Já cansou de ser negado repetidas vezes em solicitações de crédito no mercado? Se sim, você sabia que o score de crédito pode ser o que está te prejudicando? Isso mesmo, com uma pontuação muito baixa, as chances de uma concessão são mínimas, independente da linha de crédito pretendida, como empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, entre outros.
E para mudar isso, você precisa saber como aumentar o score. Para te ajudar, separamos tudo o que você precisa saber dessa pontuação e dicas para te ajudar a aumentar as possibilidades de conquistar uma concessão de crédito no mercado, de maneira responsável e prática. Aproveite a leitura!
Entenda o que é score de crédito e como funciona
O score de crédito é uma pontuação que reflete sua vida financeira. Varia entre 0 a 1000 pontos, sendo que quanto maior, mais chances de conseguir uma concessão de crédito. Essa ferramenta faz parte da análise de crédito realizada pelas instituições financeiras quando um indivíduo solicita uma linha de crédito.
Ao avaliar seu histórico financeiro, o banco analisa seus hábitos de pagamentos, seu relacionamento com as empresas em geral e decide se você é realmente um bom pagador. Esse procedimento é feito internamente pela instituição através de uma consulta ao seu score em birôs de crédito.
Entretanto, você mesmo pode consultar, e até mesmo monitorar a sua pontuação, através da plataforma de serviços de proteção ao crédito. O Serasa, por exemplo, é amplamente conhecido pelo mercado e é muito utilizado pelas instituições financeiras e empresas da área, para pesquisas e análises de crédito.
Inclusive, funciona da seguinte maneira sua classificação:
- 0 a 300: Muito baixo
- 301 a 500: Baixo
- 501: a 700: Bom
- 701 a 1000: Excelente
Quanto maior a sua pontuação, menos chances de inadimplência o birô de crédito avalia que você tenha, consequentemente, maiores são as probabilidades de conquistar uma concessão de crédito. Essa ferramenta utiliza diversos dados da vida financeira do indivíduo, como o compromisso com crédito, pendências de contas, consultas ao seu CPF e evolução financeira. Para mais detalhes, acesse esse manual com tudo sobre o score de crédito do Serasa!
Como aumentar o score de crédito?
Após entender o que é score e como funciona, fica mais fácil de seguir as próximas dicas para mudar de vez sua situação financeira. Infelizmente, não existe fórmula mágica para aumentar essa pontuação, e para conseguir alavancá-lo, vai levar tempo e muita dedicação.
Para te ajudar, separamos as melhores dicas para você conquistar um score melhor. Veja:
Priorize ter o nome limpo
Com o nome sujo, é certo que haverá muitas complicações, principalmente para conquistar a tão sonhada concessão de crédito. Afinal, isso demonstra que você não é um bom pagador perante ao mercado. Por isso, caso tenha pendências inadimplentes, corra já para renegociar essas dívidas o quanto antes.
Aliás, o nome sujo pode ser a causa de um score baixo e vai te prejudicar em uma análise de crédito, já que a instituição financeira vai avaliar que você não teve capacidade de arcar com aquele crédito, chegando à conclusão de que não irá se comprometer com mais um. E esse raciocínio não considera se foi devido a um desemprego ou outro motivo, o fato de estar inadimplente já consta como alto risco para o credor. Então livre-se das dívidas.
A dica que damos para você que quer limpar o nome é aproveitar os feirões de renegociação de dívidas, e aproveitar as condições exclusivas oferecidas nesses eventos. Fique de olho para quando acontecer, verificar se o credor está entre as empresas participantes e corra para negociar suas pendências.
Pague todas suas contas dentro do prazo de vencimento
Organizar suas contas e pagá-las em dia é crucial para demonstrar que você é um bom pagador. Inclusive, influencia no score, mesmo se você tem o nome limpo, porém paga tudo atrasado. Ou ainda, se renegociou sua dívida, nunca desrespeite o acordo, sendo fundamental pagar as contas em dia e o acordo também.
Nem que seja preciso realizar um pente fino nas suas finanças, parar de gastar e fazer cortes com coisas não importantes, para equilibrar o orçamento e manter tudo no azul.
Mantenha os seus dados sempre atualizados nos birôs de crédito
Acesse a plataforma, visite seu perfil e verifique se todos os dados estão corretos. Caso tenha algum dado que não esteja atualizado, ajuste. Assim, você passa mais confiança e consegue acompanhar as informações, para então entender melhor como flui seus dados.
Ative o seu Cadastro Positivo
O próximo passo é sempre manter ativo seu Cadastro Positivo. Lembrando que este cadastro foi estabelecido por lei e atua como um currículo financeiro. É através dele que as instituições avaliam seu comportamento financeiro, sempre que solicitam alguma linha de crédito.
Por isso, é fundamental manter atualizado suas informações, como endereço, renda, e outras informações. E não se preocupe, esse serviço é gratuito para os cidadãos.
Faça um planejamento financeiro para conseguir aumentar o score
Para conseguir colocar tudo em prática nas dicas acima, você precisa realizar um bom planejamento financeiro bem detalhado. Anote suas despesas, compare com sua renda e elimine gastos supérfluos. Tenha noção do que você pode gastar e alinhe com seus objetivos para sempre manter tudo no azul, mas sem deixar de realizar seus desejos e sonhos.
Monitore seu score
Acompanhar o seu score é uma maneira de manter o controle de suas finanças e manter bons hábitos financeiros. Qualquer queda, tente verificar o motivo e resolvê-lo rapidamente. Além de que, ao monitorar o seu crescimento, dá mais motivação para continuar no caminho, além de descobrir o momento ideal de buscar uma linha de crédito.
Essas são as dicas para aumentar o score de crédito que selecionamos para você. Seguindo essas etapas e com o tempo, você colherá bons resultados e poderá ter acesso a tão sonhada concessão de crédito. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!