, se houver folhas secas, devem ser retiradas, pois podem sufocar as mais novas e prejudicar o desenvolvimento.
Alecrim
O alecrim deve ser plantado em vasos grandes ou médios, com no mínimo 30 cm de altura e 20 cm de diâmetro. Diferentemente da hortelã, ele precisa receber a luz solar diretamente, mas não é muito exigente em relação à terra e também não precisa de muita água. Inclusive, encharcar a terra costuma ser fatal para ele, por isso, regue-o no máximo duas vezes por semana, com pouca água.
A primeira colheita pode ser realizada cerca de 10 dias após o plantio por muda ou a partir de 90 dias após o plantio por semente. Lembre-se sempre de cortar somente as pontas dos ramos
Coentro
As sementes de coentro não podem ser plantadas no inverno, pois precisam do calor para se desenvolver. A luz solar diária possibilita um crescimento saudável e acentua o sabor.
Em relação às regas, devem ser feitas regularmente, deixando o solo sempre úmido, mas nunca encharcado demais. Caso o plantio seja realizado com sementes, a primeira colheita poderá ocorrer entre 30 e 70 dias após a germinação.
Cebolinha
Vasos coletivos são ótimas opções para plantar cebolinha, visto que não precisa de muito espaço para se desenvolver. Por outro lado, o solo precisa ser rico. Diante disso, uma alternativa é adubá-lo antes do plantio.
A cebolinha é totalmente adaptável à diversidade de climas brasileiros: precisa de ambientes com muita luz, porém dispensa a constante incidência do sol. Além disso, deve ser regada diariamente.
Após 75 dias do plantio por sementes, você já poderá colher as hastes externas, as mais velhas. No entanto, elas devem ser retiradas sempre pela base. Ela também brota a partir da raiz cortada.
Pimentas
Várias espécies de pimentas podem ser cultivadas em vasos. Entre as principais, podemos destacar a malagueta e dedo-de-moça que, embora sejam diferentes, exigem cuidados bem semelhantes.
A recomendação é plantá-las durante o inverno para que cresçam no verão e elas necessitam de pelo menos 6 horas de exposição ao sol. Já as regas devem ser feitas pelo menos 3 vezes por semana.
Se o plantio tiver sido feito por sementes, a primeira colheita poderá ser feita após 90 dias. É importante ressaltar que, caso você tenha crianças e cachorros em casa, deve deixá-las totalmente fora do alcance de ambos.
Confira também: de iniciante a Master Chef na cozinha
Deixe sua opinião sobre nossas dicas de como cuidar de ervas no vaso. Também compartilhe o artigo com mais pessoas!