Pular para o conteúdo
Início » True crime: como esse gênero tomou conta dos streamings e está entre os favoritos

True crime: como esse gênero tomou conta dos streamings e está entre os favoritos

True crime

Se você visitar a sessão de “mais assistidos” de uma plataforma de streaming, com certeza irá esbarrar em ao menos uma produção sobre crimes reais. O fenômeno não é novo, mas tem crescido no mundo.

“True crime” é um termo criado para representar as produções audiovisuais que trabalham casos de crimes reais. Aqui falamos não somente de violências extremas, como assassinatos; mas todo tipo de situação verdadeira que atraia atenção pública. Naturalmente, há discussões complexas no tópico.

As obras sobre true crime podem ser documentais (quando são exibidas entrevistas, matérias de cunho jornalístico, gravação de julgamentos etc) ou ficcionais (quando os eventos da vida real são dramatizados). Os dois tipos encontram sucesso em plataformas de streaming no Brasil e no exterior.

Mídias de true crime não são novidade, existindo desde a invenção do meio onde são exibidas. Após o naufrágio do navio Titanic, na década de 10, por exemplo, um longa-metragem foi lançado menos de um ano depois! No século que nos separa desse evento, o que mudou foram as formas de distribuir.

A evolução do true crime no decorrer das décadas

De acordo com a ExpressVPN, a história do true crime é extremamente antiga. Na introdução nós mencionamos “Saved from the Titanic”, lançado em (1912), mas as mídias vão ainda mais para trás. Na época em que o jornal era o principal meio de comunicação, materiais sobre os crimes já existiam.

Os assassinatos de “Jack, o Estripador”, na era vitoriana do Reino Unido, são mencionados como um dos (ou talvez “o”) primeiros grandes fenômenos de true crime, estampando jornais de toda a Europa. No Brasil, temos casos antigos como o dos “homens da máscara de chumbo”, ainda na década de 60.

A grande diferença entre o true crime de antes e o atual é o acesso. Enquanto produções como o longa-metragem sobre o Titanic de 1912 e os jornais sobre Jack, o Estripador no século XIX requerem tempo para serem produzidos, mídias atuais são praticamente instantâneas, o que muda o consumo.

O acesso “sob demanda” de produções baseadas em crimes reais

O termo “on demand” (ou, em português, “sob demanda”) é utilizado para caracterizar aquelas produções disponíveis em plataformas online por meio de assinatura. As plataformas de streaming, como a Netflix, a Disney+ e o Hulu, por exemplo, oferecem mídias sob demanda para seus assinantes.

Uma pesquisa inédita da ExpressVPN atribui a essas plataformas a razão pelo aumento da popularidade das séries e filmes de true crime, considerando o acesso instantâneo de qualquer assinante, independentemente do lugar do mundo onde esteja. Com isso, acompanhamos o true crime tanto do Brasil quanto de fora.

Em suma, o que existe não é uma mudança no interesse público, mas na forma como esse interesse é atendido pelos sistemas de produção capitalistas. O que antes era entregue na forma de jornais físicos, de papel, hoje chega às nossas mãos pelas telas dos dispositivos, sejam os smartphones ou smart TVs.

Questões éticas relacionadas às produções de true crime

Que produções de true crime são populares não há qualquer discordância, mas e quanto aos seus elementos éticos? A verdade é que a ética é uma questão debatível do ponto de vista filosófico, o que dificulta as discussões dessa natureza. O que há consenso, é que elas impactam a vida das pessoas.

Uma série que trabalha um assassinato nunca solucionado, por exemplo, pode ser benéfica do ponto de vista de renovar a atenção do público pelo assunto e, quem sabe, incentivar a reabertura do caso. Por outro lado, ela pode também apenas reabrir feridas em familiares em luto daquele que já partiu.

A ExpressVPN inclusive cita o exemplo da última adaptação dos crimes de Jeffrey Dahmer, apontando discussões que cercaram a série. Familiares de vítimas do serial killer falaram publicamente sobre suas opiniões em relação à série e como se sentiram ao ver suas histórias contadas (e deturpadas) na obra.

As principais séries e filmes sobre true crime dos últimos anos

Exploradas superficialmente parte das principais questões que cercam o gênero de true crime, é interessante mencionar também algumas das séries e filmes sobre crimes reais que atraíram a atenção dos públicos nos últimos anos. Seja para a TV ou para as plataformas de streaming, alguns nomes são:

Dahmer: Um Canibal Americano (série, 2022)

– Dear Zachary: Um Caso Chocante (filme, 2008)

– American Crime Story: Versace (série, 2018)

– Sequestrada à Luz do Dia (filme, 2017)

– The Act (série, 2019)

– Três Estranhos Idênticos (filme, 2018)

– Bem-Vindos à Vizinhança (série, 2022)

– Na Captura dos Friedmans (filme, 2003)

Se a onda de obras sobre true crime vai continuar crescendo ou estagnar, só o tempo vai ser capaz de nos dizer. Uma coisa é certa: baseado no que foi explanado pelo artigo da ExpressVPN, o fenômeno vai se manter, não importa o meio onde for exibido. A verdade é que o fascínio por crimes é humano.

Sair da versão mobile